NOTÍCIA

Endereços IPv4 na América Latina se esgotam no fim deste ano

Conclusão é do Registro de Endereços da Internet para América Latina e Caribe (Lacnic), que tem sede em Montevidéu.

Endereços IPv4 na América Latina se esgotam no fim deste ano
Imagem: Redação iMasters

Até o fim deste ano, a América Latina ficará sem endereços IPv4, o protocolo anterior ao iPv6, habilitado em 2012 para ampliar a quantidade de endereços digitais disponíveis no mundo.

De acordo com o Registro de Endereços da Internet para América Latina e Caribe (Lacnic), que tem sede em Montevidéu, a região entrou no processo de esgotamento de seus endereços IPv4, após superar as 178 milhões de concessões.

“O estoque disponível de endereços IPv4 está chegando ao fim após terem sido concedidas mais de 178 milhões de endereços na região desde a nossa criação, em outubro de 2002. Entramos no processo de esgotamento e temos disponíveis apenas 8 milhões”, disse diretor executivo do Lacnic, Raul Echeberría, citado em um comunicado da organização, responsável pela concessão de recursos para a região.

Na prática, isso significa que haverá “uma mudança substancial na concessão de endereços de internet na região”, destacou o comunicado, “com avaliações mais estritas no mundo todo”. Agora, o desafio é assegurar o crescimento contínuo da rede pela transição para o IPv6.

Um endereço IP é um número atribuído a cada dispositivo conectado à Internet, que permite identificar o destino do tráfego da rede em todo o mundo. Diante da previsão de esgotamento dos endereços de IP disponíveis, os provedores de Internet e conteúdos começaram em 2012 a se mudar para um novo protocolo, o IPv6, que permite aumentar para bilhões a quantidade de números IP.

Os países da região que receberam mais endereços IPv4 durante os 11 anos de existência da Lacnic foram Brasil, com 73 milhões, México, com 27,6 milhões, Argentina, com 18,3 milhões, Colômbia, com 16,3 milhões, e Chile, com 9,4 milhões.

Em 2013, houve um aumento de 59% na quantidade de concessões de recursos IPv4 entregues a empresas e organizações da região, passando de 28 milhões em 2012 para 28,5 milhões em 2013, segundo Luisa Villa, gerente de clientes do Lacnic, citada no comunicado. “Essa mudança no comportamento das solicitações pode ser atribuída ao crescimento acelerado da penetração da Internet na região, assim como o próximo esgotamento do IPv4, previsto para este ano”, disse.

De acordo com o Lacnic, “a necessidade de extensão do IPv6 é hoje, mais do que nunca, uma realidade inevitável e inadiável se os provedores de conectividade quiserem satisfazer a demanda de seus clientes e de novos usuários”.

Com informações de Info

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil