Desenvolvimento

13 mai, 2019

Desenvolvedores criam rede Blockchain para Receita Federal

Publicidade

Desenvolvedores do Serpro criaram e estão testando uma solução chamada bCONNECT. Essa solução utiliza tecnologia Blockchain para garantir a autenticidade das informações compartilhadas entre Brasil e países parceiros. A iniciativa foi criada para a Receita Federal, segundo informações da agência TIInside.

O Blockchain ou cadeia de blocos, é uma tecnologia que descentraliza informações como medida de segurança. Ela garante a validade dos dados. É como um livro contábil digital. A diferença é que esse livro é imutável. Todas informações registradas nele, permanecem para sempre. Se uma informação sofre alguma alteração, é preciso fazer um novo registro no Blockchain, não uma mudança no registro anterior.

Ou seja, o blockchain mostra cada passo da informação. Desde o registro inicial até o registro atual, incluindo todas suas mudanças. Essa tecnologia tem despontado nos últimos anos como solução segura, eficaz e disruptiva em seus conceitos de descentralização.

Blockchain bCONNECT

O bCONNECT será uma ferramenta que permite o compartilhamento em rede. Esse compartilhamento será exclusivo para informações cadastrais das empresas certificadas pela Receita Federal como Operador Econômico Autorizado (OEA).

São empresas que usufruem de benefícios como facilitação dos procedimentos aduaneiros, tanto no Brasil quanto no exterior. Segundo a agência TIInside, cada país integrante da rede inclui as informações relativas às suas empresas OEA na rede blockchain. Essas informações serão imediatamente visualizadas por aqueles países cujo Smart Contract esteja estabelecido.

Encerrada a fase de testes, o próximo passo será o desenvolvimento da rede e o estabelecimento do Smart Contract entre Brasil e Uruguai, para seguir com a apresentação do modelo aos demais países do bloco.