Neste
artigo, vamos conhecer como a Adobe, reconhecidamente uma
das maiores produtoras de tipografias digitais da atualidade,
classifica as diversas famílias tipográficas
de seu acervo.
Esta classificação é uma versão
simplificada do sistema internacional adotado pela Association
Typographique Internationale (ATypI). Além da classificação
tradicional dos tipos a partir de suas origens históricas,
eles acrescentaram algumas famílias extras, exclusivas
da Adobe.
Eu vou deixar o nome das famílias no original, em inglês,
para faciliar uma futura consulta aos catálogos da
Adobe. Quando houver um correspondente em português,
será apresentado entre parênteses. Para saber
mais sobre a Adobe e suas tipografias, recomendo uma visita
ao site www.adobe.com.
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Blackletter (Góticas) –
Estes tipos também são chamadas de Old
English ou Gothic, e eram muito usados para os textos
em alemão até a Segunda Guerra. Até
hoje as placas de ruas de Berlin são escritas
com tipografias deste tipo.
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Capitals – Estes tipos possuem
todos os caracteres em caixa alta e são projetados
para uso em grandes tamanhos, como em títulos,
cartazes, etc.
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Computer Related – Estes tipos
são basicamente usados para tarefas computacionais,
como digitalização de números e
reconhecimento ótico de caracteres.
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Cyrillic (Cirílico) – Batizados
em homenagem à Santo Cirilo, que levou para a
Europa oriental o conhecimento moderno, estes tipos
são usados pelos russos e em outros idiomas eslavos.
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Decorative & Display (Decorativas)
– Este grupo apresenta tipos de estilos bem diversos,
que possuem em comum o fato de serem muito decorativos,
e normalmente usados em tamanhos maiores em títulos
e capitulares.
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Didone (Modern) (Modernas) – Com
a melhoria na fabricação de papel, composição
e impressão no final do século 18, tornou-se
possível desenvolver tipos com grande ênfase
na verticalidade e linhas mais finas. Estes tipos apresentam
grande contraste entre os elementos finos e grossos,
e geralmente as serifas não apresentam encaixes
arredondados.
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Expert Collection – Família
exclusiva da Adobe, apresenta tipos projetados de acordo
com necessidades específicas de tipógrafos
e designers profissionais. Esta família inclui
maiúsculas pequenas, algarismos em estilo antigo,
algarismos acima e abaixo da linha, frações,
e um completo conjunto de ligaduras.
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Garalde Oldstyle (Estilo Antigo)
– Esta família inclui alguns dos tipos romanos
mais populares até hoje em dia. As características
que destacam esta família são visíveis
particularmente na Garamond, que possui a barra inferior
do e horizontal, um maior contraste entre os
traços grossos e finos do que as Venezianas,
eixos curvos inclinados para a esquerda e serifas com
encaixes arredondados.
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Glyphic (Glíficas) – As
tipografias Glíficas são baseadas em letras
entalhadas ou cinzeladas na pedra. Tendem a apesentar
apenas maiúsculas. Algumas destas podem ser usadas
convenientemente em textos, mas a maioria encontra melhor
uso em posters, títulos, embalagens e qualquer
outra situação onde são usadas
em tamanhos maiores.
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Hand-tooled, Inline, Outline, Stencil
– Estes tipos apresentam um desenho especial, na maioria
dos casos a remoção de parte ou de todo
o preenchimento do corpo dos caracteres, ou a inclusão
de relevos, sombreados, etc.
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Mathematical – Estes tipos possuem
símbolos matemáticos especiais, para uso
em equações ou fórmulas.
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Monospaced (Espaçamento
Fixo) – Todos os caracteres destes tipos ocupam um espaço
fixo, independente de sua largura, ao contrário
da maioria dos tipos, que possuem caracteres com espaçamentos
proporcionais às suas larguras. São tipos
usados em casos onde todos os caracteres precisam estar
alinhados em colunas, como formulários, planilhas
financeiras, entre outros.
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