Brasil é o país que mais cresce em spams
De acordo com um relatório da Symantec, o Brasil é país o que mais cresce em número de mensagens indesejadas e spams no mês de outubro.
O país está segundo lugar no ranking mundial, e sua taxa de envio de e-mails desse tipo subiu de 12% em setembro para 14% no último mês. O líder Estados Unidos apresentou queda de 7% em outubro.
A Symantec acredita que o Brasil deve ultrapassar os norte-americanos já no início de 2010, chegando à líderança do ranking.
A América Latina também teve crescimento no número de spams, e o Brasil foi um dos grandes responsáveis pelo aumento. Argentina e Colômbia também estão no top 10, mas apresentaram um aumento menor. O terceiro lugar está divido entre Índia e Vietnã.
Entre os temas mais utilizados, os assuntos de internet lideram a lista, seguidos por finanças, produtos, sexo, remédios e temas comuns de mensagens maliciosas.
O relatório também apontou que redes sociais como Twitter e Facebook foram alvos de phishing.
Outro fator que contribuiu para o aumento do número de spams é a chegada do período de férias e de festas. E-mails de companhias de viagens e com descontos de produtos procuram atrair a atenção do usuário e colocar malwares nos computadores.
Via Redação Adnews







