NOTÍCIA

Android N já está disponível para desenvolvedores

A previsão é de que uma versão do Android N mais próxima da final seja apresentada no Google I/O, o evento de tecnologia do Google.

Android N já está disponível para desenvolvedores
Imagem: Redação iMasters

O Google já liberou a primeira versão do AndroidAndroid46 conteúdosAndroid push notifications com Quasar Framework, Firebase e integração com WordPressDev (Back & Front) · mai 2019O X do Xamarin Forms – O guia das funcionalidades nativas - Parte 02: AndroidDev (Back & Front) · abr 2019Modularização de AndroidDev (Back & Front) · ago 2019Ver tudo em Dev (Back & Front) N para desenvolvedores (que vazou na semana passada). O Google informou que a plataforma será compatível com multi-janelas e terá maior economia de bateria e também de franquia de dados de internet. A promessa é de diversas melhorias para quem opta pela plataforma.

A versão prévia do Android N inclui um painel de notificações redesenhado, com direito a atalhos que fornecem acesso rápido às configurações do Wi-Fi, rede móvel, lanterna, entre outros.

Android-N

Outra novidade é a melhoria no recurso Doze, que foi implantado no Android Marshmallow e funciona como um modo de economia de bateria quando o sistema detecta que o smartphone não está sendo utilizado pelo usuário por muito tempo. Agora o recurso economia a partir do momento em que a tela do dispositivo se encontrar inativa.

Já o Data Saver bloqueia algumas funções de background do sistema e aplicativos para reduzir o gasto de dados e também o consumo de energia do dispositivo. Os usuários poderão definir quais aplicativos podem ou não ter seus dados restritos. Os usuários também poderão habilitar essa função em seus aparelhos quando desejarem consumir menos dados.

Saiba mais:

Chamada de multi-window, a funcionalidade de multi-tela permite a smartphones e tablets trabalhar com telas dividas. A ideia é dar ao consumidor a chance de abrir dois apps ao mesmo tempo e na mesma tela – similar ao que o iPad possibilita.

Android-N 1

Os apps de vídeo, como YouTube e Netflix, em tese poderão tirar proveito do recurso para jogar o conteúdo audiovisual para reprodução nas Android TVs, enquanto o dono do smartphone poderá usá-lo normalmente.

Outras novidades incluem a Vulkan API, uma nova API para gráficos 3D que fornecerá aos desenvolvedores um controle mais detalhado sobre os processamentos realizados nas unidades de processamento gráfico, e o Programa Android Beta, um novo programa para desenvolvedores que desejam conferir em primeira mão as últimas novidades do Android.

A previsão é de que uma versão do Android N mais próxima da final seja apresentada no Google I/O, o evento de tecnologia do Google. Também durante a conferência deverá ser revelado o nome final do sistema, assim como o Android 6 virou Marshmallow, o 5 virou Lollipop, e assim sucessivamente.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil