A Adobe publicou detalhes do Brackets, seu novo editor de código para desenvolvimento web que usa HTML, CSS e JavaScript. O editor foi construído com essas tecnologias web e, como elas, é open source. A Adobe disponibilizou o código do editor sob a licença MIT e está convidando a comunidade de desenvolvedores para se envolver no projeto.
A empresa já mostrou o Brackets em vários eventos, e o código dele está disponível no GitHub há algum tempo. A Adobe ainda não o promoveu ativamente, mas, agora, o projeto atingiu um nível de maturidade suficiente para a empresa lançá-lo publicamente, apesar de seu desenvolvimento não estar completo.
O Brackets é relativamente pequeno (pouco menos de 30 MB), inicia rapidamente e sua interface é simples, mas produtiva. Atualmente, o Brackets oferece edição inline com “Quick Edit”, configuração de breakpoint e uma conexão com o Google Chrome. Com o Live File Preview, desenvolvedores podem ver mudanças em tempo real no CSS conforme digitam. Suporte para outros browsers será adicionado mais à frente.
O editor também inclui a API Extension, que permite que os desenvolvedores adicionem funcionalidades, como integração de suporte para JSHint, CSSLint e validação W3C. Há planos para uma versão para navegador do Brackets – assim, os desenvolvedores web não precisarão deixar seus tradicionais ambientes de trabalho.
Abaixo, um vídeo com uma rápida introdução ao Brackets:
Com informações de The H


