A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) lançou o Manual ABES de Gestão de Ativos de Software para orientar os Executivos de TI e outros gestores.
Disponível gratuitamente no site da entidade, o manual interativo mostra como uma empresa pode manter a conformidade de políticas de licenciamento, legislação em vigor e também os erros mais comuns cometidos por empresas.
“O nosso objetivo é alertar e ajudar as companhias a implementar uma metodologia processual que segue as melhores práticas do mercado, ajudando as empresas a aprimorar processos e realizar investimentos conscientes”, disse Jorge Sukarie, presidente da ABES.
O manual destaca a importância de designar de 3% a 5% do orçamento de software em um programa de gerenciamento de ativos de software. “As empresas devem compreender que o processo de gestão é uma maneira eficiente de reduzir os custos”, alertou Sukarie.
O documento lista quatro passos para iniciar um processo de gestão de ativos de software, divididos em: Inventário, Comprovação de propriedade da licença, Verificação contínua da conformidade e Gestão de inventário de ativos de software. O primeiro permite identificar as instalações de software não autorizadas e quais licenças não foram utilizadas. A segunda etapa consiste em comprovar a titularidade das licenças adquiridas. Já o terceiro passo tem o objetivo de assegurar a utilização dos ativos dentro da empresa, e o quarto etapa busca gerir, por meio dos dados levantados, a quantidade de software ativo.
O Manual ABES de Gestão de Ativos de Software está disponível neste link.