Android

14 nov, 2017

Atualização no Kotlin para Android

Publicidade

Artigo de James Lau, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

O dia 2 de novembro foi o começo do KotlinConf. Faz quase seis meses que anunciamos o Kotlin como uma linguagem de primeira classe para o Android na Google I/O. Durante esse período, o número de aplicativos no Google Play usando o Kotlin foi mais do que duplicado. Mais de 17% dos projetos no Android Studio 3.0 agora estão usando o Kotlin. Estamos realmente entusiasmados com o forte impulso, e estamos animados com os desenvolvedores Android em todo o mundo que estão descobrindo a alegria da programação em Kotlin.

O Kotlin para Android está pronto para produção. Desde startups até empresas da Fortune 500, os desenvolvedores já estão usando o Kotlin para criar seus aplicativos. Desenvolvedores do Pinterest, da Expedia até do Basecamp – e muitos outros – estão achando que o uso de Kotlin está aumentando a produtividade e os níveis globais de felicidade de seus desenvolvedores. Dê uma olhada em algumas de suas experiências com o Kotlin abaixo.

Com o recente lançamento do Android Studio 3.0, existe agora uma versão estável do nosso IDE que possui suporte para o Kotlin embutido. Com a Support Library 27, começamos a adicionar anotações de nulidade para tornar as API mais amigáveis no Kotlin. Publicamos recentemente o Android Kotlin Guides no GitHub para fornecer algumas orientações sobre o estilo e a interoperabilidade do Android Kotlin. Nós também acompanhamos algumas de nossas amostras do Android para Kotlin, e adicionamos o Kotlin à nossa documentação oficial.

Android Studio 3.0

No final de outubro, lançamos o Android Studio 3.0 no canal estável. Esse é o primeiro lançamento estável do Android Studio que possui suporte para Kotlin embutido. Criar usando a força do suporte para Kotlin da IntelliJ, muitos recursos IDE críticos, como a conclusão do código e o destaque de sintaxe, funciona bem para o Kotlin. Você pode escolher converter o código Java para o Kotlin usando Code → Convert Java File to Kotlin File, ou você pode converter fragmentos de código apenas colando o código Java em um arquivo Kotlin.

Os templates de projeto e código também foram atualizados com o suporte do Kotlin. Quando você cria um novo projeto ou adiciona um novo arquivo de código, você pode escolher o Kotlin como uma das opções de linguagem.

A experiência de ferramentas com o Kotlin ainda não é perfeita. Estamos cientes de vários problemas conhecidos, e continuaremos a melhorar o suporte de IDE para o Kotlin em futuros lançamentos.

Guias para Android Kotlin

Existem dois guias diferentes do Android Kotlin:

  1. Style guide – detalha um conjunto de regras e padrões de codificação que o Google recomenda quando escreve o Kotlin para Android. O guia aborda convenções de nomeação, formatação, estrutura do conteúdo da fonte e muito mais.
  2. Interop guide – fornece um conjunto de regras para criar APIs nas linguagens de programação Java e Kotlin, para que o código de consumo em outra linguagem pareça idiomático.

A intenção é de que esses guias sejam documentos vivos, e os evoluiremos ao longo do tempo. Eles estão hospedados no GitHub e quaisquer colaborações serão bem-vindas.

Anotações de nulidade

A null-safety é uma feature importante da linguagem Kotlin. Ela ajuda os desenvolvedores a evitar NullPointerExceptions e melhora a qualidade de seus apps. A null-safety é um pouco mais complicada ao usar o código Java do Kotlin. Como qualquer referência em Java pode ser nula, o requisito do Kotlin para uma null-safety rígida torna-se impraticável para objetos Java. Os tipos declarados em Java que não contêm anotações de nulidade são chamados de tipos de plataformas – isso significa que o compilador Kotlin não sabe se isso é “anulável” ou não. Ao chamar métodos com variáveis de tipos de plataformas, o compilador Kotlin relaxa as verificações de null-safety. Isso significa que a null-safety geral do seu aplicativo está enfraquecida.

Para permitir que os desenvolvedores aproveitem mais a null-safety rigorosa do Kotlin, começamos a adicionar anotações de nulidade à Support Library 27. A Support Library contém uma enorme área de superfície de API, e continuaremos expandindo a cobertura de anotação de nulidade nos próximos vários lançamentos. Além disso, vamos adicionar anotações de nulidade a outras APIs do Android ao longo do tempo.

Embora o crescimento da adoção do Kotlin seja fantástico, nosso compromisso com as linguagens de programação Java e C++ permanece inalterado. Nós adicionamos o suporte para funcionalidades de linguagem Java 8 no Android Studio 3.0 e mais APIs de linguagem Java 8 ao Android Oreo. Também continuamos a melhorar o nosso suporte para o C++ 17 no NDK. Então, mesmo que você não esteja usando o Kotlin, seu suporte para a linguagem continuará a melhorar.

Este é um momento emocionante para ser um desenvolvedor Android. Se você não teve a chance de experimentar o Kotlin, pode começar a aprender a sintaxe básica e brincar com os excelentes Kotlin Koans. Quando estiver pronto para usar o Kotlin no seu aplicativo Android, você pode ir até a página do Android Kotlin para obter mais recursos. Com a interoperabilidade Java do Kotlin e o conversor Java para Kotlin do Android Studio, é fácil começar a usar o Kotlin no seu projeto.

Feliz codificação com o Kotlin!

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por James Lau. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2017/11/update-on-kotlin-for-android.html