Android

5 jul, 2018

Android P Beta 3 já está disponível

Publicidade

Artigo de Dave Burke, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Lançamos no dia 02 de julho o Beta 3 do Android P, nosso próximo milestone no developer preview do Android P deste ano. Com as APIs de desenvolvedor já finalizadas na atualização anterior, o Beta 3 agora nos leva muito perto do que você verá na versão final do Android P, que será lançado no final deste verão (hemisfério norte).

O Android P Beta 3 inclui as últimas correções de bugs e otimizações para estabilidade e refinamento, juntamente com as atualizações de segurança de julho de 2018. É uma ótima maneira de testar seus aplicativos agora para garantir que estejam prontos antes do lançamento final. Experimente o Beta 3 e deixe-nos saber sua opinião!

Você pode obter o Android P Beta 3 em dispositivos Pixel inscrevendo-se aqui. Se você já está inscrito e recebeu o Android P Beta 2 no seu dispositivo Pixel, receberá automaticamente a atualização para a versão Beta 3. Os parceiros que participam do programa Android P Beta também atualizarão seus dispositivos para a versão Beta 3 nas próximas semanas.

O que há nessa atualização?

Essa atualização inclui as imagens do sistema Beta 3 para dispositivos Pixel e o Android Emulator, além de uma atualização das ferramentas de criação do Android Studio para incluir o D8 como uma ferramenta independente. O Beta 3 é um build release candidate do Android com os comportamentos de sistema quase finais e as APIs oficiais do Android P (nível de API 28).

Com as imagens do sistema Beta 3 e ferramentas de criação atualizadas, você tem tudo que precisa para testar seus aplicativos ou estendê-los com recursos do Android P, como suporte para várias câmeras, display cutout, notificações aprimoradas, ImageDecoder, TextClassifier e muitos outros. Em seus testes, lembre-se de contabilizar intervalos de espera de aplicativos, restrições de privacidade e restrições em interfaces não SDK.

Comece com alguns passos simples

Primeiramente, torne seu aplicativo compatível e ofereça aos seus usuários uma transição perfeita para o Android P. Basta instalar seu aplicativo atual do Google Play em um dispositivo ou emulador Android P Beta e testá-lo – o aplicativo deve rodar bem e ter ótima aparência, e lidar com mudanças de comportamento corretamente. Depois de fazer as atualizações necessárias, recomendamos que você publique no Google Play sem alterar a segmentação de plataforma do aplicativo.

Se você não tiver um dispositivo compatível, lembre-se de que pode configurar um Android Virtual Device no Android Emulator para o seu ambiente de teste. Se você ainda não experimentou o emulador recentemente, verá que ele é incrivelmente rápido, inicializa em menos de seis segundos e ainda permite que você modele telas de próxima geração – como telas longas e telas com um display cutout.

Em seguida, atualize o targetSdkVersion do seu aplicativo para 28 o mais rápido possível, para que os usuários do Android P possam se beneficiar dos mais recentes recursos de segurança, desempenho e estabilidade da plataforma. Se seu aplicativo já estiver segmentando a API 26+ de acordo com as políticas futuras do Google Play, a alteração para a API de destino 28 deve ser um pequeno salto. Quando você altera sua segmentação, verifique se seu aplicativo é compatível com todas as alterações de comportamento aplicáveis.

Também é importante testar seus aplicativos para usos de interfaces não SDK e reduzir sua dependência delas. Conforme observado recentemente, o Android P restringe o acesso a interfaces não SDK selecionadas. Observe os avisos do logcat que destacam os usos diretos de interfaces não SDK restritas e experimente o novo método StrictMode detectNonSdkApiUsage() para capturar acessos programaticamente. Quando possível, você deve passar a usar equivalentes públicos do Android SDK ou NDK. Se não houver uma API pública que atenda ao seu caso de uso, informe-nos.

Quando estiver pronto, mergulhe no Android P e conheça os novos recursos e APIs que você pode usar em seus apps. Para criar com as novas APIs, basta fazer o download do SDK e das ferramentas oficiais da API 28 no Android Studio 3.1 ou usar a versão mais recente do Android Studio 3.2. Em seguida, atualize o compileSdkVersion e o targetSdkVersion do seu projeto para a API 28.

Visite o site do Developer Preview para obter detalhes e documentação. Confira também este vídeo e a lista de reprodução do Google I/O Android para saber mais sobre o que há de novo no Android P para desenvolvedores.

Publique nos canais alfa, beta ou de produção do Google Play

Assim que estiver pronto, publique as atualizações do APK compiladas ou, opcionalmente, segmentando a API 28. A publicação de uma atualização no Google Play durante o preview permite enviar updates para usuários existentes para testar a compatibilidade em seus dispositivos.

Para garantir que seu aplicativo atualizado funcione bem no Android P e em versões mais antigas, uma estratégia comum é usar o recurso de testes beta do Google Play. Com o teste beta, você pode obter feedback inicial de um pequeno grupo de usuários, incluindo os usuários da versão Beta 3, e depois fazer um lançamento gradual para a produção.

O que vem em seguida?

Obrigado por todos os comentários até agora. Por favor, continue compartilhando feedback ou pedidos enquanto trabalhamos para a versão do consumidor no final deste verão (hemisfério norte). Sinta-se à vontade para usar nossas listas de conteúdo para problemas de plataforma, problemas de compatibilidade de aplicativos e problemas de SDK de terceiros.

Além disso, a equipe de engenharia do Android hospedará um Reddit AMA no r/androiddev para responder às suas perguntas técnicas sobre o Android P no dia 19 de julho, das 11h30 às 13h (horário do Pacífico). Fique atento para um anúncio no r/androiddev nas próximas semanas. Estamos ansiosos para resolver suas dúvidas!

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Dave Burke. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2018/07/android-p-beta-3-is-now-available.html