Marketing Digital

9 set, 2014

Seu site é social friendly?

Publicidade

Ainda não existem provas de que o Google considere likes e tweets como fatores de ranqueamento, apesar de muitos especialistas da área afirmarem que sim. Os motivos para tanto interesse são claros: as redes sociais fornecem um feedback da satisfação dos leitores com a qualidade do conteúdo de um site, algo que o Google só consegue supor, analisando o tempo que os leitores permanecem no site e a quantidade de links apontando para o mesmo.

Google+ e a influência das pessoas

Pensando nisso, o Google criou sua nova rede social, o Google Plus, que muitos apontavam como o sucessor do Orkut, mas que na verdade tinha um intuito muito diferente. Com um sistema de círculos de convivência, botão PlusOne e Hashtags, o Google Plus é na verdade uma ferramenta para medir a influência que as pessoas exercem umas sobre as outras. O Google chegou a exibir o botão PlusOne (+ 1) ao lado dos resultados de buscas, mas a ideia parece não ter dado muito certo porque logo ele voltou atrás.

Outro indício é que o Google Analytics, no gráfico de fontes de tráfego, considera as redes sociais como um canal individual, com métricas e dados específicos. Algumas redes sociais, em parceria com o Google, fornecem dados sobre atividades como compartilhamentos e comentários.

Saiba agora por que, assim como o Google, você devia dar mais atenção ao compartilhamento social.

Para que servem as redes sociais?

As redes sociais existem por dois motivos. Primeiro, o ser humano é um ser social. As pessoas têm a necessidade de fazer parte de algo maior, conhecer gente nova, se socializar e compartilhar experiências.

social

E segundo: as pessoas gostam quando outras pessoas confirmam seus gostos e opiniões. Em psicologia esse fenômeno é chamado de validação social; em filosofia se chama empirismo e se baseia no princípio de que uma ideia ruim não pode ter muitos adeptos e, portanto, a adoção de uma ideia a torna válida.

Social media combina com blog

As redes sociais são especialmente úteis para blogs, pois permitem, em primeira instância, aumentar o alcance do seu site, exibindo seus posts a pessoas que, de outra forma, talvez nunca tivessem contato com seu blog. Além disso, os botões das redes sociais costumam exibir uma contagem de pessoas que compartilharam seus artigos, o que se torna um estímulo a mais para o leitor, com base na teoria da validação social. Nesse sentido, o Facebook vai além e exibe os nomes dos seus amigos que compartilharam esse artigo, afinal de contas, a opinião de um amigo vale mais que a de um desconhecido.

Os botões das redes sociais são mais do que meros botões. Um like é o reconhecimento de que seu post é relevante, um tweet demonstra o envolvimento do leitor com seu artigo. Quando um leitor compartilha um artigo de seu blog, ele está fazendo mais do que criar um link no Facebook. Ele está recomendando seu conteúdo a amigos, familiares e conhecidos.

O que é um site social friendly?

Que eu saiba, esse termo não existe, porém achei interessante inventar um termo simples para resumir um conceito ainda mais simples: a compatibilidade com as redes sociais. Alguns sites têm tráfego razoável, conteúdo interessante e vasto, o que proporciona um grande potencial de compartilhamento nas redes sociais. Porém, esse potencial não se concretiza simplesmente porque esses sites não oferecem uma forma fácil de compartilhar o conteúdo.

A diferença entre cada uma das principais redes sociais

A compatibilidade social não diz respeito apenas à facilidade de enviar conteúdo para as redes sociais, mas também à adequação do conteúdo às redes sociais. Cada rede social tem suas particularidades. O Twitter, por exemplo, restringe o tamanho dos textos a 140 caracteres, enquanto o Facebook e o Linkedin permitem textos maiores, porém, apenas as primeiras linhas ficam visíveis e você precisa clicar para ler mais. O Twitter também tem um sistema avançado de tópicos baseado em hashtags, que o Facebook e o Google Plus suportam ainda em fase de testes. As redes sociais não se diferenciam apenas pelo formato, mas também pelo público. Por exemplo, o Instagram, o Pinterest e o Flickr são redes sociais para compartilhar fotos, o Instagram serve para registrar momentos da vida do usuário, o Pinterest é para aqueles que querem conhecer coisas novas e interessantes e o Flickr é mais voltado para fotógrafos profissionais.

A compatibilidade social não é uma via de mão única e, assim como permite a seu site enviar conteúdo para as redes sociais, também possibilita a seu site receber informações e recursos das redes sociais. Alguns exemplos simples disso são o login com um perfil social ou o formulário de comentários integrado ao Facebook. Porém, é possível desenvolver aplicações mais avançadas, como o sistema Pay With A Tweet, que funciona como um botão de comprar convencional, porém o pagamento vem na forma de um tweet.

Facilitando o compartilhamento de conteúdo

Agora que você já sabe a importância da compatibilidade social, resta saber como aplicá-la a seu site. Nesse artigo eu vou me ater a ferramentas de compartilhamento social, sendo que questões de adequação de conteúdo e integração avançada são mais complexas e merecem artigos mais específicos. Para saber mais sobre adequação de conteúdo acesse a documentação da OpenGraph. Para saber mais sobre integração com as redes sociais acesse os sites das APIs do FacebookTwitter e Google Plus.

Voltando ao assunto, a primeira e mais simples forma de integrar seu site com as redes sociais é adicionar ferramentas de compartilhamento de conteúdo. Infelizmente não existe um mecanismo ideal para todos os sites, mas podemos contar com muitas opções de compartilhamento, cada uma mais adequada a um caso específico, como postagens de blog, galeria de imagens, listas de produtos, etc. A lista a seguir cita as ferramentas mais populares e algumas novas que considero interessantes, mas numa rápida consulta ao Google você encontrará milhares de opções e artigos propondo soluções interessantes para integrar seu site com as redes sociais.

Addthis

addthis

O Addthis é a maior e mais popular ferramenta de integração social. Sua proposta é facilitar o compartilhamento de conteúdo na internet. Basta criar uma conta e selecionar a plataforma do seu site que o Addthis sugere a forma mais simples de integrá-lo a seu site. Além dos botões sociais, o mecanismo oferece as opções de sugestão de conteúdo relacionado, relatório de compartilhamento e anúncios pagos.

Shareaholic

Shareaholic

O Shareaholic é a ferramenta de integração social mais popular entre os blogueiros, pois oferece os mesmos recursos do Addthis, porém com um visual mais agradável e simpático. Após se cadastrar, você pode escolher o formato e o visual dos botões de compartilhamento.

Flare

Flare

A solução criada pela Filament.io tem um foco mais específico: deixar os botões e o número de compartilhamentos bem evidentes. É possível configurar a barra do Flare para ficar abaixo do título do post e, quando o leitor rola a página, a barra se fixa na lateral, acompanhando o leitor. Quando chega o final do post, a barra do Flare se posiciona abaixo do texto, seguindo a ordem de leitura, fazendo com que os olhos do leitor parem nos botões de compartilhamento. Também é possível personalizar o visual da barra do Flare para que se integre bem ao seu site.

Markerly

Markerly

O Markerly propõe uma forma diferente de compartilhar conteúdo. Quando você seleciona um trecho de um texto, significa que este trecho tem importância maior para você do que o restante do artigo. Seguindo essa lógica, faz mais sentido compartilhar um trecho selecionado do que um texto inteiro.

Como o próprio nome sugere, o Markerly funciona como um marca-texto. Quando você seleciona uma porção do texto, um pequeno balão salta ao lado da seleção com botões das redes sociais. O Markerly também permite compartilhar fotos e gera relatórios dos trechos mais selecionados e compartilhadas.

Ridiculously Responsive Social Sharing Buttons

Ridiculously-Responsive-Social-Sharing-Buttons

A solução criada pelo estúdio Kurt Noble se destaca por duas características. A primeira é o que o próprio nome deixa claro, que essa solução é absolutamente responsiva, ou seja, se adapta a qualquer largura de tela. Acesse esse link para a página da solução e redimensione a tela do navegador para ver como os botões se ajustam perfeitamente.

A segunda característica que torna essa solução notável é que ela é permite a você modificar os arquivos de estilo e scripts para personalizá-la como quiser.

Conclusão

Seja qual for a tecnologia do seu site, seja uma plataforma tradicional ou uma tecnologia desenvolvida sob medida, existem diversas soluções de compartilhamento social que se integram perfeitamente com seu site. Portanto, não existe motivo para desperdiçar a chance de impulsionar seu site com o auxílio das redes sociais.  Tenho certeza que existem soluções melhores que as anteriores esperando para serem descobertas. Se você conhece alguma outra solução interessante de integração social, compartilhe conosco através dos comentários.