Marketing Digital

13 jun, 2014

Rebranding: como mudar as suas redes sociais – Parte 02

Publicidade

No primeiro artigo, foi abordado o rebranding para as seguintes redes sociais: Twitter, Facebook, Google+ e YouTube. Neste, serão analisadas Pinterest, LinkedIn, Instagram e Tumblr.

Pinterest

O Pinterest é muito fácil. Tudo o que você tem que fazer é editar e mudar as informações da sua marca para o novo nome. Não se esqueça de verificar o seu site, caso você tenha um novo domínio.

rebranding-7

Se alguém já tiver uma conta com o novo nome da sua marca, você pode entrar com um pedido de marca registrada. Quando criamos a conta do SEOMoz, foi bem tranquilo. Mas, ao mudar para Moz, o usuário que detinha essa conta não estava usando o nome de forma que violasse a nossa marca, então não conseguimos mudar. Usamos MozHQ também.

LinkedIn

Vou dizer que o Linkedin não é amigo do gerente de comunidades. E fazer uma mudança de marca ali é ainda pior. Nós aqui temos tanto a página da empresa como um grupo do Moz.

Página da empresa

E eu tenho algumas notícias ruins: não é possível mudar o nome da sua empresa.

Nós tentamos fazer contato com o LinkedIn para ver o que era possível fazer, mas ninguém retornou nossas mensagens. Então, criamos uma página totalmente nova, do zero, e postamos uma mensagem na antiga avisando da mudança. Isso significa que perdemos nossos 7 mil seguidores.

rebranding-8

Nota especial: Se você tem um nome com apenas três letras, vai perceber que o LinkedIn tem dificuldade em mostrar esse nome quando seus funcionários fizerem o update em seus perfis pessoais. Depois que uma legião de funcionários do Moz enviou tickets com o problema para o suporte do LinkedIn, conseguimos resolver isso. No entanto, antes disso, todas as tentativas resultavam em o sistema dizendo que nós trabalhávamos para a Mozilla.

Grupo

Para quem gerencia Grupos, é bem fácil fazer a mudança. Em grande parte porque a sua URL personalizada não é uma URL personalizada de verdade, então você pode mudar o nome facilmente.

rebranding-9

Nota: Nós não podemos mudar mais o grupo do Moz porque passamos a barreira dos 20 mil membros. Além desse número, você deve pedir permissão ao LinkedIn para aumentar o seu grupo. Isso aconteceu após o processo de rebranding, então a mudança aconteceu em maio, de forma bem fácil.

Para a sua URL personalizada, você pode literalmente digitar qualquer palavra para ela, e isso não vai fazer diferença. São os números que fazem o redirecionamento para o grupo correto. Por exemplo:

http://www.linkedin.com/groups/Moz-2976409

http://www.linkedin.com/groups/Kittens-2976409

http://www.linkedin.com/groups/Matt-Cutts-2976409

Todas elas vão direto para o Grupo Moz!

Instagram

Apesar de não estarmos usando Instagram aqui no Moz – sim, eu sei! –, é bem fácil mudar as informações da sua conta, desde que o nome ainda esteja liberado. Apenas edite o seu perfil e você mudará também a URL personalizada.

rebranding-10

Se o nome estiver sendo usado, você pode entrar com um processo junto ao Instagram para usá-lo.

Tumblr

No Tumblr, existem dois lugares diferentes para fazer a mudança da sua marca, já que você vai trocar o nome do blog e a URL. E isso também vai depender do propósito do seu Tumblr. Aqui usamos o nosso Tumblr, Moz Health, para informar clientes e a comunidade quando algo está com problemas.

Para mudar o nome, você deve ir na edição que está associada ao design do blog, no campo título.

rebranding-11

Para a URL, seu nome de usuário está associado a isso, se você usa tumblr.com como URL. Você pode mudar o seu username para qualquer coisa que estiver disponível.

rebranding-12

Redirecionando o blog para uma URL no seu site:

rebranding-13

Nota especial: Se você tem mais de um blog no Tumblr, não pode fazer a troca no blog que está associado com a conta que é usada para comentar via Tumblr. Isso pode ser frustrante. Eu recomendo mudar o username em vez de começar um segundo blog no mesmo usuário para a sua nova marca. Você não vai querer que as pessoas caiam no seu antigo usuário!

Mais do que apenas mudar nomes

Claro, um processo de rebranding é mais do que apenas trocar nomes em blogs e redes sociais. Você tem que garantir que as suas mensagens em redes sociais estejam totalmente alinhadas com RP, conteúdo e mais. Também precisa responder às pessoas que chegarem até você.

No dia de mudar a marca do Moz até a semana seguinte, enviamos cerca de 800 mensagens no Twitter @Moz, e isso sem falar no restante das contas em redes sociais e no nosso blog e no Fórum.

rebranding-14

Nós tínhamos todo um plano de ação para cobrir o nosso time de comunidade, e eu sugiro que você não comece com detalhes, mas sim com seus objetivos. Então, trabalhe esses detalhes e compartilhe com os envolvidos no esforço de rebranding.

Nossos objetivos de cobertura da comunidade eram:

  • Garantir que todas as contas fossem mudadas para a nova marca Moz.
  • Fazer com que nossa audiência estivesse feliz com o rebranding.
  • Responder a 95% das questões, de forma ágil, sobre a marca e o produto em beta que lançamos.
  • Ter total cobertura do lançamento e das primeiras 24h de acordo com o necessário.

Fico feliz em dizer que essa parte do processo de rebranding ocorreu de forma tranquila, e desejo o melhor para todos que estão nessa aventura. Eu também adoraria saber das suas histórias!

***

Este artigo é uma republicação feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://moz.com/blog/how-to-rebrand-your-social-media-accounts