Marketing Digital

11 jun, 2014

Rebranding: como mudar as suas redes sociais – Parte 01

Publicidade

Em maio de 2013, o Moz mudou a sua marca. Para mim, parece que tem um século que isso aconteceu. Bom, desde então, muitas pessoas têm nos procurado, em nosso Fórum e nas nossas redes sociais para perguntar o que fizemos e como.

Às vezes, mudar uma marca – fazer o rebranding – é necessário. E apesar de a história do Moz não ser “super recente”, é melhor contá-la agora do que nunca! E nem é uma história de horror, eu prometo.

rebranding-1

Planeje cedo. Sério, muito cedo.

Não deixe para organizar as suas contas de redes sociais no último segundo do processo de mudança da marca. Em muitos casos, você terá que trabalhar com outras empresas para que tudo seja feito, e talvez tenha que entrar com pedidos de patente e marcas se já existir um “@” com o nome da sua empresa. Você também vai querer mudar as artes das fotos de perfil e a capa do seu Facebook, por exemplo, o que significa que vai envolver o time de designers.

Sem falar que, além da sua marca, você terá que fazer a mudança de toda a informação da empresa, e eu recomendo que você faça isso em um documento e depois copie e cole na hora de fazer as mudanças. No dia D do rebranding do Moz, eu cheguei no escritório às 4h da manhã e te digo que essa preparação me salvou de um bocado de problemas e erros que essa pessoa nada matutina fez. Não teve café que salvasse.

Twitter

Você deve cuidar do seu Twitter assim que decidir o seu novo nome. Você pode ter que negociar com alguém que já tenha a conta que você quer. (Note que é contra os termos de serviço do Twitter o ato de pagar por uma negociação de conta). Ou, se for só uma questão de posse, você pode consultar o Twitter sobre violação de marca ou abordar a política de contas inativas.

No Moz, nós guardamos a conta @Moz quase dois anos antes do rebranding, o que significa que estávamos mais do que prontos.

A mudança final no Twitter foi bastante fácil. A ideia era manter a antiga conta @SEOmoz para fins de monitoramento e branding, e fazer uma transição suave dos nossos seguidores para a nova conta.

Para mudar, primeiro mudamos a conta @Moz para algo aleatório como @Moz23, depois trocamos @SEOmoz para @Moz e por fim @Moz23 para @SEOMoz. Eu tinha dois navegadores diferentes abertos e logados nas duas contas, o que me permitiu fazer tudo em segundos. Todos os seguidores do @SEOmoz estavam, então, automaticamente seguindo o @Moz.

rebranding-2

Se a sua conta é “verificada” (verified), você vai perder o selo quando trocar o nome, mas não tivemos nenhum problema em recuperar isso com a equipe do Twitter, que já sabia do processo que estávamos fazendo (a gente gosta de ter um plano backup para o plano backup).

Facebook

Talvez o Facebook seja a rede mais complexa para trocar o nome da sua empresa, especialmente se você tiver mais de 200 seguidores e o novo nome da marca tem três caracteres ou menos. No Moz, temos essas duas situações, o que significa que o Facebook teve que fazer essas mudanças para nós.

Se você está acima dos 200 seguidores, deve pedir ao Facebook para mudar o nome da sua marca. Demos sorte: na época, tínhamos uma pessoa de publicidade que era bem próxima; se tem um momento certo para pedir um favor, é durante o processo de rebranding.

A boa notícia é que, desde que mudamos a marca, o Facebook tornou mais fácil solicitar uma mudança no nome da página ou na URL personalizada. O processo pode levar vários dias para ser concluído por meio dessa página de solicitação, então tenha esse prazo em mente. Já ouvi falar de algumas pessoas no Reino Unido que provavelmente isso ainda não vale para todos os lugares do mundo. E você só pode mudar a sua URL uma vez!

Atenção: Garanta que você vai trocar o nome da página antes de mudar a URL, pois o Facebook precisa aprovar a mudança.

rebranding-3

O Facebook pediu um monte de documentação sobre o nosso rebranding. Quiseram ver o registro da marca Moz, documentação de marketing (enviamos uma apresentação em slides e capturas de tela do nosso novo site, ainda em desenvolvimento), o release de imprensa falando sobre o rebranding e também documentos comprovando que éramos donos do Moz.com. Também tivemos que manter nossos dedos cruzados para que ninguém do Facebook vazasse a informação da nova marca (mesmo que isso não fosse um super segredo ou que a empresa seja tão famosa assim).

Infelizmente, se você está no processo de rebranding e tem que manter segredo sobre isso, você pode chegar a um bloqueio aqui. Mesmo aqui no Moz, nós questionamos internamente sobre quanta informação poderíamos oferecer sem um acordo de sigilo. Você deve enviar a documentação do rebranding e direitos legais para o novo nome. Eis o que o Facebook disse:

rebranding-4

 

Tendo dito isso, enviamos ao Facebook documentações suficientes e nosso novo nome e data e hora em que nossa conta deveria ser mudada. Às 7 da manhã do dia 30 de maio, passamos de SEOMoz para Moz na nossa página do Facebook, com todos os nossos fãs intactos.

É bem fácil mudar sua URL personalizada pela interface do Facebook. No entanto, você só pode fazer isso uma vez; então, caso o nome da página não seja aprovado e você tenha que começar tudo de novo, você vai querer ter sua URL liberada. Uma vez que você mude a URL, não vai poder pedir a antiga de volta, e a velha vai redirecionar os usuários para a home do Facebook.

Google+

Se alguém aí souber como mudar a URL personalizada no Google+, por favor, me avise! Mas eu vou me precipitar.

Voltando no tempo nos dias em que só a Lady Gaga tinha uma URL personalizada, o SEOMoz tinha uma. A lenda diz que um dia os deuses sorriram para nós, e assim surgiu a +SEOMoz.

Em minha inocência, eu pensei que poderia mudar a URL personalizada, já que a gente tinha uma, ou que após um tempo o Google perceberia que tínhamos mudado o nome da empresa e faria a mudança também. Eu estava errada nas duas opções. Eu também tinha esperança que, uma vez que todos tivessem as URLs personalizadas, haveria uma opção para editar a nossa. Mas nada disso aconteceu.

Você pode mudar o nome da página da sua empresa na seção de Perfil para qualquer coisa que você queira: gatinho fofo, amante de batatas fritas, atropelador de dinossauros de papel. Ou, quem sabe, para o novo nome da sua marca.

rebranding-5

Dica do expert: aquele código aleatório de números que é dado a você ainda faz o redirecionamento mesmo se você tiver uma URL personalizada. Aqui no Moz, decidimos usar o número para linkar do nosso site para a nossa página no G+. Isso para que os usuários não corram o risco de um belo dia ter problemas de acesso, caso do nada a gente ganhe uma nova URL personalizada.

Você também deve se lembrar de verificar novamente a URL do seu novo domínio, especialmente se você trabalha com autorship e status de publishers. Tenha certeza de que o seu desenvolvedor sabe disso, e não se esqueça de pedir aos seus blogueiros e autores para mudar os perfis deles no G+, de forma que redirecionem para o novo domínio para fins de autorship.

Em nossa página no G+, está escrito “Moz”, mas aquela URL ainda é +SEOMoz. O bom é que o Google não liga pra SEO dentro das suas próprias páginas. 🙂

YouTube

Garanta que a sua conta no YouTube – agora forçadamente associada a uma página do Google+, como parte dos esforços anti-spam no YouTube – é um gerente na página do G+ do seu negócio. Então, conecte-os de forma que todos os seus vídeos apareçam na sua página no G+. Você pode compartilhar os vídeos facilmente ali; e então todos os comentários e compartilhamentos no YouTube aparecerão nas notificações da sua página do G+. Você não precisa fazer isso antes do rebranding, mas vai tornar sua vida mais fácil, já que a mudança de nome na página do G+ vai também afetar o seu nome no YouTube, então você só precisará mudar uma vez.

rebranding-6

Existem algumas regras meio obscuras sobre mudar as URLs personalizadas no YouTube. Em algumas circunstâncias ainda confusas, nas quais o YouTube não permite que você tenha uma URL personalizada que nunca tenha sido associada a uma conta – mesmo que essa conta tenha sido deletada –, nós não conseguimos garantir Moz, então escolhemos MozHQ para a URL personalizada.

Isso dito, enquanto ninguém tiver o nome da sua marca, você pode facilmente mudar o nome do seu canal sem nenhum problema. Tenha certeza de que a sua conta no YouTube esteja conectada à nova conta no G+ e associada a um e-mail que não seja de um funcionário (nem profissional, nem pessoal). Em uma empresa que trabalhei, um funcionário, sem querer, prendeu a conta do YouTube da empresa em seu e-mail pessoal, e nós perdemos o canal.

***

Na segunda parte, veremos o rebranding para as redes sociais Pinterest, LinkedIn, Instagram e Tumblr.

***

Este artigo é uma republicação feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://moz.com/blog/how-to-rebrand-your-social-media-accounts