Marketing Digital

5 jul, 2012

Marketing de afiliados: atenção nele!

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Na elaboração do plano de marketing é comum que a atenção e os esforços se concentrem nos buscadores como o Google discutindo palavras-chave, CPC e SEO. Isto ofusca outros importantes canais, como e-mail marketing, blogs e mídias sociais. O que falar então do marketing de afiliados? Muitas vezes renegado ou simplesmente esquecido nas estratégias de marketing, ele pode ser uma importante força geradora de tráfego e fortalecimento da marca.

O marketing de afiliados se baseia no conceito de que as pessoas estão dispostas a indicar e compartilhar com seus contatos, oportunidades de negócio e marcas; e que esta recomendação pode ser remunerada, dando o estímulo financeiro necessário para esta nova forma de conquistar clientes.

Dois fatores de destaque nesta forma de marketing são o custo e a qualidade de tráfego que ele gera. Quando este modelo surgiu, a forma mais comum de remuneração do afiliado era o PPC (pay per click) ou até mesmo a remuneração baseada na visualização do anúncio. Nestes modelos, o afiliado não está vinculado ao resultado financeiro da ação, pois a conversão, ou não, da visita ou visualização em compra não impacta seus ganhos.

Por isso, ao longo do tempo houve uma migração para um modelo de remuneração baseado no PPS (pay per sale) ou CPA (cost per action), em que a ação pode ser a própria compra, o preenchimento de um formulário, participação em quizz, entre outras. Dessa forma, o risco é compartilhado entre o afiliado e o lojista, que oferece um valor fixo ou percentual da venda para cada compra que o afiliado esteve envolvido.

O referral marketing, considerado por alguns como parte do marketing de afiliados, também é importante e deve ser considerado. Ele tem um papel próximo ao tradicional boca-a-boca, atuando na recomendação do produto e marca para sua rede de relacionamento. O que temos visto é que a oferta de recompensas, não necessariamente financeira, é capaz de potencializar este comportamento, gerando ganhos de resultado financeiro e imagem para o lojista. Como dito anteriormente, embora a remuneração financeira seja a principal forma, temos também a oferta de produtos exclusivos, a possibilidade de compra antecipada em lançamentos, entre outras.

No final do dia, o marketing de afiliados oferece ao lojista umas das melhores alternativas em termos de ROI e imagem. É por isso que tem crescido tanto no Brasil. Nos Estados Unidos, a Zappos, que é referência em e-commerce, chegou a ter mais de 50% de suas vendas originadas pelo programa de afiliados.

No mercado existem diversas ferramentas para gestão de programa de afiliados, porém esta é uma realidade para poucas empresas de grande porte. Para as empresas de médio e pequeno porte uma alternativa é a contratação de empresas especializadas que possuem sua própria rede de afiliados ou a busca por parcerias com atividades complementares que possam gerar recomendações.