Marketing Digital

25 ago, 2016

A importante sinergia de Social Media e Inbound Marketing

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Na faculdade, aprendemos diversas teorias e modelos de análise de marketing. Quando chegamos ao mercado, porém, enfrentamos aquele velho paradigma: “sempre fizemos assim” ou, então, “não precisamos mudar algo que sempre deu certo”.

Por muito tempo, o outbound marketing dominou as estratégias de interação: comerciais de tv, spots de rádio, anúncios impressos, outdoors, intervenções em sites, banners, enfim, tudo para atrair a atenção do consumidor e fazê-lo converter. Em contrapartida, as redes e mídias sociais permitem a criação de relacionamentos entre marcas e públicos estratégicos, pois possibilitam uma interação mais direta, com linguagem próprio, utilização de “memes” do momento (o da vez é o Pokémon Go) e diversas outras vantagens.

A questão é que, com o advento da internet e o estreitamento dos relacionamentos no âmbito digital, o consumidor ficou mais esperto e é cada vez mais difícil atraí-lo, ainda mais sem um considerável investimento de mídia on e off. O sonho do “viral” é difícil de ser conquistado, passa rápido e não é suficiente como sustentação de uma marca online.

Por isso, cada vez mais têm se apostado em estratégias de atração mais naturais, por meio de conteúdo instrutivo, educativo e dinâmico, que complementem ou substituam o outbound. Esta estratégia chama-se Inbound e com certeza você já ouvir falar dele.

De acordo com a HubSpot, a Metodologia consiste em 4 passos:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Fechar
  4. Encantar

Confira abaixo estas etapas e os possíveis canais de interação:

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Como eu já mencionei no meu artigo anterior, você terá como base 4 gatilhos para definir seus conteúdos. Lembrando que você pode criar e-books, vídeos, webinars, enfim, blog posts etc. Com a sua estratégia bem definida e seus conteúdos estruturados de maneira leve e instrutiva, chegou a hora de divulgá-los.

Agora reflita neste exemplo: considere que você vende uma ferramenta de disparo de E-mail Marketing. Você criou um vídeo com o título “10 dicas para potencializar suas vendas online”. Podemos afirmar que, grande parte do seu público está presente em mídias sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn, o que torna imperativa a sua presença nestas ferramentas.

Social Media + Inbound

Então, dentro de Inbound, temos 4 passos, certo? Atrair tráfego, convertê-los em leads e, posteriormente, em clientes e torná-los promotores com encantamento. Para cada mídia, é fundamental que você prepare materiais específicos para atrair o público nesta primeira etapa. Se for uma imagem (suba sempre em PNG), cada mídia possui uma dimensão, linguagem, comportamento e público específicos. Não adianta subir o mesmo conteúdo em todas e esperar que isso funcione! Aqui, você ganha pelo conteúdo dinâmico e especificidade de público e mídia.

Para potencializar sua estratégia de Inbound (considerando que você possui uma plataforma para isso), você pode ter, por exemplo, 3 landing pages (topo, meio e fundo de funil) e uma e-mail de gatilho 4 focado em conversão. O ideal é divulgar estas landings, por exemplo, segmentando sua lista de contatos e subindo este mailing direto no Facebook para divulgar um material que faça sentido para este público específico. Ou então, você pode colocar um banner na barra lateral ou abaixo do seu blog post divulgando a landing relacionada àquele conteúdo. Além disso, pode enviar um email marketing para sua base de prospects.

Para diferenciar sua oferta de Inbound, você pode também criar um design específico desse tipo de publicação. Não se esqueça que, nas primeiras etapas, você não deve falar dos seus produtos ou serviços. Você está apenas ofertando dicas e conhecimento instrutivo valioso!

Outro fator importante é a frequencia e regularidade na divulgação destes conteúdos. Isso se aplica tanto para o seu blog quanto para sua atuação em social media. Para isso, planejamento é fundamental.

Uma atuação linear, objetiva e criativa em social media reforçará sua estratégia de Inbound, pois é neste ambiente que as pessoas estão mais suscetíveis e abertas a este tipo de conteúdo. Lembre-se de manter sempre uma linguagem leve e ofertar conhecimento acima de tudo. Portanto, nesta estratégia, não faz diferença se você é o líder de mercado ou uma start up!

E os resultados?

Curtidas. Comentários. Compartilhamentos. Notificações. Retweets. Enfim…

Logo eles começam e oferecem uma impressão inicial de como seus conteúdos estão se saindo em social media. Na verdade, sua conversão aqui é o download do seu ebook de gatilho 1, então se o usuário somente curtia sua página, ele não converteu, então fique atento sobre sua verdadeira métrica de sucesso!

Uma dica legal é utilizar um software de gerenciamento social. Eles possibilitarão uma mensuração mais aprofundada de todas essas métricas.

Espero ter ajudado você a reforçar sua estratégia de Inbound em social. Estes canais podem ser fundamentais para o sucesso da sua estratégia!