Marketing Digital

20 ago, 2014

Relacionamento com o consumidor: técnica de espelhamento social

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Relacionamento com o consumidor: técnica de espelhamento social

Estar presente em todos os canais é uma estratégia adotada por diversas empresas que buscam melhorar o relacionamento com seus consumidores, afinal, alguns preferem receber e-mails, enquanto outros só interagem pelas redes sociais e muitos sequer utilizam a internet.

No entanto, somente marcar presença em cada um desses canais, de forma isolada, não é mais suficiente para que a empresa alcance bons resultados em suas ações de marketing.

Nos dias atuais, é fundamental desenvolver campanhas em que os canais são trabalhados de forma complementar, extraindo o melhor que cada um deles tem a oferecer e, consequentemente, aumentando o retorno sobre o investimento das ações.

Conheça a técnica do espelhamento social e saiba como ela pode ajudar a melhorar o relacionamento com o consumidor:

Unindo forças

O crescimento das redes sociais nos últimos anos fez com que muitas empresas abandonassem suas campanhas de e-mail marketing de forma precoce.

De acordo com a Hubspot, esse canal foi responsável pela geração de 13% de todos os leads para as empresas em 2013, ficando em terceiro lugar entre todos os demais. Isso demonstra que, muito mais do que somente marcar presença em canais separados, as empresas precisam unir o poder de compartilhamento das redes sociais ao potencial de segmentação e direcionamento das campanhas de e-mail marketing para obter melhores resultados.

Acesso direto

O espelhamento social é uma técnica que ajuda a gerar novos leads utilizando o interesse gerado pela empresa nas redes sociais.

Sempre que sua empresa tiver uma campanha de e-mail marketing importante, ela também pode ser compartilhada nas redes para atrair atenção de usuários que ainda não estão na base e, ao clicar nas peças, precisarão se inscrever para receber o conteúdo.

Criando espelhos

Após elaborar o e-mail marketing, será necessário criar os HTMLs espelhos que serão compartilhados nas redes sociais.

Esses códigos devem ser rastreáveis (para que a empresa saiba de qual rede os cliques estão partindo) e conter um sistema que exija o cadastro do usuário, seja em pop-up ou outra forma que a empresa julgar adequada.

Finalmente, basta subir o HTML dos espelhos para gerar os links que serão direcionados para os consumidores nas redes sociais.

Acompanhando de perto

Se a sua empresa tem muitos likes ou seguidores nas redes sociais, o espelhamento é uma excelente ferramenta para transportar esse público para as bases de contatos, aumentando as chances de conversão.

Mas lembre-se que, assim como qualquer outra ação de marketing, a técnica de espelhamento social deve ser acompanhada de perto para que a empresa possa mensurar os resultados na prática.

Alguns indicadores interessantes são a quantidade de novos contatos adicionados à base a cada publicação nas redes sociais e a evolução das taxas de abertura e clique das campanhas.

Além disso, a empresa também pode identificar que peças são mais compartilhadas ou que iniciativas aumentam o número de cadastros.

Somente assim será possível desenvolver ações de marketing mais assertivas para o público-alvo, em busca do aumento da conversão em vendas.

E você? Concorda que o espelhamento social pode melhorar o resultado de suas campanhas de e-mail marketing? Deixe seu comentário!