Encontrar na rede o mercadinho da esquina, a lojinha da rua de trás e o blog daquele seu vizinho chato é super normal em se tratando de web 2.0. A facilidade em pagar uma hospedagem e registrar um domínio é tão grande que não se pensa duas vezes em colocar um site/blog na rede. O intuito de cada um deles também é bem diverso. Vai desde divulgação de marcas, vendas via web (o chamado e-commerce), até relatos do cotidiano de famosos e anônimos.
É até clichê dizer que a tendência de isso continuar acontecendo é enorme, pois a cada dia surgem mais facilidades e também muita gente querendo aproveitá-las. Com isso, se faz necessário que conteúdos de qualidade sejam compartilhados na rede. Eu não sei vocês, mas eu valorizo um conteúdo bem elaborado, sem erros e organizado. Já cansei de entrar em sites que se preocupam pouco ou quase nada com esses pequenos detalhes que fazem tanta diferença.
Vendo essa necessidade, empresas de TI têm contratado gente capaz de elaborar e administrar o conteúdo na rede: eis que surge o gestor de conteúdo web. Mas aí vem a pergunta: será que o trabalho de gestor de conteúdo é limitado a fazer textos e inseri-los em um site? A resposta é não. Há muitas outras coisas que são feitas por esse profissional. Vamos ver cada uma delas?
A rotina de um gestor de conteúdo
Ser gestor de conteúdo web não é pra qualquer um. Essa minha afirmação é pesada, mas é a pura realidade. Trabalhando há algum tempo nessa área, pude perceber que, como toda profissão, a área tem seus louros, mas também muitos percalços e é preciso tirar de letra todos esses desafios.
Por isso, vou listar aqui algumas coisas que um gestor de conteúdo faz:
- Produz toda forma de conteúdo: cabe ao gestor de conteúdo não só produzir textos, mas pesquisar quais imagens, vídeos e outros recursos multimídia podem ser relacionados ao texto, tornando-o mais atrativo.
- Revisar conteúdo: conteúdos vindos de terceiros devem ser revisados, evitando assim erros bobos de gramática, pontuação e de grafia que transformam os textos mais interessantes nos piores de serem lidos.
- Compartilhar conteúdo na rede: há gestores de conteúdo que também fazem a divulgação de conteúdo nas principais redes sociais – Twitter, Facebook, Tumblr, entre outros.
- Administrar sites: há empresas que atualizam constantemente seus sites ou somente algumas seções. Cabe ao gestor estar atento ao que deve ser atualizado e com que frequência fazer isso.
- Sanar dúvidas de clientes: alguns clientes preferem atualizar por conta própria o site de suas empresas. Assim, por questão de facilidade, o gestor faz uma explicação detalhada ao cliente de como inserir e editar conteúdo.
Acho que depois de citar algumas das funções de um gestor de conteúdo, tenho razão em mais uma vez afirmar que “gestão de conteúdo não é pra qualquer um”. Mas saber o que fazer é o suficiente? Saber fazer, mas fazê-lo sem qualidade, é o mesmo que não saber fazer. Confuso? Vou tentar finalizar resumindo algumas características de um bom gestor de conteúdo.
Como ser um gestor de conteúdo de qualidade?
Falando como todo mundo, não tem receitinha de sucesso para gestores de conteúdo de qualidade. Mas há certas características que valorizam muito o trabalho de um profissional dessa área. Vamos lá ver o que um gestor de conteúdo precisa ter como virtudes?
- Curiosidade: principalmente se você trabalha com um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), já que manuais só te dão conhecimentos básicos. Claro que não vale só pra isso, mas também em procurar se informar sobre o cliente, público-alvo do site, entre outras coisas que são essenciais para o seu trabalho.
- Pontualidade: respeite prazos, principalmente quanto aos sites que mantêm uma certa regularidade em atualizações.
- Insistência: quando se depende de conteúdo de terceiros, é preciso ser insistente na hora de cobrar que prazos de entrega sejam cumpridos.
- Flexibilidade: quando são muitos projetos envolvidos, é preciso fazer alguns sacrifícios para que se dê conta do trabalho finalizado a tempo. Reduzir o horário de almoço ou trabalhar depois do horário, às vezes, é preciso. Quando começa a ficar constante, é sinal de que não se tem sabido organizar o tempo de trabalho.
- Atenção: procure estar sempre atento às suas atividades de cada dia. Tente focar em um trabalho, sempre que possível. A possibilidade de inserir conteúdo errado em um site é enorme quando se trabalha com vários clientes.
- Responsabilidade: seja responsável com o trabalho que você faz. Nunca deixe de fazer aquilo que é de sua competência ou transfira responsabilidades que são suas aos outros. Assuma as consequências de todo o seu trabalho, principalmente quando algo dá errado.
- Saber um pouco de tudo: é sempre bom se informar. Pode ter certeza de que um dia você vai precisar dessas informações pra algum trabalho futuro. E, mesmo se não precisar, vale como conteúdo adicional.
- Procurar sempre estar atualizado: as coisas na área de TI surgem na velocidade da luz. Então fazer o possível pra saber pelo menos as mais relevantes é sempre bom. Isso faz toda a diferença no trabalho de um bom gestor.
- Paciência: bugs, momentos de pouca inspiração, prazos muito apertados, clientes que acham que entendem tudo, entre outras coisas tiram o sossego de qualquer um e não seria diferente com o gestor de conteúdo. Ser paciente é mais que necessário nessas horas.
- Tolerância: é uma das palavras-chave para qualquer gestor de conteúdo. Ouvir várias opiniões, inclusive as divergentes é inevitável. Aceite, pondere e mude, caso seja necessário.
Essas são algumas das virtudes que um gestor de conteúdo precisa para ser um bom profissional. Somado a tudo isso, se houver prazer e dedicação, o trabalho flui melhor e pode ter certeza de que elogios ao seu desempenho virão, não é mesmo?