É sempre bom saber que você pode contar com alguém, não é mesmo? Nós, gestores de conteúdo web, realmente trabalhamos com parcerias a todo momento, seja na produção, pesquisa ou divulgação de informações. E na hora de publicar alguma coisa em sites/blogs? Escolha um bom parceiro. No meu caso, eu escolhi o WordPress.
Depois de tanto falar sobre CMS’s em meus artigos (o primeiro sobre o profissional de gestão de conteúdo e o outro dando dicas de como planejar bem a sua rotina como gestor), resolvi mostrar a minha visão como gestora de conteúdo sobre essa plataforma que é utilizada por cerca de 26 milhões de pessoas em blogs, sites ou portais. Quero deixar bem claro que vou mostrar aqui as minhas impressões sobre o WordPress, mas pode ser que nem todo mundo concorde com elas. Caso haja opiniões divergentes, fiquem à vontade para escrevê-las nos comentários deste artigo, afinal toda opinião é bem-vinda.
Parceiro que simplifica o seu trabalho
Para sustentar a minha afirmação de que ele é um parceirão para o gestor de conteúdo web, principalmente para aqueles que nunca trabalharam com isso, vou mostrar agora algumas vantagens que o WordPress proporciona na inserção de conteúdo:
- Infinidade de blogs/sites que o usam como CMS: a comunidade WordPress é imensa e está sempre aberta a compartilhar experiências e dúvidas. Partindo da premissa de que quanto mais gente usa uma determinada coisa, mais confiável ela é, podemos julgar que o WordPress é muito confiável.
- Organização das ferramentas: se você preza organização, o WordPress tem isso em seu painel administrativo. Por estar dividido em vários menus e submenus, isso facilita muito para quem está aprendendo a trabalhar com esse CMS.
- Rápida aprendizagem: mesmo que você seja um leigo em WordPress, são disponibilizados alguns guias na rede para que você aprenda o básico do CMS. Se você for um pouco mais curioso, vai gostar de aprender na prática outras coisas bem legais que o WordPress permite que você faça em seus textos.
- Editor de texto semelhante ao do Word: Se você já usou o Word (é… aquele programinha da Microsoft), vai notar muitas semelhanças entre o editor de textos do WordPress e do Word. Quem já está acostumado a trabalhar com o Word, não encontrará dificuldades no editor do WordPress.
- Possibilidade de personalização: se as ferramentas padrão do WordPress não estão satisfazendo as suas necessidades, é possível adicionar plugins que permitem funcionalidades adicionais.
- Acréscimo de funcionalidades a cada versão: a cada atualização de versão, são acrescentadas funcionalidades ou modificadas as já existentes. Muitas delas até amenizam algumas dificuldades encontradas na gestão de conteúdo.
- Administração simplificada de múltiplos sites: com o WordPress, é possível criar sites secundários a partir de um principal e administrá-los usando um único usuário. Ideal para empresas que têm sites e blogs, podendo usar para ambos uma única plataforma de conteúdo.
Mesmo com tantas vantagens, há pessoas que desconhecem o uso do WordPress em sites. Hoje é possível encontrar portais, sites empresariais e lojas virtuais desenvolvidos em WordPress. Infelizmente, muitos pensam que o uso desse CMS está restrito a blogs. E podemos confirmar que não é bem assim. Os sites de Ivete Sangalo, Placar, Ministério da Cultura e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), só para citar alguns, estão aí para mostrar o que pode ser feito.
Versão 3.2 do WordPress chegando, versão beta já disponível para download. É, realmente, o CMS, ao completar oitos anos de sucesso, continua presenteando a cada um de nós com possibilidades extras de gerenciamento de conteúdo. =)