Marketing Digital

2 jul, 2014

Conheça as vantagens e as desvantagens das mídias sociais

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Olá, pessoal!

Depois de um tempo sem novos artigos e trabalhando muito, gostaria de compartilhar com vocês um trabalho que fizemos aqui na agência de análise das principais mídias sociais para planejamento de nossos clientes. Através dele, fizemos um levantamento das vantagens e das desvantagens das mídias sociais, o que ajuda bastante a nortear estratégias e tomada de decisão, além de ser um bom guia para um trabalho focado em presença digital.

Fiquem à vontade para contribuir com o artigo, sugerindo e criticando. Lembrando que com a velocidade com que as mídias sociais evoluem, este artigo rapidamente precisará ser atualizado. Então, mãos à obra!

Facebook

Criado em 2004, o Facebook é uma rede social que permite o compartilhamento de vídeos, fotos, textos e áudio, além de permitir a formação de grupos de interesse e páginas com finalidades comerciais e de entretenimento. É atualmente a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. A compra do Instagram e a recente compra do WhatsApp pelo Facebook o torna a maior e principal rede social para atuação digital tanto pela quantidade de usuários, quanto por sua frequência de utilização. Link de acesso: www.facebook.com

Vantagens

  • É a maior rede social do mundo, também a favorita dos brasileiros.
  • Hoje atinge um público de massa, contemplando também um público mais velho.
  • Possui grande alcance para um público de massa.
  • Permite patrocinar publicações de forma extremamente segmentada, gerando mais engajamento e personalização.
  • Sua API é abrangente e permite uma ótima integração para ações personalizadas de marketing digital.
  • Uma parte considerável de seu acesso vem de plataformas mobile.
  • Oferece ferramentas de atendimento direto aos usuários, como mensagens e bate papo.
  • Fornece métricas detalhadas e avançadas.
  • Permite uma vasta gama multimídia, desde vídeos, arquivos, áudios etc.
  • Permite a criação de grupos fechados e abertos para interação entre usuários com um interesse em comum.
  • Fornece uma ótima ferramenta para comparar o desempenho com outras fanpages concorrentes.

Desvantagens

  • Seu alcance orgânico (não pago) está cada dia menor, hoje ficando na média de 1% dos fãs de uma página, obrigando-a a pagar para que seu conteúdo seja relevante para seus usuários.
  • Seu excesso de conteúdo irrelevante e disperso está afastando uma parcela de público que tem abandonado ou deixado de utilizar com frequência a rede social, migrando para outras redes.
  • O Whatsapp tomou à frente do Facebook no quesito bate-papo (messenger).
  • Seus anúncios patrocinados não permitem mais do que 25% de texto na imagem.
  • A popularização da rede social acaba gerando excessos por parte de amadores, incomodando os usuários e afetando fanpages que produzem um conteúdo de qualidade.
  • O Google não indexa os conteúdos postados.
  • Possui alta volatilidade e uma ferramenta de busca ineficiente, tornando o conteúdo postado efêmero.

Twitter

Serviço de microblogging que permite o compartilhamento de textos e links de até 140 caracteres; atualmente já dispõe do serviço de compartilhamento de vídeos (através de sua outra rede social, Vine), fotos e conversas online por meio da webcam (Twitcam). Recentemente também abriu para postagem de GIFs animados. Sua objetividade o torna uma importante de ferramenta de distribuição de informações rápidas e notícias, sendo uma importante ferramenta de pauta para a imprensa. Link de acesso: www.twitter.com

Vantagens

  • Após uma considerável queda em 2012, desde o final do ano passado (2013) tem retomado em ascensão, principalmente com a atualização de seu layout e novas ferramentas.
  • Agora possui uma timeline mais dinâmica que permite aos usuários curtir as publicações e exibe conteúdo multimídia como imagens e vídeos de forma mais impactante (principalmente conteúdos postados por suas ferramentas como PicTwitter e Vine para os vídeos).
  • Continua sendo o número um quando o assunto são tendências e assuntos de pauta nacional e mundial (pautando principalmente a imprensa).
  • Ganhará mais força em 2014 por ser um ano de eleições.
  • Sua objetividade mantém um público mais seleto e hard user.
  • Sua ferramenta de busca é a mais eficiente de todas as redes sociais.
  • Grande maioria dos acessos são através de plataformas mobile.
  • O uso de hashtags possui mais relevância e utilidade do que em outras redes (Trending Topics).
  • Um perfil de empresa pode seguir seus usuários (inversão de papéis).
  • A velocidade da informação é praticamente instantânea.

Desvantagens

  • O percentual de público mais velho é bem menor quando comparado ao Facebook.
  • Limitação de 140 caracteres por postagem (o que também é uma vantagem, depende do ponto de vista).
  • Ausência de ferramentas de métricas próprias, apenas de terceiros.
  • Apesar de possuir ferramenta para troca de mensagens privadas, é pouco utilizada e limitada.
  • Seu alcance é mais restrito que o do Facebook.
  • Sua volatilidade é ainda maior que a do Facebook.
  • Poucas opções de anúncios e publicações patrocinadas e mais caro.
  • Poucas opções de personalização de perfil.
  • Não fornece ferramentas de publicação segmentada.
  • Fotos publicadas no Instagram não são exibidas na timeline, apenas um link.
  • A facilidade de um usuário deixar de seguir um perfil é maior e, consequentemente, mais frequente.
  • Para anunciantes, não trabalha com a moeda brasileira, o Real.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social de negócios. O Brasil hoje conta com cerca de 15 milhões de usuários. O principal propósito da rede social é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas que eles conheçam e em quem confiem em empresas. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões. Os usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário LinkedIn ou não) para tornar-se uma conexão. As empresas e as organizações devem possuir um perfil oficial na rede, para que colaboradores, ex-colaboradores e interessados possam fazer conexões com a empresa. Link de acesso: www.linkedin.com.br

Vantagens

  • É a maior rede social de interesses corporativos.
  • Maior visibilidade aos profissionais.
  • É um grande banco mundial de currículos.
  • Para empresas, centraliza os profissionais que já passaram pela instituição em um só perfil.

Desvantagens

  • Pouco focado em interação e muito focado em visibilidade de conteúdo.
  • Não dispõe de ferramentas avançadas de gerenciamento e métricas.
  • Não é possível monitorar através de ferramentas.

Google+

O Google+ foi a grande aposta do Google como uma grande rede social para competir diretamente com o Facebook. Seu diferencial é a vinculação direta com os resultados de busca do Google e seu inovador botão +1, que permite aos usuários pontuarem um conteúdo e agregar relevância a ele, e o conceito de Hangouts, que permitem conferências ao vivo que podem ser publicadas e compartilhadas com outros usuários. A rede social ainda não emplacou em uso frequente dos usuários, mas possui mais de 350 milhões de usuários, boa parte inativos. Usuários absorvidos por outros produtos Google que acabaram sendo incorporados à rede social. É de grande relevância para a busca orgânica do Google e SEO. Link de acesso: http://plus.google.com

Vantagens

  • Altíssima relevância para o SEO do Google.
  • Integração com outros produtos Google.
  • Possui uma busca mais eficiente.
  • Segmentação das publicações por círculos de público.
  • Permite conferências em vídeo em tempo real através do Google Hangout.

Desvantagens

  • Possui muitos usuários, porém a grande maioria está inativa.
  • Não possui opções de anúncios patrocinados.
  • Aplicativo para mobile pobre e não contempla todas as plataformas.
  • Limitações para gerir páginas de negócios.
  • Não permite personalizar a URL do perfil.

Instagram

O Instagram permite ao usuário tirar fotos em um formato quadrado e aplicar diversos filtros para depois, caso queira, publicar a fotos em diversas redes sociais, incluindo o próprio Instagram, que possui uma interface muito dinâmica e agradável. O aplicativo está disponível para a maioria dos sistemas operacionais portáteis, como Android, Windows Phone e IOS (Apple). Recentemente foi aberta a funcionalidade de postar vídeos de até 15 segundos, o que torna o Instagram mais dinâmico e objetivo para essa finalidade. Link de acesso: www.instagram.com

Vantagens

  • É uma das redes sociais preferidas do brasileiro.
  • Seu uso majoritário é através de plataformas mobile.
  • Sua objetividade permite vídeos curtos que são tocados automaticamente na timeline dos seguidores.
  • É utilizado por diversas faixas etárias de público.
  • É integrado ao Facebook.
  • Ao contrário do Facebook, não inibe as postagens na timeline conforme regras e algoritmos (alcance orgânico).
  • Permite que perfis de empresas sigam os perfis de seu público.

Desvantagens

  • Seu formato padrão de imagem quadrada e sua abordagem mais estética inibem a produção de conteúdos com muito texto (também pode ser uma vantagem – mais uma vez, depende do ponto de vista).
  • Ainda não possui estatísticas consolidadas sobre sua utilização no Brasil.
  • O monitoramento é bastante limitado, pois muitos perfis são bloqueados.
  • Sua API é bastante limitada.
  • Ainda não possui opções de publicações segmentadas ou anúncios patrocinados.

WhatsApp

WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone e Nokia. Além das mensagens básicas, os usuários do WhatsApp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio. Ainda não existem estatísticas oficiais em relação a outras redes sociais, mas, no momento de sua compra pelo Facebook, o WhatsApp possuía 445 milhões de usuários ativos, tornando-o um relevante meio de comunicação social. Site oficial: whatsapp.com

Vantagens

  • Sua rápida adoção o colocou como principal meio de troca de mensagens entre usuários de celulares.
  • Está presente nas principais plataformas mobile.
  • Permite grupos de conversas.
  • Permite multimídia: imagens, ícones, áudios e vídeos (em teoria sem limite).
  • Possui um público que não está nas redes sociais por ser mais prático: não exige a criação de um perfil, utiliza o número do próprio aparelho.
  • Mensagens podem alertar e vibrar o aparelho do usuário.
  • Sua recente compra pelo Facebook trará mais ferramentas.
  • A velocidade da informação é praticamente instantânea.
  • Os arquivos multimídia compartilhados ficam gravados no celular do usuário para visualização posterior.

Desvantagens

  • Ainda não possui estatísticas consolidadas.
  • É invasivo, e a privacidade é bastante limitada.
  • Permite spam.
  • Sua volatilidade é ainda maior principalmente em grupos com muitas pessoas, nos quais a informação se perde muito rapidamente.
  • Na troca de aparelho ou exclusão do aplicativo, o usuário perde todo o histórico de mensagens caso não tenha efetuado backup.
  • Pode incomodar bastante caso o usuário não configure alertas, permissões etc.
  • Não possui nenhuma ferramenta para empresas e organizações, muito menos anúncios patrocinados.

Blog

Blog é a contração do termo inglês Web log, ou diário da Web. É um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de postagens chamadas de artigos ou posts. Mais focado na frequência de atualização de conteúdos, geralmente um blog representa uma opinião pessoal, de um grupo, ou pode ser escrito em estilo revista, abordando notícias em um formato menos jornalístico ou artigos, análises de produto, ou até mesmo um diário pessoal com linguagem coloquial. Será utilizada a maior plataforma de blogs do mundo, o Blogger, por sua relevância na busca orgânica do Google e SEO. Link de acesso: www.blogger.com

Vantagens

  • Permite um aprofundamento no conteúdo, através de artigos, opiniões etc.
  • Riqueza multimídia complementando o conteúdo.
  • Alta relevância para sistemas de busca, sendo indexado.
  • Ideal para abordagem de temáticas segmentadas.
  • Com uma boa frequência de produção e um bom conteúdo, gera atratividade de retorno de público, consequentemente gerando mais acessos.
  • Os posts podem ser compartilhados em quaisquer redes sociais.
  • Não possui volatilidade e seu arquivamento é organizado.
  • Permite liberdade total de criação e personalização.

Desvantagens

  • Seu alcance é passivo, ou seja, são necessárias divulgações em outros meios para que o usuário acesse o blog.
  • Gastam-se mais horas para personalização e criação de layout.
  • Exige mais tempo para a produção de conteúdos, por serem maiores e mais aprofundados.

Wikipedia

Wikipédia é um projeto de enciclopédia de licença livre, escrito de maneira colaborativa para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente. Seu formato enciclopédico permite que organizações entrem de forma relevante para a busca de informações através de sites buscadores, registrando seu legado a longo prazo e sendo de grande relevância para a busca orgânica do Google e SEO.

Vantagens

  • Sua altíssima relevância para o SEO do Google, mantendo o resultado da busca em primeiro ou segundo lugar, dependendo da busca.
  • A credibilidade da Wikipedia como enciclopédia mundial para reforçar a importância da instituição.
  • Referência de consulta para trabalhos acadêmicos e pesquisas.
  • Outras pessoas podem melhorar o artigo colaborando.

Desvantagens

  • O rigor da Wikipedia para aceitar artigos com teor mais publicitário.
  • O formato engessado da ferramenta.

YouTube

O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Depois de sua compra pelo Google, passou a ser a maior e principal plataforma social de vídeos da Internet. Pesquisas recentes mostram que a média de conexão à Internet no Brasil é entre 512kbs e 8Mbps, o que torna um ambiente propicio para o mercado de vídeos. Para vídeos maiores que 15 segundos (limite do Instagram), é, sem dúvida, a primeira opção a ser considerada, sendo também de grande relevância para a busca orgânica do Google e SEO. Link de acesso: www.youtube.com

Vantagens

  • Sua altíssima relevância para o SEO do Google.
  • Seu alcance como maior site de vídeos do mundo.
  • Oferece hospedagem e arquivo para os vídeos.
  • Fornece opções de compartilhamento, comentários.
  • Pode ser monitorado, incluindo comentários.
  • Permite patrocinar vídeos e oferece ferramentas de métricas.
  • Permite a criação de playlists e canais para segmentação.
  • Grande potencial viral.

Desvantagens

  • Possui política de termos de uso que pode limitar alguns vídeos.
  • Produzir vídeos despende mais tempo e dinheiro.
  • Não é recomendado para vídeos muito curtos (abaixo de 1 minuto).
  • Seu player pode exibir propagandas de outras empresas.