Marketing Digital

19 mai, 2015

Como aproveitar o melhor dos formatos de conteúdo de 2014

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No ano passado, grandes editoras tiveram de criar uma variedade de artigos contendo listagens com manchetes clicadas e pesquisadas, criando assim um histórico com profundidade. Cada formato funciona para diferentes públicos e contextos, e como os editores repetidamente inserem novos tipos de conteúdo, acabam encontrando várias combinações vencedoras.

Dando uma olhada na estratégia por trás de alguns dos estilos de conteúdo mais populares de 2014, as marcas podem aprender a alavancar e utilizar esses formatos para seu próprio conteúdo.

O instantâneo local

Seja sob a forma de uma lista, mapa interativo, ou artigo, o conteúdo que se concentra em um determinado segmento da população, ou compara e contrasta diversos segmentos, foi um dos mais amplamente partilhados e discutidos.

Exemplo

O The New York Times criou um mapa que representava o paladar de América, mostrando as receitas mais procuradas para Ação de Graças em cada estado: Receitas de Ação de Graças.

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Por que funciona

O conteúdo mais próximo está pessoalmente ligado ao leitor, quanto mais são utilizados, portanto, o conteúdo que está focado em uma determinada área ou região demográfica tem um apelo maior para as pessoas desse grupo. As pessoas sentem pelo menos uma entre duas coisas sobre esse tipo de conteúdo: ou encontram para ser uma representação de sua comunidade, ou discordam sob a forma como eles foram divididos. Em ambos os casos, o parecer é forte e as pessoas querem compartilhar com outras qualquer opinião sobre o conteúdo ou as razões pelas quais o autor não entendeu direito. Além disso, o conteúdo que coloca diferentes lugares ou grupos uns contra os outros aumenta o desejo de uma pessoa em defender sua lealdade para com o seu grupo, bem como curiosidade e conversas quando as pessoas estão genuinamente surpresas ao descobrirem como são diferentes uns dos outros.

Como fazer funcionar

Procure em seus dados de vendas e veja se é possível encontrar todas as tendências interessantes, incluindo diferentes grupos de pessoas que fornecem diferentes produtos ou serviços. Você também pode usar ferramentas de engajamento social e monitoramento sociais para encontrar padrões interessantes no comportamento online. Dependendo do tipo de insights que você descobrir, poderá decidir se um mapa ou outro tipo de gráfico faz mais sentido para apresentar suas descobertas.

Objeções

Investir uma grande quantidade de recursos para produzir uma parte do conteúdo que visa a apenas um grupo de resultados pode parecer ser menos uma oportunidade do que algo abrangente, no entanto, por vezes, quando você tenta cobrir todo seu público de uma vez, acaba não atingindo ninguém em um nível suficientemente profundo. Experimente tanto conteúdo hiperlocal e conteúdo que compare diferentes segmentos locais para ver qual funciona melhor.

A fórmula do sucesso

Seja dando dicas de celebridades específicas ou líderes de negócios, ou então arredondando os pontos em comum entre “todo grande líder” ou “todos os empresários bem-sucedidos”, um conteúdo que ajuda a dar os primeiros passos em busca do segredo do sucesso é um bastante popular. Apenas um passo de uma listagem, esses artigos emparelham conteúdos de primeira pessoa e estatísticas com dicas úteis.

Exemplo

A Forbes criou pesquisas sobre como as pessoas lidam com o estresse e as transformou em dicas sobre como evitá-lo: Como pessoas bem-sucedidas lidam com o estresse.

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Por que funciona

As pessoas querem ser bem sucedidas e procuram conteúdo informativo e de autoajuda, a fim de melhorar a si mesmas. Dicas com histórias e dados reais das pessoas aumentam, em grande proporção, a credibilidade do conselho, dando aos leitores mais razões para acreditar que o conteúdo pode ajudá-los a alcançar seu próprio sucesso.

Como fazer funcionar

Crie a fórmula de sucesso específica para seu nicho. Vá além de entrevistar líderes com pensamentos sobre os seus recursos e conselhos gerais. Entrevistar indivíduos brilhantes nem sempre produz alto tráfego e ações sociais, porque enquanto a pessoa que responder a perguntas for bem sucedida, as perguntas e as respostas não produzirão quaisquer tópicos concretos a partir dos quais os outros possam aprender. Compile horários reais e listas de afazeres que mostram como pessoas eficazes gastam o seu tempo, descreva quais ferramentas são utilizadas por um profissional em seu espaço para realizar determinadas tarefas, ou explique a história por trás dos números que mostram um grupo bem sucedido de pessoas ou o crescimento da empresa. Descarte as recomendações genéricas e clichês para revelar detalhes relevantes que compõem um método que possa ser copiado por outras pessoas.

Objeções

Às vezes, os “passos” a serem seguidos são demasiado simplistas e não completamente desenvolvidos. Por exemplo, dizer “comece definindo objetivos” para que o leitor faça isso por conta própria tem pouco valor e é algo que as pessoas já ouviram antes. Dar exemplos mais específicos sobre os tipos de objetivos a serem definidos, dicas e truques de como definir metas que podem ser obtidas ou manter o controle de metas já traçadas, ou um olhar por trás dos bastidores de um indivíduo bem sucedido que possuía objetivos da marca com os detalhes de como foram alcançados podem transformar o conselho em conteúdo útil.

A história de não-ficção

Enquanto o conteúdo micro pode ter se destacado em 2014, houve também muito conteúdo com formato longo que foi notável no jornalismo. Alguns publishers procuraram colocar nomes e rostos ilustrando fatos frios sobre pobreza, crime e outras questões importantes que às vezes são expostos como meras estatísticas. A combinação de histórias detalhadas e registro fotográfico ou de dados ao lado de visualizações de pesquisas cuidadosas trouxe temas anteriormente ocultos à luz.

Exemplo

A Newsweek contou a história do que realmente acontece em uma das cidades mais perigosas da América em A Cidade mais assassina dos EUA (aka Wilmington, Delaware).

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Por que funciona

Contar histórias com ênfase poderosa será sempre atraente. Fatos humanizados fazem as pessoas se interessarem porque lhes permite relacionar-se com o assunto e leva-as a sentir alguma coisa de certa maneira.

Como fazer funcionar

Comece fazendo perguntas sobre padrões de dados e faça pesquisas para ver se é possível determinar a origem de tendências únicas. Isso não tem que envolver relatórios extensos; uma entrevista com uma pessoa que tem um único ponto de vista pode ser tudo de que você precisa para contar uma história notável.

Objeções

Histórias em profundidade valem o investimento de tempo do leitor se o autor tem algo realmente interessante para compartilhar, de modo que esse formato não é fácil de produzir de forma consistente em todos os assuntos. Isso pode ser um risco se tomar muito tempo para ser produzido em grande escala e não ganhar força. Um grande esforço de conteúdo como esse não deve ser tentado, a menos que a ideia seja controlar as pessoas em seu círculo de influência e exista uma grande estratégia promocional suficiente à sua volta para ajudá-la a decolar.

A lista crowdsourced

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A última tendência em editoras como BuzzFeed e Huffington Post é criar listas de artigos com mensagens que completam as mais engraçadas e mais tristes, ou mais absurdas, histórias de diferentes segmentos no Reddit ou outros fóruns. Editores leem diversos artigos para selecionar o que consideram ser os 10 melhores textos sobre um tópico, e publicam a lista como é ou incluindo novas imagens e comentários. O BuzzFeed também deu um passo além e criou artigos que são apenas perguntas abertas para pessoas que possam respondê-las, criando assim a chance de apresentar em texto futuro somente as melhores respostas.

Exemplo

O BuzzFeed criou a seguinte a pergunta no Reddit “Qual foi a razão mais ridícula que te levou a terminar um relacionamento com alguém?” para este artigo: As 32 razões mais ridículas pelas quais casais se separaram.

Por que funciona

Como qualquer lista de artigos, esse conteúdo tem um bom tamanho, é organizado e fácil de digerir. Ele também economiza tempo evitando que as pessoas leiam histórias medíocres caso estivessem visitando um fórum ou os ajuda a descobrir esse tipo de conteúdo em primeiro lugar, se os usuários não fazem parte de um fórum de usuários do Reddit. Se o editor escolher com precisão os lugares mais interessantes para incluir o conteúdo, ele será bastante informativo e/ou de entretenimento, tornando-se altamente compartilhável.

Como fazer funcionar

Crie a sua própria versão de listagem de artigo compartilhável recolhendo respostas e comentários de usuários, através de depoimentos ou histórias experimentais relevantes. Esses conteúdos podem ser usados ​​para um post de blog ou combinados com elementos visuais para fazer um SlideShare interessante. Ao solicitar abertamente a participação sobre a mídia social para aumentar o envolvimento e iniciar conversas, ou o envio de uma pesquisa, há uma abundância de maneiras de obter informações compartilháveis de seu público.

Objeções

Criar uma lista de respostas de outras pessoas pode parecer preguiçoso e ter um olho crítico para o que as pessoas vão gostar de ler e levar algum tempo para peneirar tópicos e textos intermináveis ainda dá trabalho. Nem todas as marcas devem copiar o BuzzFeed e Huffington Post nesse estilo de listas de artigos com “conteúdo rápido”, porém considerar isso como conteúdo de baixa qualidade também pode ser um erro. Um olhar sobre qualquer um dos estudos de casos de conteúdo patrocinado do BuzzFeed mostra que o editor pode criar uma tremenda alavanca para seu conteúdo. Qualidade deve ser vista nos olhos do leitor e, por isso, quando listagens de artigos como essas estão recebendo milhares de visualizações e compartilhamentos nas mídias sociais, devem ser vistas como inerentemente valiosas para, pelo menos, um determinado grupo de pessoas.

Conteúdo antes de formato

Embora o formato seja importante em cada um dos casos acima, nenhuma dessas listas de artigos teria tido sucesso se não tivessem sido apoiadas com substância. Cada exemplo inclui elementos que compõem um conteúdo forte:

  1. Utilize recursos existentes. Embora cada uma dessas listas de conteúdo seja única, todos elas foram extraídas de fontes de conteúdo ou de dados existentes. Ser criativo com o que já está disponível é um recurso que poupa enorme tempo, bem como uma ótima maneira de incluir o conteúdo relevante e dados para pessoas que se identificam com eles.
  2. Seja específico. Todo o conteúdo é melhor quando é feito com exemplos e histórias de pessoas reais e lugares. Os detalhes são o que traz história para a vida e as torna memoráveis.
  3. Apelar para emoções. Se você quer fazer alguém rir, derrame o seu ego, ou aumente sua preocupação, cada pedaço do conteúdo deve ser vinculado a um objetivo de fazer o leitor sentir alguma coisa. As pessoas têm pouca motivação para se envolver com conteúdo que não altere seu humor ou opinião.

Quando você criar conteúdo para 2015, mantenha a mente aberta para experimentar novos formatos e como esses estilos se mostraram eficazes. Com a combinação certa de conteúdo de formato longo e curto, você pode chegar a todas as partes do seu público, equilibrando seus recursos.

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Amanda Galucci faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: https://moz.com/blog/how-to-repurpose-the-best-content-formats-of-2014. Esta tradução foi feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site.