Marketing Digital

26 ago, 2011

Cauda Longa em marketing digital – a receita para aumentar o ROI e diminuir a dependência de canais

Publicidade

A Cauda Longa (Long Tail) é um conceito de 2004 que ainda está se consolidando no Brasil, principalmente no comércio eletrônico.

É baseado no fato de que milhares de produtos distintos, segmentados,
e vendidos em pouca quantidade têm valor comercial igual aos itens
best-sellers/populares (poucos produtos que geram o maior volume de
vendas) e geralmente são mais rentáveis para a operação. Resumindo, na
web você não deve concentrar seu mix apenas em produtos mais vendidos,
mas também ter o portfólio abrangente para atender os nichos.

Esse conceito logo foi incorporado nas ações de links patrocinados no
Google, que também levam a mesma lógica de que investir em diversas
palavras de nicho é interessante e com retorno muito maior do que as
palavras mais concorridas no leilão.

O que gostaria de colocar para todos que gerenciam campanhas online é
que a cauda longa não se aplica somente à sua estratégia comercial ou
de adwords, é um conceito amplo e que pode (e deve) ser aplicado em
todas as suas ações de marketing digital, principalmente nas ações de
mídia externa.

A concentração de todo o seu budget de marketing em poucos canais
tende a gerar maior dependência e risco. E com isso seu negócio e ROI
(Return on investiment) podem ficar comprometidos com qualquer alteração
na negociação com os veículos, queda pontual de conversão, variação na
audiência etc.

Diversifique seus investimentos em vários canais e veículos. Não
concentre seus investimentos apenas em grandes portais, links
patrocinados e comparadores de preço, como a maioria faz. Esses canais
têm muita importância, pois geram volume, mas o poder de negociação com
eles é, na maioria das vezes, baixo. Por isso é extremamente necessário
abrir outras frentes, como parcerias sem custo baseadas em
desconto/benefício, ações de e-mail marketing, compras coletivas, sites e
portais segmentados etc.

Com certeza, é mais trabalhoso fazer a gestão com essa diversidade de
canais, mas compensará quando perceber que todas essas frentes de mídia
online “long tail” juntas terão números tão expressivos quanto que
mais trazem resultado para você hoje.