Marketing Digital

22 abr, 2008

Bons ventos para a publicidade móvel impulsionam mercado

Publicidade

Com a chegada de grandes portais reconhecidos mundialmente, como Google e Yahoo, às telas dos celulares brasileiros, tornou-se mais visível a importância que essa mídia adquire no mercado publicitário brasileiro. As empresas que visam investir nessa nova mídia ambicionam a vantagem de poder focar seus anúncios no perfil certo do cliente, tendo em vista que o aparelho móvel é exclusivo de cada um e a probabilidade de se direcionar ao “cliente certo”, é maior que em qualquer outra ferramenta.

Com as múltiplas funcionalidades dos celulares, como agendas, câmera e players de músicas, o uso desse meio torna-se constante e insubstituível no dia-a dia. As empresas especializadas querem garantir seu espaço nesse crescente setor.

As mídias portáteis apresentam uma grande facilidade de acesso, pois cada aparelho pode ser facilmente transportado e possui uma interface simples. Além disso, graças ao avanço da tecnologia, o número de serviços disponibilizados pelas operadoras e a qualidade do conteúdo, praticamente duplicaram. Com a implantação da tecnologia 3G no Brasil, a tendência é aumentar ainda mais a velocidade de navegação, qualidade e diversidade nos conteúdos, aproximando-se cada vez mais da internet utilizada nos lares.

O custo de utilização desse novo veículo ainda é uma grande barreira, mas espera-se que com a chegada dos anúncios publicitários em grande escala, os valores cobrados nas tarifas das operadoras tenham uma grande redução, tendo em vista que, com maior investimento em propagandas, menor será a necessidade do público ter acesso ao conteúdo. Outro fator limitante é a dificuldade na operacionalização dos anúncios, fato que pode ser superado com a contratação de empresas especializadas em Ad Operations, afirma o especialista.

É com base nesse contexto, que estamos ingressando nessa área promissora, pois com os serviços de Ad Operations não só será possível atrair novos clientes, como aperfeiçoar os processos dos anúncios já existentes e proporcionar menor gasto na inclusão desses anúncios e maior retorno dos investimentos.

Do mesmo modo que os grandes portais como MSN e Google, as empresas especializadas em Ad Operations sabem da importância desse novo nicho da comunicação e criam soluções especialmente desenvolvidas para atender a essa nova tendência. Afinal, a interatividade proporcionada por essa nova mídia nada seria sem as empresas especializadas para operacionalizar o conteúdo e as propagandas.