Marketing Digital

7 jan, 2011

As redes sociais vendem?

Publicidade

As redes sociais podem ser uma boa ferramenta de marketing para uma
empresa. E o que você pensa ao ler a pergunta “as redes sociais
vendem?”.

Você pode questionar, e dizer que o foco das redes sociais não é a venda e
sim a comunicação (interação) com o os clientes e potenciais clientes
do seu negócio. Essa é uma questão na qual concordo totalmente e tenho obtido
ótimos resultados com essa forma de trabalho.

Mas, elas vendem ou não? 

As redes sociais podem ser usadas de diversas maneiras por empresas, sites,
blogs e por pessoas que não têm um objetivo “comercial” envolvido.

01. Empresas

Podem ter como objetivo o atendimento rápido aos seus clientes e o
monitoramento das suas marcas com o intuito de antecipar alguns fatos indesejáveis.
Pode também servir de termômetro pra avaliar como sua marca/produto está
posicionado e sendo vista pelo mercado. Além disso, as redes sociais podem ser
usadas para interagir com o seu público alvo, realizar promoções, concursos,
sorteios e discussões onde o tema esteja relacionado a um assunto que esteja
ligado a sua empresa ou em qualquer outra forma de interação. 

02. Sites e blogs de conteúdo 

Já os sites e blogs de conteúdo possuem pontos que se assemelham aos
objetivos das empresas, diferenciando no fato que o produto “vendido”
é o conteúdo gerado (artigos, post, vídeos…). E assim como um produto físico
ou uma prestação de serviço, esse conteúdo deve ser de qualidade e diferenciará
um site/blog bom de um ruim. A interação com o público também é fundamental
para avaliar o nível desse conteúdo.

03. Público em geral 

As pessoas, diferentemente das empresas, site ou blogs têm diversos
objetivos ao usar as redes sociais, podendo ser para descontrair, passar o
tempo, divertir, conversar com os amigos, fazer network e muitas outras
coisas que variam de acordo com o tempo disponível de cada ou
da criatividade para uso dessas plataformas.

Agora você deve estar se perguntando por que o título desse artigo é:
as redes sociais vendem? E não algo como: A importância da interação nas redes
sociais.

Saiba que fiz essa introdução para responder. Para empresas, sites, blogs ou
público em geral as redes sociais vendem, mas não da forma direta, elas ocorrem
de forma indireta. Logo abaixo mostrarei como cada um vende o que tem a
oferecer nessa ambiente social. 

Como é com as empresas? 

As empresas vendem seus produtos de várias formas. A partir do momento que
você começa interagir com seus seguidores, oferecer conteúdo significante
e que os direcionem para seu site ou que fortaleçam sua empresa. Também
funciona quando você cria novidades que vão gerar mais visualização da sua
marca, seja com vários RT no twitter, pelo compartilhamento de
informações, pelo botão curtir no Facebook  ou em discussões nas
comunidades no Orkut.

 
As vendas são apenas consequências da interação da sua empresa/marca com o seu
público. Tenho obtido resultados bastante favoráveis com as redes Facebook,
Twitter e Orkut, e vendido muito apenas conversando com o público.

Várias vezes me deparei com vendas provenientes dessas redes, sem mesmo
precisar ter contato direto com o comprador, visto nos relatórios do Google
Analytics (ferramenta gratuita que permite análises do seu site). Em outros
casos, tivemos vendas onde o seu início começou nessas plataformas, mas, depois
continuamos por outros meios (e-mail, telefone, chat…) 

E com os sites e blogs?

Da mesma forma que as empresas, precisam interagir com o público, mas o foco
não é a venda de produtos e sim de publicidade ou outros meios que o
rentabilize. O ponto principal é angariar visitantes para render as opções de
publicidade que é utilizado ali, seja ela por meio de programa de afiliados ou
por venda de pacotes publicitários para empresas. 

Assim, da mesma forma que uma empresa, seu site terá que estar sempre
em contato com seu nicho e gerando conteúdo de qualidade. Na verdade a primeira
coisa que você terá que vender é o seu conteúdo, o título nesse ponto é de
fundamental importância, pois é a porta de entrada para o conteúdo. 

Até aí tudo bem. Mas e uma pessoa, o que ela venderia?

Com essas mudanças na internet e devido à grande influência da web 2.0 as
empresas estão contratando e analisando as pessoas nas redes sociais. É dessa
forma que pessoas também “vendem” a sua marca pessoal (marketing pessoal)
para as outras pessoas e empresas. Uma rede social muito usada para esse fim é
o Linkedin.

Se você já  está empregado ou não está à procura de um
emprego, fica a dica: continue vendendo sua marca pessoal e fique atento ao que
fala nas redes. Há casos de demissões por causa de comentários inadequados deixados
na web, e até outras não foram contratadas por participarem de determinadas
comunidades no Orkut. Eu não gostaria de contratar uma pessoa que participa
da comunidade “Eu sou muito preguiçoso”, e você?