Marketing Digital

23 abr, 2014

5 boas práticas (e mais alguns truques) para otimizar as meta tags do Facebook

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O Facebook faz o rastreamento das configurações de compartilhamento do conteúdo de um site através de um tipo especial de meta tags: as Open Graph (OG).

No Facebook: a imagem exibida não é relacionada com a notícia compartilhada.
No Facebook: a imagem exibida não é relacionada com a notícia compartilhada.

Parece pouco, mas a associação equivocada entre um conteúdo e uma imagem pode causar constrangimentos e até contar negativamente para uma campanha ou a marca de uma empresa.

Para trabalhar com as OG meta tags de forma eficiente existem alguns cuidados e boas práticas a serem seguidos. Assim, o conteúdo compartilhado é melhor apresentado e problemas e equívocos são evitados.

1. Use as OG meta tags apropriadas

Elas devem ser adicionadas dentro do <head> na página HTML. A maioria delas deve ser configurada dinamicamente, de acordo com o conteúdo em questão.

As meta tags básicas que devem ser implementadas são:

  • og:title – o título do artigo;
  • og:site_name – o nome do site (não a URL);
  • og:url – a URL exclusiva do artigo; ela deve ser única, ‘limpa’ (não incluir variáveis de sessão ou parâmetros) e corresponder a URL canônica usado para o SEO;
  • og:description – uma descrição resumida (no máximo 4 frases) do que se trata o conteúdo em questão; é opcional, mas pode melhorar a velocidade em que os links são lidos e compartilhados;
  • og:image – uma imagem relacionada ao conteúdo;
  • og:type – o tipo de conteúdo; se não for especificado, por padrão o tipo será website; isso pode ocasionar algum erro se você tentar compartilhar um artigo, por exemplo; há  tipos prédefinidos e novos podem ser criados através do Open Graph.

Pulo do gato: Use caminho absoluto na declaração de url e imagem; caso contrário, não vai funcionar.

2. Declare o ID do app do Facebook

Declarado na meta tag fb:app_id, o identificador único permite ao Facebook saber a identidade do seu site. Esse parâmetro é crucial para a comunicação entre o Facebook e um sistema externo.

Lembrando que somente a partir de uma conta de desenvolvedor válida é que se pode criar um aplicativo no Facebook.

Pulo do gato: Desde uma atualização de plataforma, em abril do ano passado, um novo aplicatvo no Facebook é criado em modo sandbox. Ou seja, ele é acessível somente ao desenvolvedor e usuários com permissão. É necessário desativar o modo sandbox para que o aplicativo se torne visível e utilizável para os compartilhamentos públicos.

3) Inclua os namespaces necessários

Como é possível notar, as meta tags do Facebook usam namespaces próprios: og:, fb:article:. Para que as meta tags sejam corretamente reconhecidas é preciso defini-las no atributo prefix do <head>, da seguinte forma:

<head prefix="og: http://ogp.me/ns# fb: http://ogp.me/ns/fb# article:
http://ogp.me/ns/article#">

Anteriormente, o namespace era declarado no  <html> com o parâmetro xmlns. Como a W3C não valida o código com essa declaração, o protocolo Open Graph sugere a declaração no <head> com o parâmetro prefix.

4. Defina imagens nos tamanhos certos

O facebook recomenda o uso de imagens com tamanho mínimo de 600×315 pixels para exibir os conteúdos compartilhados com imagens grandes. Caso a imagem seja menor que isso, ela será exibida em tamanho reduzido.

 

No primeiro caso, a imagem definida está dentro do tamanho mínimo recomendado; no segundo, a imagem é menor que 600x315 pixels.
No primeiro caso, a imagem definida está dentro do tamanho mínimo recomendado; no segundo, a imagem é menor que 600×315 pixels.

Para dispositivos de alta resolução, a recomendação é usar imagens de no mínimo 1200×630 pixels.

Pulo do gato: Para evitar cortes nas imagens, procure mantê-las na proporção de 1.91:1.

5. Use o Debug Tool

O Facebook oferece uma ferramenta própria de depuração de errosEla aponta os erros de configuração das meta tags e dá dicas de como corrigi-los.

Pulo do gato: o API do Facebook guarda cache das definições das OG meta tags; usando o debug tool você também reinicia essas configurações.

Para saber mais:

 

 

 

 

E se você tiver alguma experiência a acrescentar sobre as OG meta tags, compartilhe com a gente nos comentários.