Iniciando um novo artigo para o iMasters, falaremos hoje sobre novas tecnologias para e-learning, voltando nossa atenção aos tablets. Vamos falar do novo Adobe Captivate 5.5, um software que permite a criação e manutenção de conteúdo para educação à distância e que permite publicar material específico para tablets.
Atualmente, quando falamos em tablets, temos diversos modelos, separados em três sistemas operacionais principais: iOS, da Apple; Android, do Google; e o BlackBerry Tablet OS. Isso sem falar em todos os outros SO e o Windows para tablet.
iOS e Android são os mais populares e dominam o mercado, com aplicativos diferenciados que permitem enxergar esses aparelhos de uma forma diferente e inovadora. E a Adobe, que não poderia ficar de fora desse mundo mobile, vem transformando seus produtos e os deixando cada vez mais inteligentes e com melhor sincronização aos dispositivos como os tablets.
Recentemente a Adobe lançou o Captivate 5.5, e vamos falar hoje sobre o novo visual e das saídas para Mobile e YouTube direto do Captivate.
Para iniciar, vamos visualizar a tela de abertura do novo Adobe Captivate 5.5, veremos quais os formatos que poderemos usar nos novos projetos em formatos para tablets e também para YouTube:
Clicando na opção New Project, teremos uma nova janela de diálogo, na qual poderemos escolher dentre as opções para desenvolver nosso projeto:
Em meu projeto, escolhi a opção iPad. Em seguida, cliquei em OK e temos nosso palco no tamanho exato do dispositivo móvel.
Depois de construir seu projeto, é muito simples para publicar: basta ir ao menu “File > Publish” e você terá uma nova janela para realizar a publicação do projeto. Na imagem abaixo, você verá que ele já mostra o processo de publicação para o iPad, foi que nossa escolha feita para esse exemplo.
Veja que na opção “Select Type” temos o formato “MP4 Vídeo” ou seja, nosso projeto para iOS será em formato de vídeo, mas assim perderá toda a interatividade existente – um exemplo são os Quiz, que perdem a formatação, já que o arquivo é SWF mas, na conversão, passa a ser como vídeo.
Devemos definir um nome e um título para o projeto em Project Title.
Em Folder, defina o caminho a ser publicado.
Podemos modificar o formato de publicação na opção “Select Present”.
Na opção “Customize Video Settings”, podemos customizar o vídeo, deixando-o mais leve, reduzindo seu bitrate (taxa de transferência). Temos dois formatos:
- CBR (Constant Bitrate, transmissão constante de bits ou dados)
- VBR (Variable Bitrate, que trabalha em uma variação de transmissão de bits ou de dados)
Enquanto no CBR, que é constante, temos uma economia de espaço mais eficiente, o formato VBR apresenta uma melhor eficiência de qualidade de áudio e vídeo – ou seja, teremos um arquivo maior, porém com mais qualidade.
Feitas as modificações, você pode clicar no botão “Publish”.
Para o formato de publicação para o YouTube, você precisa ter uma conta no site de vídeos.
Para poder publicar diretamente no YouTube, devemos ir ao menu File > Publish To Youtube.
Após digitar seu nome de usuário e senha, faça as seguintes configurações:
- Title – o título do seu vídeo
- Description – adicionar uma breve descrição do vídeo
- Tags – palavras-chave através das quais deseja que seu vídeo seja localizado no YouTube
- Category – Categoria do vídeo
- Privacy – Dizer se seu vídeo será Publico ou Privado
Aceite os termos e clique no botão Upload.
Para poder visualizar seu vídeo em seu iPad, você deve encaminhar via iTunes. Para outros dispositivos, é só disponibilizar o link para que os usuários façam o download, ou acessem via YouTube.
Até a próxima!