E-commerce

3 mar, 2015

Fluxo de transação de Cartão de Crédito no seu e-commerce – um glossário da Rede

Publicidade

Autorização

TOTAL: O parâmetro “TOTAL” deverá conter o valor total da transação. Esse valor deverá ser separado por “.” (ponto). Exemplo: 34.60. Não deve conter separador de milhar. É obrigatória a existência de duas casas decimais.

TRANSAÇÃO: O parâmetro “TRANSAÇÃO” deverá conter o código do tipo de transação a ser processada, de acordo com a tabela a seguir:

glossario01

PARCELAS: O parâmetro “PARCELAS” deverá conter o número de parcelas da transação. Ele deverá ser preenchido com o valor “00” (zero zero) quando o parâmetro “TRANSACAO” for “04” ou “39”, isto é, à vista. Não é possível efetuar transações parceladas para cartões emitidos fora do Brasil. Trata-se de uma regra dos emissores estrangeiros.

FILIAÇÃO: O parâmetro “FILIAÇÃO” deverá conter o número de filiação do estabelecimento cadastrado com a Rede.

NUMPEDIDO: O parâmetro “NUMPEDIDO” deverá conter o número do pedido referência da loja. Esse campo poderá ser preenchido de acordo com a política interna do estabelecimento e deve ser “tratado” nos casos de pedidos duplicados pelo seu próprio sistema. O sistema da Rede não valida esse parâmetro. Não utilizar caracteres especiais (acentuação). Campo obrigatório.

NRCARTAO: O parâmetro “NRCARTAO” deverá conter o número do cartão de crédito do portador, que pode ser MasterCard, Diners, Hipercard, Hiper ou Visa. Não são aceitos cartões de débito.

CVC2: O parâmetro “CVC2” deverá conter o código de segurança do cartão com três posições numéricas.

ANO: O parâmetro “ANO” deverá conter o ano de validade do cartão do portador com duas posições (FORMATO AA).

MES: O parâmetro “MES” deverá conter o mês de validade do cartão do portador com duas posições (FORMATO MM).

PORTADOR: O parâmetro “PORTADOR” deverá conter o nome do portador da forma que foi informado por ele.

CONFTXN: Caso esse parâmetro não seja preenchido com S, o sistema entende que é necessário fazer uma confirmação manual, utilizando o método ConfirmTxn. O estabelecimento tem até 2 minutos para executar essa confirmação manual após a autorização.

Mensagem de retorno de uma operação “GETAUTHORIZED”

CODRET: O parâmetro “CODRET” retornará o código de erro se houver algum problema no processamento da transação, ou se o emissor não autorizá-la por qualquer motivo. Vide tabela “Código de Erro para Autorização”. Este código é devolvido apenas para transações não autorizadas.

MSGRET: O parâmetro “MSGRET” retornará a mensagem correspondente ao código de erro “CODRET” se houver algum problema no processamento da transação ou se o emissor não autorizá-la por qualquer motivo. Vide tabela “Código de Erro para Autorização”.

DATA: O parâmetro “DATA” retornará a data em que a transação foi autorizada (no formato AAAAMMDD).

NUMPEDIDO: O parâmetro “NUMPEDIDO” retornará o número do pedido que foi informado pelo estabelecimento na chamada da operação. O sistema da Rede não fará consistência deste parâmetro.

NUMAUTOR: O parâmetro “NUMAUTOR” retornará o número de autorização da transação.

NUMCV: O parâmetro “NUMCV” retornará o número do comprovante de venda da transação.

NUMAUTENT: O parâmetro “NUMAUTENT” retornará o número de autenticação da transação.

NUMSQN: O parâmetro “NUMSQN” retornará o número sequencial único da transação.

ORIGEM_BIN: O parâmetro “ORIGEM_BIN” retornará o código de nacionalidade do emissor do cartão validado. O estabelecimento poderá optar por rejeitar transações de emissores estrangeiros (emitidos fora do Brasil) por meio do tratamento deste parâmetro. Nos casos de bandeiras, Mastercard, Diners, Hipercard e Hiper, este parâmetro é retornado com o padrão de três caracteres para designar o país emissor (Exemplo: BRA para Brasil). Na situação de bandeira Visa, esse parâmetro é retornado com o padrão de dois caracteres para designar o país emissor (Exemplo: BR para Brasil).

CONFCODRET: O parâmetro “CONFCODRET” devolverá o código de retorno da confirmação da transação.

CONFMSGRET: O parâmetro “CONFMSGRET” devolverá a mensagem de retorno da confirmação da transação.

Pré-autorização

NUMAUTOR: O parâmetro “NUMAUTOR” deverá conter exatamente o mesmo nº de autorização da transação que foi retornado pela Rede no campo “NUMAUTOR” na segunda etapa do fluxo. Por exemplo: Se foi retornado o nº 012345, a loja virtual deverá enviar o nº 012345 e não 12345 (não deve suprimir o valor “0” – zero). Podem ocorrer casos em que nesse parâmetro constem letras, e, portanto, também será necessário retornar exatamente a informação enviada. Caso tenha letra maiúscula, não poderá ser enviada minúscula, pois a mesma não será confirmada. Por exemplo: se for informado T12345 a loja virtual deverá enviar T12345, e não t12345.

NUMCV: O parâmetro “NUMCV” deverá conter o número do comprovante de venda da transação que foi retornado pela Rede no Passo 1 (método GETAUTHORIZED) .

USR: O parâmetro “USR” deverá conter um código de usuário cadastrado na REDE pelo lojista.

PWD: O parâmetro “PWD” deverá conter a senha de acesso cadastrado na REDE pelo lojista.