E-commerce

2 dez, 2015

Estratégias aplicadas de gamification para e-commerce

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Em nosso último artigo ficamos de comentar mais exemplos de gamification que podem ser utilizados no e-commerce.

Como todos já conhecem, um exemplo já bastante utilizado é o programa de pontos e/ou fidelização: muitas lojas estão aderindo cada vez mais a essa estratégia que, apesar de parecer já “manjada”, tem atraído muitos consumidores. Quem não faz uma compra no cartão de crédito já pensando em seu programa de pontos? Ou então, quem não gostaria de ganhar pontos, sem ao menos realizar uma compra?

Sim, podem ser utilizadas estratégias de obtenção de pontos de bônus diários, de uma forma em que os clientes retornem ao site não apenas quando eles precisam comprar alguma coisa, mas todos os dias.

Há também os já conhecidos programas de fidelização, que não incluem pontos, mas incluem descontos sobre as próximas compras, dependendo do que já foi comprado naquela loja. Essa lealdade a programas de recompensas ajudam a aumentar o valor médio de pedidos e o número de clientes que retornam ao site. 

Emblemas (badges): neste caso, os clientes podem ser estimulados a concluir tarefas (ou compras) de forma a obterem emblemas (badges) para tal. Ao receber um emblema, o cliente poderá integrar-se a um grupo que possui privilégios. Por exemplo: clientes que realizaram comentários e realizam uma quantidade X de compras, se tornam VIPs.

Fãs e gostos (levels): as pessoas gostam de ser notadas e a prova disso é a busca por likes e comentários em suas redes sociais. Isso pode ser utilizado como técnica para o e-commerce. Os usuários podem postar comentários de outras pessoas e escrever seu próprio comentário para ganhar pontos. Ao ver ações de outros usuários, vai se formando uma comunidade dentro da loja e formando níveis para usuários.

Jogos: AliExpress já utilizou dessa estratégia, é um exemplo onde os clientes podem jogar e ganhar cupons.

Competições: normalmente, as competições são lançadas antes dos feriados. Isso ajuda a ganhar clientes que preferem uma loja à outra, se ganhar alguma coisa. Por exemplo, Amasty realizou um jogo de caça ao ovo antes da Páscoa. Atualmente, está com cupons com tema do Halloween.

Independente de qual estratégia adotar, o principal objetivo é construir confiança e lealdade e assim vender produtos aos clientes, não criar um jogo popular, um Minecraft…

Outro exemplo de site de comércio eletrônico que vincula branding e jogos é o Home Shopping Network, que tem um conjunto completo de jogos em seu site, juntamente com leaderboards e prêmios que vão para os jogadores.

Os jogadores compartilham suas pontuações para suas conexões de mídia social por meio de mensagens de marca, modelo, nome e site da HSN atingem outras pessoas de forma que elas sejam incentivadas a acessar os jogos e entrar no site da HSN para ter suas próprias experiências de engajamento com a marca.

As mídias sociais são ótimas para atrair clientes. Pode-se ainda desenvolver jogos de mídia social para interagir com eles. Não é preciso muito dinheiro para isso. Jogos de quebra cabeças já pode ser um exemplo a ser utilizado.

A meta é tentar levar as pessoas a compartilharem suas pontuações mais altas com amigos das redes sociais, considerando que as pessoas são naturalmente competitivas e querem mostrar o quão atingiram.

É importante antes de lançar uma estratégia de gamification no e-commerce, detectar o comportamento dos clientes, que podem ser classificados como atingidores, exploradores, socializadores e matadores. Tema do nosso próximo artigo.