E-commerce

4 mar, 2015

Entendendo o fluxo de uma transação de Cartão de Crédito no seu e-commerce

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O fluxo de uma operação financeira de pagamento com Cartão de Crédito em uma loja online parece ser complicado, mas é muito mais simples do que se imagina.

Não é preciso, necessariamente, contratar um gateway de pagamento ou um intermediador para realizar uma transação online. Basta que o lojista esteja conectado a um adquirente. Veja:

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Para capturar uma transação de crédito existem duas formas: a pré-autorização e a autorização.

  • Qual a diferença entre elas?

A pré-autorização é uma transação de crédito que reserva um determinado valor do limite do cartão de crédito do cliente por um determinado período de tempo, garantindo posteriormente ao estabelecimento o recebimento do valor pelo serviço prestado.

Por exemplo: ao fazer a reserva de um hotel pela internet, o hotel solicita o “bloqueio” do valor da estadia no seu limite de crédito. Após a sua estadia, quando você fizer check-out, o valor será cobrado e lançado na sua fatura.

A pré-autorização não é obrigatória.

Já a autorização é uma transação enviada ao emissor do cartão com retorno imediato, que poderá ser “aprovada” ou “negada”.

Com os tipos de transação de cartão de crédito mais esclarecidos, podemos falar sobre a parte técnica. Para exemplificar, vamos ver como funciona a autorização e a pré-autorização na Rede.

A Rede é uma das companhias líderes no mercado nacional de meios eletrônicos de pagamento, responsável por credenciamento, captura, transmissão, processamento e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito.

Parte técnica da autorização na Rede

Passo 1: É preciso utilizar o método GETAUTHORIZED. Em caso de sucesso, esse método retorna informações sobre a autorização (número do CV, número da autorização, entre outros). Em caso de erro ou autorização negada, envia código e mensagem com o motivo de negativa da transação. Para fazer uma autorização, o lojista deverá enviar os seguintes parâmetros para a Rede:

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É muito importante enviar todos os parâmetros detalhados acima para que a autorização aconteça. Caso algum desses dados não seja utilizado, o lojista deverá enviá-lo com valor vazio. Os dados do portador do cartão (cartão, validade, CVC2, etc.) não devem ser armazenados pelo lojista, apenas trafegados no momento do pedido do código de autorização da transação.

Confira o que significa cada campo no “Glossário”

  • Parte técnica da pré-autorização na Rede

Passo 1: Utilizar o método GETAUTHORIZED, já detalhado na autorização.

Passo 2: Utilizar o método CONFPREAUTHORIZATION. Neste modelo de transação, o emissor do cartão (normalmente um banco) autoriza a transação “bloqueando” uma parte do limite do portador do cartão. A transação ficará pendente, aguardando a confirmação que pode ser feita até 30 dias depois da autorização. O parâmetro “MSGRET” responderá à mensagem de status da solicitação correspondente ao código retornado no parâmetro “CODRET” (saiba mais em “Como é a mensagem de retorno de uma operação ‘GETAUTHORIZED’”). Para realizar a confirmação do Passo1 da transação de pré-autorização é necessária a autenticação de Usuário e Senha, e validação do cadastramento. No método CONFPREAUTHORIZATION, o lojista deverá enviar os parâmetros para a Rede:

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Confira o que significa cada campo no “Glossário”

Como é a mensagem de retorno de uma operação “GETAUTHORIZED”?

A mensagem de retorno da operação “GETAUTHORIZED” será enviada em XML:

<?xml version=”1.0” encoding=”utf-8”?>
<AUTHORIZATION>
<CODRET>9</CODRET>
<MSGRET>Mensagem</MSGRET>
<NUMPEDIDO>string</NUMPEDIDO>
<DATA>99999999</DATA>
<NUMAUTOR>999999</NUMAUTOR>
<NUMCV>999999999</NUMCV>
<NUMAUTENT>999999</NUMAUTENT>
<NUMSQN>999999999</NUMSQN>
<ORIGEM_BIN>XXX</ORIGEM_BIN>
<CONFCODRET>9</CONFCODRET>
<CONFMSGRET>Mensagem</CONFMSGRET>
</AUTHORIZATION>

Veja quais são os parâmetros da mensagem de retorno:

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Considera-se uma transação como APROVADA somente quando o parâmetro CODRET estiver zerado (0) e o parâmetro NUMCV estiver diferente de vazio. Em qualquer outra situação, a transação NÃO está APROVADA.

Confira o que significa cada campo no “Glossário”

Em resumo, o papel da adquirente é essencial no processo de pagamento de um e-commerce. No entanto, não é necessária a utilização de ferramentas de pagamento complexas para viabilizar isso.