.NET

5 abr, 2021

Integração Vue JS e Asp.Net Core: receita de sucesso do Sorte Online

100 visualizações
Publicidade

Muito tem acontecido em torno do ecossistema Asp.NET recentemente, e eu que pensava que a Microsoft ia ficar pra trás. São tantas novidades no mercado que fica difícil encontrar solidez e desempenho para arquitetar aplicações que gerem um resultado satisfatório.

A união das ferramentas

O Vue js possibilita criar aplicações de forma reativa e faz a utilização de um DOM virtual, o que faz com que seja extremamente performático na maioria das situações. Além disso, conta com uma arquitetura muito bem estruturada por meio da criação de componentes reusáveis, sendo bem simples de se trabalhar e se destacando pela sua simplicidade, sua progressividade e sua flexibilidade.

Asp.Net Core: bem estruturado, facilidade ao desenvolver e expor web service REST com Web Api. Alta performance, open-source e cross-platform para criação de aplicações modernas, conectadas à internet e baseadas em nuvem.

A necessidade Sorte Online

Uma das soluções adotadas aqui no Sorte Online foi unir um framework sólido para a criação de aplicações e uma base excepcional que oferecesse escalabilidade e segurança. Enxergou-se a necessidade de uma solução, com mobilidade sem filas, com segurança e que centralizasse os apostadores de loterias brasileiras. Desenvolveu-se aí um novo ecossistema atendendo a todas as necessidades.

O que isso impacta no usuário

Fácil navegação, estrutura interativa e responsiva, agilidade nos processos de acesso a dados com segurança, tanto nas transações, quanto naqueles momentos em que o usuário ainda não se decidiu em que loteria apostar. Diminuiu-se as filas em lotéricas, proporcionando uma solução que pode ser acessada na comodidade de sua residência ou, até mesmo, fora dela.

Do ponto de vista técnico

Vejo que ambos atuam de maneira bem estável atendendo a demanda atual mesmo nos altos fluxos de acessos. Mesmo em grandes gargalos, tiram de letra com robustez.

Se formos analisar a fundo, vamos encontrar desvantagens no vue, como o excesso de flexibilidade. Por não ser um framework muito opinativo, acaba gerando um problema na hora da padronização em projetos de maior escalabilidade. Tem recursos um pouco mais limitados em relação a outros frameworks SPA. É versátil em um ecossistema incremental e progressivo de excelente desempenho.

Com ele, temos todas as ferramentas que precisamos para criar as melhores aplicações que pudermos imaginar, com uma experiência incrível, tanto para nós, desenvolvedores, quanto para o cliente final. Lembrando que a maioria dos desafios mais comuns já têm uma solução consolidada e, provavelmente, muito bem documentada, basta que as usemos da melhor forma. Afinal, a comunidade é gigante e apaixonada.

Leia também: Strangler Pattern: como migrar um monólito para microsserviços

No .Net temos um open source, multiplataforma, boa documentação, solidez, sem falar que já foi testado pra caramba. E se você pesquisar na vasta comunidade, certamente alguém já passou por um problema como o seu. E mesmo que o SignalR esteja sendo muito eficiente, ainda pode haver alguns engasgos na comunicação do cliente com o servidor.

Principalmente, porque qualquer interação do usuário com a aplicação precisa ser enviada para o servidor, processada e um DOM resultante retornado. Outro fator é que se a comunicação com o servidor for perdida, o estado da aplicação também será perdido, e por enquanto não há muitas soluções para este cenário.

Observo que essa união foi uma grande sacada, não só de mercado mas também um impacto positivo no quesito inovação, tanto em possibilidades futuras, quanto pela proporção que ela pode oferecer para quem desenvolve e para o usuário final.

Aos Colegas Devs

Alguns têm dificuldade de se adaptar ao uso do Vue JS pela complexidade do paradigma reativo, que é levado bem a sério nos princípios da programação, o que pode trazer um pouco de dificuldade no começo.

Mas minha principal motivação no seu uso é o Workflow que oferece uma experiência flexível e permite que eu faça as coisas funcionarem do jeito que desejo no meu ambiente.

Leia também: PWA: tecnologia que ajudou a transformar o Sorte Online

Já no .Net Core framework, dispomos de um código aberto, gratuito e com ótimo desempenho, construído para suportar testes. Utiliza C#, uma linguagem bem consolidada no mercado, além de oferecer a opção de não utilizar Javascript para desenvolvimento do front, utilizando apenas o C# com o Blazor.

Em meu ponto de vista, vale muito a pena utilizar Vue Js e Asp.Net. Essas ferramentas agilizam o desenvolvimento e escalabilidade, além de formarem uma ótima stack.

Oportunidade para os Devs

O Sorte Online tem crescido todos os anos e por isso estamos contratando novos desenvolvedores. Se você é dev e quer trabalhar com a gente, entre em contato com nosso time pelo e-mail recruta@sorteonline.com.br.

Se preferir, você pode descobrir as vagas disponíveis no nosso site de oportunidades.

Leia também: Por que um desenvolvedor trabalharia no Sorte Online? Quatro motivos simples

Sobre o Sorte Online

O Sorte Online é uma empresa brasileira nascida em 2003. Somos o maior Grupo de SERVIÇOS LOTÉRICOS do país. Facilitamos a vida do apostador, através da tecnologia, oferecemos a todos a possibilidade de participar dos sorteios das loterias oficiais da Caixa.

AUMENTAMOS SUAS CHANCES DE PREMIAÇÃO, com sugestões de jogos elaborados com combinações matemáticas e filtros inteligentes, para participação individual ou em grupos de apostadores.

Você pode contratar nossos serviços 24 horas por dia, 7 dias da semana, e sem as filas das lotéricas! E ainda conta com as mais diversas formas de pagamento, como boleto, transferência eletrônica, cartões de crédito, etc.

Já repassamos mais de R$ 100 MILHÕES em prêmios aos nossos apostadores. Para saber mais, acesse nosso site.