Neste artigo estou trabalhando com o Visual Studio 2008 Express.
O Visual Studio dá-nos a possibilidade de trabalhar dados com o SQLServer de uma maneira muito simples, sem a necessidade de abrir qualquer interface da base de dados diretamente.
Iniciamos um novo projeto no Visual Studio (Windows Forms Application).
Com o botão do direito do mouse na raiz do projeto em Solution Explorer, adicionamos um novo arquivo, Service-based Database. Podemos dar o mesmo nome do projeto criado, no meu caso ficou com o nome App01.mdf.
Quando aparecer a opção para escolher os objectos (tables, etc), dê Cancel. Esta operação criará o arquivo .mdf, que fará a ligação entre a aplicação e a base de dados. Neste momento, na barra Database Explorer, já deve estar visível a ligação à base de dados.
Podemos agora adicionar tabelas à nossa base de dados. Clique no botão direito do mouse em Tables e selecione Add New Table. Iremos criar duas tabelas, em que uma delas irá buscar valores na outra, obrigando assim a existência de uma Foreign Key, que reforça a integridade e relação das tabelas na base de dados.
Inserimos os campos de cada uma das tabelas conforme a imagem abaixo:
Não esquecer de colocar a primary key no campo ID e colocar o mesmo como auto-increment para que incremente o número do ID automaticamente.
Agora, para podermos relacionar as duas tabelas de uma maneira simples, vamos de novo ao painel Databases Explorer e em Database Diagrams, com o botão direito do rato, Add New Diagram. Aparecerá uma janela a avisar que o servidor tem falta de alguns objectos para criar um diagrama, seleccionamos o botão Sim e continuamos.
Logo a seguir surge uma janela com a listagem das tabelas existentes, seleccionamos cada uma delas e seleccionamos o botão Add para inserir as mesmas na área de trabalho dos diagramas.
Para associar a chave primária da tabela Paises à chave estrangeira da tabela Clientes clique no ID da tabela Paises e sem largar arraste até ao campo PaisID, largue o botão do rato aí.
Estará feito o relacionamento entre tabelas. Grave e pode sair dos diagramas.
Agora vamos inserir alguns dados nas tabelas para testar a integridade do relacionamento feito. Para inserir dados nas tabelas vá ao painel Databases Explorer e em tables, clique direito do rato e Show Table Data.
Insira dados da tabela Paises em primeiro lugar pois vão ser necessários na tabela Clientes.
Na tabela Clientes, no campo PaisID, coloque o número de ID do respectivo país (tabelas Paises).
Depois de inseridos dados em ambas as tabelas (tem de utilizar os dois países) experimente apagar um dos registros na tabela Paises.
Irá aparecer a mensagem dizendo que existem dados na tabela Clientes a utilizar os dados que pretende eliminar. Esta é uma alternativa de fácil utilização para manipular dados e tabelas no SQLServer.
Abraços!