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31 ago, 2009

Falando de SEO tecnicamente

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SEO (Search Engine Optimizaion) é um conjunto de estratégias e técnicas cujo objetivo é a potencialização e melhoramento do posicionamento de um site nos resultados orgânicos* de um motor de busca.

Atualmente a internet é um meio de comunicação, e logo de divulgação, com mais expressão em todo o mundo, e se tornou num meio global, sem barreiras, sem fronteiras e principalmente sem limites. Contrariamente a outros meios como a televisão ou o rádio, a internet chega a todo o mundo e um site (canal) pode entrar em qualquer país (exceto poucas excepções como a China, Irão, etc.).

Por este motivo é cada vez mais imperativo que uma presença na internet tenha o retorno devido, retorno esse que é traduzido em visitas. O número dessas visitas serão maiores quanto maior for a sua divulgação.

Importância do SEO

A importância revelada pelo SEO pode ser verificada no investimento cada vez maior das empresas em pessoal especializado que dinamize os seus portais e os faça aparecer nos motores de busca, sem falar na publicidade pay-per-click.

O SEO tem provado ser um dos mecanismos de marketing mais eficientes no que se refere a custo-benefício.

O primeiro local que nos lembramos quando necessitamos pesquisar qualquer serviço ou produto é a internet, e naturalmente a primeira opção e a mais óbvia é um motor de busca (Google, Bing, UOL, Sapo, etc.).

A otimização do site para os motores de busca vai trazer mais visitas e, logo, mais potencial de vendas/negócio.

PageRank do Google

Incontornavelmente, o Google é o motor de busca mais utilizado em todo o mundo e, como consequência, o mais desejado pelos profissionais de SEO.

O Google utiliza critérios de pontuação dos sites, que vão gerar a “lista” do PageRank. Esses critérios são separados em internos e externos (ao site).

Os critérios internos estão relacionados com a correta utilização de padrões web na escrita do código HTML. Exemplo disso é a construção de urls claras, títulos de páginas racionais e correta utilização de tags.

A parte externa tem a ver com o relacionamento que o site tem com outros, ou seja, a quantidade de links apontados para ele.

O conjunto destes fatores reúne uma pontuação que ajuda o Google a reunir palavras de relevância e quais as palavras-chave relacionadas.

Assim funciona o Google PageRank.

Abaixo se descrevem as principais técnicas, não só para o Google PageRank, mas também para a indexação nos outros motores de busca.

Técnicas de SEO

1. Um dos primeiros passos a ter em conta é examinar o site com um “rastreador” (text browser) de texto como é o caso do Lynx para analisar toda a estrutura. O Lynx vê o conteúdo de um site da mesma maneira de um search spyder (web crowler).

Caso o Lynx não consiga ver (ou ler) conteúdos, como JavaScript, cookies, IDs de sessão, frames, DHTML ou Flash, então os motores de busca também não conseguirão ver.

Outro exemplo onde se pode fazer essa simulação é no webmaster toolkit.

2. O servidor deve suportar “If-Modified-Since HTML head”. Isto possibilita que o servidor responda aos web crawlers lançados pelos motores de busca, se as páginas foram ou não modificadas a fim de atualizarem os conteúdos nas listas de pesquisa.

Quando esse pedido é feito, o servidor responde com o código 200 (ok) ou 304 (não modificado). Quando o “If-Modified-Since” não é suportado, a atualização das páginas na base de dados dos motores de busca podem ser mais morosas.

3. Coloque um arquivo robots.txt no servidor para informar os web crawlers quais os diretórios que podem ou não ser rastreados. Para criar um destes arquivos, veja o site Get Robots.txt,onde são dados todos os parâmetros de criação.

4. Outro aspecto importante a ter em conta é a compatibilidade com os diversos browsers (Firefox, Internet Explorer, Opera, etc.). Embora os Web Standards sejam cada vez mais respeitados pelas empresas, existem alguns casos que persistem em deixar sempre algo de fora, como é o caso do Internet Explorer. Infelizmente isto obriga a testes de compatibilidade e a modificações muitas vezes demoradas e indesejadas.

5. A utilização correta de tags e meta tags é outro aspecto a ter em conta, pois são estas que fornecem a maior parte da informação indexada pelos motores de busca.

Para além da utilização das tags <h1> e <h2> em títulos, que se revelam muito eficazes, nunca podem faltar as meta tags Keywords, Description e robots como no exemplo a seguir:

<meta name=”Description” content=”Descrição da página ou do site.” />

<meta name=”Keywords” content=”vendas, carros, marcas, modelos” />

<meta name=”robots” content=”ALL” />

6. Não devemos esquecer que a arquitetura e hierarquia de pastas do site deve ser a mais correta possível, para que exista uma estrutura de links simples (melhor navegabilidade) tanto para o usuário, como para o robot.

A descrição das imagens (alt e title), assim como o posicionamento correto de toda a informação, é importante pois, como pode ser observado numa das ferramentas de verificação da informação do site (vista por um robot), tudo é observado.

Estes são os aspectos e técnicas fundamentais para que um site tenha maior visibilidade num motor de busca e como consequência disso um maior retorno do investimento. É certo que muitas outras técnicas existem.

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(*) Os resultados orgânicos são as listagens (resultados e pesquisa) dos motores de busca que não incluem publicidade paga e anúncios (pay-per-click) exibidos entre os resultados. São resultados que têm como base a relevância de uma palavra-chave numa página de um website.

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