.NET

28 jun, 2010

Plugins para criar um site multi-língua com WordPress

Publicidade

Depois de termos explicado como criar um site de games flash em WordPress e como criar um site de emprego em WordPress, hoje continuamos a nossa série de artigos com mais 5 plugins para, desta vez, criar um site multi-língua em WordPress. Muitos blogueiros têm dificuldade em encontrar um bom tradutor automático, enquanto outros têm dificuldade em encontrar uma solução multi-língua que lhes permita escrever em várias línguas nos seus blogs. Diante disso, decidimos pesquisar um pouco e trazer-lhe algumas soluções para você utilizar nos seus blogs WordPress.

1. WPML.ORG

O plugin WordPress Multilingual é provavelmente um dos mais poderosos disponíveis no mercado de desenvolvimento para WordPress. Embora ofereça um guia completo para iniciantes, navegação lateral no painel administrativo do seu blog, navegação em árvore e navegação na barra lateral, o seu maior handicap é precisamente o fato de oferecer poucas opções de tradução, sendo que apenas estão disponíveis traduções para inglês, espanhol, alemão, japonês e chinês. A adição de línguas não suportadas é também complexa, uma vez que exige a introdução manual de queries na base de dados mySQL.

Veja aqui: http://wpml.org/

2. qTranslate

O plugin qTranslate é, na nossa opinião, uma das melhores opções atualmente no mercado. A grande vantagem deste plugin é o fato de os seus utilizadores puderem adicionar novas línguas ao sistema através de uma página de configuração simplista. Ao nível da estrutura de endereços URL, o plugin qTranslate oferece três modos de tornar as suas URLs bonitas e amigas dos buscadores, nomeadamente com as terminações ?lang=en, ou /en/foo ou então através de subdomínios do tipo en.domínio.com.

Conheça mais: http://wordpress.org/extend/plugins/qtranslate/

3. ZdMultiLang

Com este plugin você pode definir multiplas línguas e traduzir posts/tags/categorias recorrendo a uma interface que é adicionada automaticamente ao seu painel de administração. Adicionar uma nova língua é muito simples também, embora exista uma série de exigências a se considerar antes de o fazer, nomeadamente o código da língua e o tipo de link permanente.

Baixe o plugin: http://wordpress.org/extend/plugins/zdmultilang/

4. xLanguage

O plugin xLanguage permite colocar o seu blog em diferentes línguas. Ele funciona para artigos, páginas, tags e categorias. O xLanguage utiliza tags para diferenciar as várias línguas de tradução e serve o conteúdo baseado nessas mesmas línguas.

Veja aqui: http://wordpress.org/extend/plugins/xlanguage/

5. WordPress Global Translator

O plugin WordPress Global Translator é um dos mais populares plugins de tradução automática para WordPress. Ele suporta até 48 línguas diferentes, através de quatro motores de tradução automática, nomeadamente o Google Translate, Babel Fish, Promt e o FreeTranslations. Ele oferece também um sistema de links URL personalizado, para melhorar a indexação do seu blog, e não necessita de qualquer tipo de configuração ao nível da base de dados mySQL.

Detalhes: http://www.n2h.it/wp-plugins/wordpress-global-translator-plugin/

NÃO FICOU CONVENCIDO?

Se não ficou convencido com esses 5 plugins que lhe recomendamos, considere dar uma olhada em outras opções disponíveis no mercado de desenvolvimento para WordPress:

  • Polyglot de Martin Chlupac
  • Language Switcher de Jennifer Hodgdon
  • Gengo de Jamie Talbot
  • xili-language de MS xiligroup
  • mLanguage de Alexander Rauscha

Até a próxima!