DevSecOps

17 jul, 2008

Qual a melhor distribuição Linux?

Publicidade

Este é um assunto que rende boas discussões devido ao gosto de cada usuário. Mas Linux é Linux em sua essência, que é o Kernel que é disponibilizado para qualquer pessoa ou empresa no mundo.

Qual distribuição Linux escolher?

Esta é uma resposta que não é fácil de responder. Algumas perguntas devem ser respondidas.

  1. Esta distribuição é compatível com o hardware ou parque tecnológico da minha empresa?
  2. Esta distribuição está homologada para os produtos da minha empresa?
  3. Possui suporte 24x7x356?
  4. A fabricante da distribuição possui documentação e treinamento?
  5. As correções de segurança?

Estas sãos algumas perguntas que devem ser feitas antes da escolha de uma distribuição. A escolha também varia muito de porte de empresa e se é pública ou privada.

Mas vamos analisar alguns exemplos.

Empresa

Aqui estou falando de empresas de grande porte que podem ser tanto empresas públicas ou privadas.

A grande maioria das empresas de grande porte só trabalham com produtos e fornecedores com suporte técnico 24x7x356 e com produtos todos homologados por seus respectivos fabricantes. Veja um exemplo prático. Uma empresa decide usar o Linux. Qual distro usar? Bem, antes de responder esta pergunta, vou fazer outra. Qual produto será usado no Linux? Pergunta certa. O produto utilizado será o IBM WAS. Então, quais distribuições Linux são homologadas para o IBM WAS? Atualmente apenas duas são homologadas: Red Hat e SUSE. Certo. Agora temos que escolher qual distribuição Linux. A escolha ficou reduzida a duas distribuições. No caso da Red Hat que tenho experiência e conheço como o suporte funciona. A Red Hat oferece suporte na versão distribuição por sete anos, 24 horas por dia, 7 dias por semana todos os dias do ano. É o famoso 24x7x356 e com tempo de resposta. Então, significa que a IBM só oferece suporte a seu produto se o mesmo estiver usando produto homologado. Aqui, por mais que eu goste do Kurumin, Debian, Mandriva, não poderei escolher nenhuma delas.

Estas instituições não podem parar por um segundo e precisam de garantia de continuidade dos produtos utilizados, pois na maioria das vezes existem multas milionárias por sistemas indisponíveis. Então, a escolha aqui não é baseada em nenhuma ideologia ou é a que eu mais gosto e sim a que é homologada pela empresa.

Escolha pessoal

Esta é uma pergunta mais fácil de ser respondida. A principal pergunta é se a distro suporta meu hardware. A minha preferida para desktop é o Mandriva que já vem toda preparada para meu hardware e facilidades de uso. Já para meu filho de 5 anos, configurei o Edubuntu que veio todo preparado com programas educacionais. Mas deixo claro que é uma escolha pessoal.

Distribuições Linux para tarefas específicas

Algumas distro Linux já vêm preparadas para tarefas especiais. Por exemplo, uso muito o Kurumin e o Big Linux para clonar servidores Windows 2000 Server e Windows Server 2003. Por quê? Simplesmente porque já possui todos os softwares necessários para esta tarefa e são Live CD. Testei o Mandriva One e Ubuntu mais não atenderam para esta tarefa.

Já o Edubuntu e o Linux Educacional 2 do Mec, uso em casa para meu filho, pois o mesmo já está todo preparado com programas educacionais. Acredito que esta seja a escolha mais fácil para uso em escolas ou em casa. Apesar que no meu caso, personalizei o Mandriva para o mesmo fim.

Distribuições em empresas de médio porte

Aqui falo um pouco da minha experiência e de alguns colegas meus. Usei, configurei em ambiente crítico por vários anos, o Debian com Tomcat para vários sistemas que tinham mais de 1000 conexões por segundo. Nunca precisamos de suporte de nenhuma empresa especializada. Sempre encontramos ajuda na Internet. Usei o Conectiva com Squid com mais de 2000 usuários acessando por segundos. Colegas meus usaram por anos o velho Conectiva com Oracle instalado e tudo sempre funcionou bem.

Nestas empresas tínhamos mais liberdade de escolha da distribuição. Não existiam tantas regras para a escolha.

Conclusão

Seja um profissional de tecnologia e não de ideologias. Se for usar Linux para servidores, aprenda usar Shell ou seja o Linux no Modo Texto, assim é fácil migrar para qualquer distribuição. Espero que tenha ajudado o leitor na escolha da melhor distribuição. Até o próximo artigo.