DevSecOps

13 jan, 2008

Documentação de Projetos Web – Briefing

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A série sobre documentação de projetos é a primeira que eu escrevo no iMasters e visa mostrar o processo de documentação de projetos, iniciando no briefing e indo até o início da codificação de um projeto web.

Os tópicos estudados no decorrer da série serão:

  • Briefing
  • Arquitetura da Informação
  • Diagrama Entidade Relacionamento
  • Wireframe
  • Layout

O Briefing.

O briefing é o levantamento, junto ao cliente, de informações sobre produtos, serviços, público alvo, conteúdo do site, informações sobre concorrência, cores, logo, material gráfico que possa auxiliar no desenvolvimento, etc.

Essas informações devem ser levantadas junto ao cliente (ou a pessoa responsável pela intermediação entre o cliente e o desenvolvedor) logo nas primeiras entrevistas.

O Objetivo.

Uma das informações mais importantes a serem consideradas no preenchimento do briefing é o objetivo do projeto, e ele pode ser de vários tipos: um site, um hotsite, uma animação institucional, um e-commerce, dentre muitos outros.

Ao definir o objetivo do projeto, esse pode ser encaixado em um ou mais desses tipos, e caso consista de mais de um, deve ficar claramente definido para que não restem dúvidas posteriores na etapa de desenvolvimento.

Por exemplo, um site institucional pode conter um blog, onde serão divulgadas as notícias mais importantes sobre a empresa, mas repare que nesse exemplo o principal objetivo do projeto é o site institucional, e não o blog. Um descuido nessa informação poderá produzir um blog com uma página institucional “sobre”, ao invés de um site institucional com uma área de notícias.

Público Alvo.

Nesse ponto existem duas coisas principais a se considerar. A primeira, caso o cliente já possua um site e esse tenha um sistema de estatísticas, são as próprias estatísticas que deverão conter informações sobre resoluções dos usuários que acessam o site, navegador utilizado, sistema operacional, e se o visitante possui ou não javascript habilitado, essas são informações importantes para definir melhor os recursos que serão utilizados no projeto.

Outro fator a se considerar é o tipo de público alvo que freqüenta o site. Por exemplo, um site de vendas de equipamentos para produtos ortopédicos tem grande chance de ser freqüentado por pessoas com algum tipo de deficiência física e/ou idosos. Já um site de venda de equipamentos esportivos tem maior chance de ser visitado por jovens e pessoas em plena condição física.

Esses dados podem ser levados em conta no estudo de cores a serem utilizados, no posicionamento dos elementos na página, dentre outras coisas.

O importante nesse ponto e lembrar que mesmo um site destinado a uma maioria de jovens sem nenhum tipo de deficiência física e que em sua maioria acessa por um navegador standard, como opera, por exemplo, não deve ter seu funcionamento restrito a ações de mouse e ao navegador em questão, o projeto deve ter condições de acessibilidade e usabilidade para que qualquer pessoa, utilizando qualquer navegador possa acessá-lo sem ter suas funções comprometidas.

Domínio e Servidor.

Na etapa de brifagem também são levantadas as informações sobre domínio próprio da empresa e tipo de hospedagem contratada, caso exista. Assim como se há do lado do cliente algum tipo de preferência por tecnologia a ser a utilizada no desenvolvimento do projeto, que permita integração com outras aplicações.

Concorrência.

Não só informações sobre o cliente são importantes na etapa de brifagem. Informações sobre a concorrência também são muito importantes para auxiliar no desenvolvimento do projeto. Nesse item podem ser levantadas informações como sites dos concorrentes, vantagens e desvantagens competitivas do cliente em relação aos concorrentes.

Durante o desenvolvimento do projeto essas informações serão úteis para que não seja colocado em destaque uma área de atuação da empresa que sofre desvantagem em relação aos concorrentes, por exemplo. O ideal seria que fosse destacada a área que tivesse vantagens competitivas ou áreas nas quais o cliente deseja efetuar um trabalho de melhorias competitivas.

Informações sobre a Empresa.

Por último, mas não menos importante, os dados da empresa, como CNPJ, Razão Social, Telefone, Nome do Contato na Empresa também devem ser anotados para que não seja necessário futuramente um contato telefônico apenas para pedir o número do CNPJ que deverá constar na nota fiscal.

Também é importante adquirir informações sobre cores e marcas da empresa caso essa já tenha uma e queira manter a identidade visual. Outros documentos e arquivos também podem ser incluídos ao briefing, como histórico da empresa, e o próprio logo da empresa.

Dados como orçamento reservado para o projeto e tempo necessário para que esse seja concluído também entram no item de informações da empresa.

Além de todos esses dados, qualquer outro dado que possa ser considerado de importância para o projeto deve ser incluído no briefing.

Conclusão.

Com todas essas informações em mão será bem mais fácil desenvolver o projeto sem erros ou mudanças inesperadas durante o percurso.

Com isso terminamos a primeira etapa da documentação de um projeto. Nos próximos artigos continuaremos a série falando um pouco mais dessa área tão importante que as vezes e deixada de lado.

Em anexo, um exemplo de briefing para que pode ser usado na entrevista com o cliente. Clique aqui para baixar.