Sim, o HTML5 já é uma realidade consolidada, já chegou e já está em uso! Longe de meras especulações ideológicas ou futurológicas, a discussão em torno da adoção ou não do HTML5 é datada e já ultrapassada. O desafio agora é torná-lo parte do modelo de negócio, parte do DNA dos novos processos e dos novos fluxos de criação, produção e monetização.
Mas por que o HTML5 é um vetor importante do ponto de vista da escolha e gestão de novos modelos de negócios? Vamos tratar de duas abordagens: uma do ponto de vista do “core business”, outra do ponto de vista da semântica.
Core Business
“Core Business” é a alma mater de uma empresa, é sua competência principal, é aquilo que é o ponto central de sua estratégia, a razão da sua existência. O mundo digital e especificamente o digital online colocaram em cheque o core business. Veja o mercado editorial: impérios centenários baseados no apego maior ao meio (papel) do que à mensagem (informação/conhecimento) foram pegos em bancarrota; a indústria fonográfica agora está se recuperando do susto, já antigo, dos MP3, torrents e companhia…
Onde foi a ruptura do modelo de negócio? Não foi tecnológica, mesmo porque, cada vez mais, a tecnologia torna-se uma commodity acessível e barata. A ruptura foi conceitual: após séculos de escravidão, a mensagem (texto, imagens, áudio, vídeo e todo tipo de dados) se libertou do meio. Aliás, o meio não importa mais, o hardware diverge e o conteúdo converge!
Nesse novo cenário, HTML5 e a Open Web Platform surgem como potencializadores estratégicos do core business das empresas. Ao promoverem e permitirem o uso de tecnologias abertas e agentes de usuários universais possibilitam que o foco do negócio liberte-se do suporte, do dispositivo ou da plataforma e, sendo assim, produtos e serviços passam a ser oferecidos em modelos independentes, colaborativos e compartilháveis.
Jeffrey Jaffe, CEO do W3C, aponta as vantagens da adoção de soluções Open Web Platform: “A platform for innovation, consolidation and cost efficiencies” (veja em “The future of applications: W3C TAG perspectives”).
Perceberam as palavras-chave? Inovação, consolidação, custos e eficiência. Não estamos falando apenas de mudanças de paradigmas tecnológicos, estamos reforçando as estratégias de mercado e gerando competitividade através da escolha de soluções abertas baseadas no ecossistema do HTML5.
O núcleo do seu negócio deve ser construído a partir de coisas que não vão mudar (HANSSON, David Heinemeier & FRIED Jason, Rework. Crown Books, 2010)
Cuide do núcleo do seu negócio, do seu core business, que o HTML5 e a Open Web Platform cuidarão de torná-lo acessível e universal.
Semântica
O bombardeio de informações e de possibilidades de escolha na web nos leva a viver em mundo de nichos e tribos no qual as infinitas opções são o cotidiano de empresas e consumidores.
O papel dos mecanismos de busca cresce em importância à sombra desse paradoxo, eles são o nosso guru desbravando os segredos das esferas de informação.
Cada umas dessas infinitas esferas é composta de infinitas subesferas que estão na extremidade da cauda longa, esperando para serem descobertas…
Quem pode nos conduzir e orientar nesse universo de informações é a indexação semântica de conteúdo, um dos grandes, senão o maior ponto de ruptura do HTML5.
A semântica é o estudo dos significados. Ela está presente na linguística, ciência, literatura, música, tecnologia e design. Ela procura estabelecer a relação entre palavras, frases, sinais, códigos, símbolos e o universo que eles representam. Dados semânticos são dados enriquecidos por ligações e relações que podem se desmembrar em infinitos subníveis. Você pode ir de Santo Dumont à Casa do Pão de Queijo tendo Minas Gerais como o interlocutor semântico dessas duas extremidades.
Dados semânticos são organizados em espirais infinitas que interligam significados. Na web, essas espirais podem ser organizadas a partir de recursos conhecidos como microformatos, cujos padrões podem ser definidos por esquemas e metodologias de classificação (como schema.org) que buscam “fechar” o grande looping do conteúdo:
Dados > Informação > Conhecimento > Inteligência
Produzir conteúdo relevante e semântico é uma tarefa multidisciplinar que vai do planejamento estratégico até a marcação rigorosa de código, dos elementos estruturais do HTML5 ao Open Graph, do SEO tradicional às taxonomias personalizadas dentro de um mundo regido pelos recursos que o HTML5 e a Open Web Platform tornaram possíveis: disponibilize tudo > faça com que o consumidor encontre.
Como podemos aplicar estratégias semânticas ao core business da sua empresa?
- A semântica faz a ponte entre o físico e o virtual (reconhecimento, “tagueamento” e indicação de produtos baseados em reconhecimento de padrões textuais, visuais ou comportamentais do usuário no mundo físico)
- Dados semânticos facilitarão a importação e o compartilhamento de informações por quaisquer aplicações e sistemas (Interoperabilidade de plataformas e conteúdos, Internet das Coisas, EaaS – Everything as a Software)
- Fluid Knowledge (Informação aberta, acessível e compreensível por sistemas e humanos, MOOCS, Wikis, Crowdsourcing, Colaborative Writing)
Permanece a importância do conceito, da história, do conhecimento adquirido pela humanidade, do valor da experiência, da oportunidade de trocar, compartilhar e conviver, mas mudam as competências tecnológicas, a forma como vamos nos comunicar, aprender, relacionar, o acesso à informação, às distâncias geográficas e às diferenças sociais.