Quando alguém ouve falar sobre “Família System Center”, nem sempre fica claro o que isto significa e o que faz cada produto desta família. O termo “Família” é utilizado pela Microsoft para a linha de produtos System Center pelo fato de trabalharem muito bem em conjunto. Não existe um único produto chamado “System Center” e o termo representa todos os produtos que fazem parte desta família.
O propósito da linha System Center 2012 é o gerenciamento completo de desktops e datacenters. Isto significa que se você pensa em implementar uma nuvem privada, um controle total de desktops ou virtualizar seu datacenter, então essa é a solução que você procurava.
Atualmente, a Microsoft está liberando a versão BETA e Release Candidate (RC – equivale a um pós-beta) dos novos produtos da linha System Center 2012. Este é um dos comprometimentos da empresa com o mercado, de forma que permita ao público testar os produtos antes mesmo de estarem prontos. As versões liberadas são estáveis e permitem avaliar uma série de testes que você poderá fazer no seu ambiente de rede.
Para entender melhor o que cada produto faz, preparei um breve resumo de cada um deles, de forma que você poderá identificar facilmente qual cenário se encaixa cada produto:
System Center Configuration Manager 2012
Mais conhecido como SCCM, através dele é possível fazer o inventário de hardware/ software do seu ambiente e aplicar updates remotamente e sem intervenção, além de instalar aplicativos. Um ponto muito forte é a possibilidade de controlar dispositivos, como smartphones e tablets, permitindo que os mesmos só possam ser utilizados no seu ambiente de forma controlada e segura. Esta é uma das tarefas mais importantes que os diretores e gerentes de TI pensam quando o assunto é Consumerização de TI. Nos dias de hoje, é muito comum que os usuários utilizem seus próprios dispositivos (Smartphones, tablets, etc) para acessar informações (muitas vezes confidenciais) da empresa, e o System Center Configuration Manager pode viabilizar este acesso de forma controlada e segura.
System Center Operations Manager 2012
Também conhecido como SCOM, seu propósito é monitorar servidores, aplicações e serviços, permitindo estabelecer ações de correção e melhoria. O SCOM pode monitorar um banco de dados, uma transação de comércio eletrônico, um servidor corporativo, ou um correio eletrônico. Para isso, ele utiliza o que chamamos de um pacote de gerenciamento (Management Pack – MP) específico para cada produto/ serviço que será gerenciado. Este MP permite “ler” com maior profundidade um serviço, ou um servidor, fornecendo parâmetros detalhados.
Vou citar um exemplo fácil para entender como o SCOM se diferencia dos demais produtos de monitoração do mercado. Iimagine um servidor Web com Windows Server 2003 R2 e o serviço do Internet Information Service (IIS) sustentando uma aplicação web crítica para uma empresa. Em determinada hora do dia foi detectado lentidão neste servidor, porém usando as ferramentas tradicionais de monitoração foi observado que o processamento estava baixo. Com o SCOM é possível chegar em um nível de detalhamento tão alto e até mesmo diagnosticar que , por exemplo, a lentidão no sistema pode ter como causa o processo HTTP.sys (apenas para exemplificar um caso real que passei).
O SCOM 2012 inclui o AVICode, uma ferramenta que antes vinha separada. Através desta nova funcionalidade incorporada ao SCOM 2012, é possível monitorar uma aplicação .Net e diagnosticar exatamente qual o motivo de lentidão em uma aplicação. Este sempre foi um ponto de briga entre desenvolvedores e profissionais de infraestrutura quando se trata de diagnosticar problemas de desempenho. Com esta nova funcionalidade será possível saber exatamente o que causa lentidão em determinadas aplicações.Net.
System Center Virtual Machine Manager 2012
Também conhecido como SCVMM, esta é a principal ferramenta de gerenciamento de servidores de virtualização e máquinas virtuais. O SCVMM controla servidores com Microsoft Hyper-V, VMware e Citrix Xen, permitindo ter a maior capacidade de gerenciamento multi-plataforma de hypervisors do mercado. Mesmo que o ambiente de rede ainda contenha máquinas físicas, é possível realizar a clonagem da mesma para o ambiente virtual, através de um processo conhecido como Physical-to-Virtual (P2V); ou migrar uma maquina virtual em um ambiente VMware para um ambiente em Hyper-V (Virtual-to-Virtual – V2V).
Outro ponto que merece bastante destaque é a capacidade que a equipe de TI poderá aproveitar através do provisionamento de máquinas virtuais, baseado em perfil pré-configurado (servidor web, servidor de banco de dados, etc) e com cotas. Além disso, outro ponto forte é a capacidade de criar cenários similares em relação à nuvem pública, através do provisionamento dinâmico de máquinas. Em outras palavras, significa que se determinada maquina virtual ficar sobrecarregada é possível que o SCVMM crie mais cópias da mesma e faça o balanceamento de carga, inclusive reduzindo em caso de ociosidade. Isto permite ter um datacenter totalmente dinâmico e com auto provisionamento.
System Center Data Protection Manager 2012
Se você estava atrás de uma solução de proteção/ recuperação de dados, então o SCDPM é a solução que você precisa. Através dele é possível realizar backups de servidores e aplicativos, além de suportar backup/ restore de maquinas virtuais. O SCDPM já existe há um bom tempo e a solução mostrou-se robusta e confiável para realizar proteção de ambientes críticos. Um ponto importante é a possibilidade de fazer a proteção de desktops e notebooks, e não apenas de servidores. Para empresas que possuem muitos funcionários remotos esta é uma grande preocupação e motivos de altos custos com manutenção de equipamentos.
System Center Service Manager 2012
O SCSM é uma plataforma integrada para automatização de gerenciamento de serviços de TI. Seus processos são baseados em ITIL (IT Infrastructure Library) e MOF (Microsoft Operations Framework). A solução é ideal para atender gerenciamento de incidentes, processo de resolução de problemas, controle de mudanças e gerenciamento de base de conhecimentos. Para que tais funcionalidades sejam utilizadas é necessária sua integração com outros produtos da Família System Center, como o System Center Configuration Manager, o System Center Operations Manager, entre outros.
System Center Orchestrator 2012
O System Center Orchestrator é novo na linha de produtos, e ele surge como uma evolução do Opalis. Foi uma solução encontrada pela Microsoft para automatização de processos, integrada às capacidades de gerenciamento dos demais produtos do System Center.
System Center AppController 2012
O AppControler é a ponte de integração entre nuvens públicas (armazenadas no Windows Azure) com nuvens privadas (armazenadas no Hyper-V). Você pode construir aplicações que sejam compostas com parte da solução em uma nuvem privada, e outra parte no Windows Azure e ter uma visão única da solução, do ponto de vista de gerenciamento.
System Center EndpointProtection 2012
A solução de anti-malwares do Microsoft Forefront agora faz parte da Família System Center 2012, e está totalmente integrado ao System Center Configuration Manager 2012.
Clique aqui para ter acesso a todos estes produtos para testes.
E se você precisar de capacitação gratuita nas ferramentas da Familia System Center, basta acessar a seguinte URL: http://bit.ly/centrodetreinamento. Os novos conteúdos da linha System Center 2012 estrão em breve no ar, enquanto isso você poderá encontrar outros treinamentos que auxiliarão na sua capacitação profissional.
Abraços e até a próxima!
***
Se interessou pelo “Família System Center” da Microsoft? Conheça mais e saiba como fazer acontecer com a virtualização.
*
Faça o download do Microsoft System Center 2012 Pre-Release Products