Design & UX

22 jun, 2009

Tiro através do vidro

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Visão dos
resultados finais

Veja o antes e o depois, já com os efeitos, nas imagens abaixo:

Antes:

Depois:

Stock photos

Você vai precisar de duas fotos: uma de alguém apontando uma
arma, e a outra de uma janela com uma marca de tiro em um fundo escuro. As
imagens usadas neste tutorial são fotografias armazenadas no site Dreamstime,
mas você pode usar as suas. Se você gostou das imagens usadas neste tutorial,
clique na imagem abaixo para obtê-la.

Passo 1 – Abra a imagem do atirador.

Passo 2 – Coloque a foto do buraco da bala no vidro.

Vá em File > Place, procure a foto do buraco da bala no
vidro, então clique em OK. Agora a imagem está colocada no documento corrente
com a ferramenta Transform ativada.

Rotacione e escale na horizontal a imagem como mostra a
imagem abaixo. O buraco da bala deve estar posicionado perto da arma. Pressione Enter para aplicar as alterações.

Passo 3 – Configure o layer para modo Screen.

Na palheta de layers, com o primeiro layer selecionado, mude
o blend mode para Screen.

A imagem parece já estar completa, mas não está exatamente
feita ainda. Quando você dá um zoom na imagem, vê que o vidro não distorce
a imagem atrás dela. Nos próximos passos, nós iremos usar o filtro displace
para criar a distorção.

Passo 4 – Prepare o layer para o mapa displacement

Para distorcer a imagem atrás do vidro nós iremos usar o
filtro displace. Antes de nós usarmos o filtro displace, nós iremos criar um
mapa displacement que irá dizer para o filtro como distorcer a imagem.
Primeiro, vamos preparar um novo layer para criar nele um mapa
displacement. Selecione o primeiro layer e e pressione Ctrl+J ou selecione-o e
vá em Layer > Duplicate para duplicar o layer.

Se você está usando Photoshop CS2 ou superior, seu layer
deve ser um smart layer. Você pode saber se é um smart layer olhando para o
ícone no canto inferior direito da miniatura da camada. Se seu layer é um smart
layer, clique com o botão direito do mouse e escolha Rasterize Layer. Você pode
também acessar isso no menu Layers > Rasterize > Layer.

Agora que o layer está rasterizado, você na pode ver o ícone 
na imagem do layer. E por isso está rasterizado, nós podemos aplicar filtros e
ajustes que não são possível aplicar em um Smart Layer.

Passo 5 – crie o mapa displacement

Primeiro, nós iremos usar a ferramenta Levels para adicionar
contraste ao layer. Com o layer de cima selecionado, pressione Ctrl+L ou escolha
Image > Adjustments > Levels para acessar a ferramenta Levels. Na
ferramenta Levels, arraste o controle de níveis do começo para a direita
para aumentar o contraste até que o fundo fique preto como na imagem abaixo.

Agora iremos usar o
filtro emboss para transformá-lo em um displacement map que pode ser usado com
o filtro displace do Photoshop. Vá em Filter > Stylize > Emboss e utilize
as configurações como mostrado na imagem abaixo.

O displace map deve parecer com isso:

Passo 6 – Limpando o mapa displacement

O displacement map parece grande, mas existem muitos erros
nele. Como mostrado na imagem abaixo, é uma das áreas onde o bump map criado
para sujar que não é um bump no vidro. Nesta etapa, vamos limpar essas áreas.

Comece mudando o modo de mistura do layer do mapa
displacement para Overlay. Isso permitirá que você possa o mapa displacement
das camadas que estão por trás dela e dar-lhe um preview do leve o resultado
que ele deu.

Configure o foreground para 50% cinza. Comece clicando na
cor do foreground na paleta de 
ferramentas. O misturador de cores irá aparecer. Entre com 808080 no
campo Field para ter um cinza 50%.

Selecione a ferramenta Brush e pinte as áreas que você quer
remover o bump. O bump que estará nas áreas que você irá pintar será removido.

Aqui estão os resultados de antes e depois

Passo 7 – Salve o
mapa displacement como um arquivo.

Mude o modo de mistura atual do layer para normal.

Vá em File > Save As e salve o arquivo como “displacement
map” no seu desktop.

Passo 8 – Delete o layer mapa displacement e converta o
background dentro de um Smart Object

Antes de usarmos o filtro displace, delete o layer com o
mapa de textura bump quando selecionar o background layer.

Se você está usando Photoshop CS3 ou mais recente, converta
o layer do background em um Smart Object. Com isto você vai poder aplicar
filtros Smart Filters, então você poderá voltar e
ajustar os filtros qualquer hora. Para converter o layer para um Smart Layer,
clique com o botão direito do mouse no layer e escolha “Convert to Smart
Object”. Você também pode fazer isso indo em: Layer > Smart Objects >
Convert to Smart Object.

Passo 9 – Aplique o
filtro Displace

Vá em: Filter >
Distort > Displace e coloque as configurações na imagem abaixo. Após isso,
clique em OK.

Procure e selecione o arquivo do displacement map que você
salvou anteriormente e clique em Open.

Sua imagem já deve estar distorcida. Não é forte o
suficiente, mas nós vamos editar isso no próximo passo.

Passo 10 – Reajustando o filtro displace

Porque o fitro displace não nos dá qualquer prova do
recurso, você encontrará o que precisa para reajustar as definições uma vez ou
mais para obter os resultados que você goste.

Se
você está usando
Photoshop CS3 ou superior, você pode reajustar
facilmente as configurações do displace.

Se você está usando Photoshop CS2 ou anterior,
vai precisar voltar usando o recurso Undo (Ctrl+Z ou Edit
> Undo) e usar o filtro displace novamente (Filter
> Distort > Displace).

Esta é como a imagem ficou após usar boas configurações do
displace filter.

Uma comparação de antes e depois de aplicado o displace filter nos feitos.

Passo 11 – Adicione refração nos óculos

Selecione o layer contendo o buraco da bala e duplique-o.

Vá em: Edit > Transform > Scale e rasterize o layer
clicando e correndo sobre os cantos da caixa transformar. Deixe a camada
bem pequena, como mostrado na imagem abaixo. Pressione a tecla Enter no teclado para
aplicar as alterações.

Passo 12 –
Rasterize o layer com a refração.

Nós
estaremos usando a ferramenta Levels, mas antes que acesse essa ferramenta, o
Layer deve ser rasterizado. Se você estiver usando o Photoshop CS2 ou anterior,
o layer já está rasterizado, e você pode pular esta etapa. Se você estiver
usando o Photoshop CS3 ou mais recente, a sua camada é atualmente um Smart
Layer. A ferramenta Levels não funciona em Smart Layers, então temos que
rasterizar ele. Clique com o botão direito no layer (e não na miniatura da
layer), em seguida, escolha Rasterize Layer. Você também pode fazer isso indo
em: Layer > Rasterize > Smart Object.

Sua camada deve ser rasterizada e você pode dizer que é
rasterizada quando não há o ícone do Smart Object no canto inferior direito da
miniatura do Layer.

Passo 13 – Combine a refração no óculos.

Agora que o layer está rasterizado, você pode usar a
ferramenta Levels pressionando Ctrl+L no teclado ou ir em: Image >
Adjustments > Levels. Use a ferramenta Levels para fazer a mistura de vidro
com frames atrás dela. Para fazer isso, arraste o controle deslizante preto do
começo para o centro até as menores fissuras serem visíveis.

Selecione a ferramenta Eraser na barra de
ferramentas. Dê um clique com o botão direito em qualquer parte da janela do
documento para abrir as configurações da ferramenta. Configure o Hardness para
0%. Isso lhe dará uma ponta macia ao apagar.

Apague ao redor do buraco
da bala para que apenas as fissuras do mesmo fiquem aparecendo.

Para completar a refração, reduza a opacidade para cerca de
30%.

Passo 14 – Prepare um novo layer para a vinheta.

Adicione um novo layer (Layer > New Layer) posicione-o
como o layer superior.

Preencha a camada com branco. Para fazer isso, vá em Edit
> Fill, coloque as configurações mostradas abaixo e clique em OK.

Agora o layer deve ser branco.

Mude o modo de mistura do layer para Multiply.

Passo 15 – Adicione a vinheta

Instruções para Photoshop CS2 ou mais recente:

Se você está usando o Photoshop CS2 ou mais recente, você
pode facilmente aplicar uma vinheta usando um filtro de distorção de lentes. Vá
em: Filter > Distort > Lens Distortion. Ajuste as duas configurações da
vinheta (amount e midpoint), se você gostar clique em OK. Se não obter o
efeito que você quer, pode voltar e usar o filtro de distorção de lente novamente.

Instruções para Photoshop CS ou mais antigo:

Primeiro, tenha certeza que você tem Snap e Rulers estão ativados, indo no menu View.

Clique na régua e segure, em seguida, arraste o mouse para o
centro. Uma linha guia de cor ciano irá aparecer. Arraste a linha guia para
perto do centro, ao soltar, a linha deve ser impulsionada automaticamente para
o centro. Arraste uma segunda linha guia da régua do topo para o centro da
página de criação onde uma cruz  irá se
formar, como na imagem abaixo.

Vá  em View > Snap
To e certifique-se que as guias estão ativadas.

Dê um zoom de modo que você possa ver toda a imagem.
Selecione a ferramenta Circular Marquee Tool. Enquanto
estiver segurando as teclas Alt e Shift, para criar um circulo perfeito, clique
e arraste a partir do centro onde as linhas guias se interceptam, em seguida,
arraste a marcação até que fique do tamanho do comprimento de sua
imagem.

Sua seleção deve ficar como a imagem abaixo.

Vá em Select > Inverse para inverter a seleção.

Vá em Edit > Fill e preencha a área com preto. Agora vá
em Select > Deselect ou apenas aperte Ctrl+D para desselecionar a seleção.
Sua vinheta deve ser parecida como a imagem abaixo.

Estamos feito usando as linhas guias. Você pode removê-las,
selecionando a ferramenta Move e arrastar as guias de volta para a
régua. Vá em Filter > Blur > Gaussian Blur para desfocar as bordas. Se
você estiver trabalhando com um documento de alta resolução e o filtro gaussian
blur não for forte o suficiente, você pode aplicar o filtro novamente até
obter os resultados que você goste.

Aqui está como minha vinheta ficou após aplicar filtro
Gaussian com um raio de 250 pixels, foram aplicados duas vezes.

Passo 16 – Posição do layer da vinheta embaixo do layer do
vidro
.

Se você gosta de sua vinheta pareça suave, você pode reduzir
a opacidade da layer com a vinheta ou você pode posicionar o layer abaixo do
layer com o buraco de bala para um único efeito.

Veja como a imagem parece longe.

Passo 17 – Acalme a imagem com um filtro fotográfico.

Selecione o layer superior e vá em: Layer > New
Adjustment Layer > Photo Filter. Configure o filtro para ciano e a densidade
para 100%.

Altere o modo de mistura para soft light. Se você achar que
o filtro fotográfico é muito forte, você pode reduzir a opacidade do layer do
efeito fotográfico.

Imagem Final e o
arquivo PSD

Veja abaixo o antes e depois da imagem final:

Antes:

Depois:

Você pode
baixar a imagem final no arquivo PSD clicando aqui.

*
Publicado originalmente em http://photoshoptutorials.ws/photoshop-tutorials/photo-manipulation/gunshot-through-a-glass.html