Design & UX

31 jan, 2008

Filtragem de fotos

Publicidade

A filtragem de fotos é a parte que aumenta a qualidade das imagens, corrigindo a cor, brilho e o contraste. Vale ressaltar que a filtragem é algo muito pessoal, e com o passar do tempo cada pessoa cria conceitos e um estilo próprio para esse tratamento.

Utilizaremos o Photoshop CS3, mas os passos funcionaram em qualquer outra versão. Faça o download do arquivo do nosso artigo aqui.

Vamos começar pelo brilho da foto, com a imagem aberta pressione Ctrl+L. Com isso abrimos a janela de Levels.

LevelsLevels

Ainda de forma bem simples, veja como clarear e escurecer imagens:

BrilhoBrilho

Ao mover o ponteiro demarcado na imagem para o lado esquerdo, daremos mais brilho à imagem. O processo para escurecimento é feito da mesma maneira, mas com o ponteiro da outra extremidade, como veremos na imagem a seguir:

EscurecimentoEscurecimento

Vale lembrar que o ponteiro do meio se movimenta de acordo com que se movimentam os outros ponteiros e que você pode usar o ponteiro de escurecimento e de clareamento ao mesmo tempo.

Para conseguir um brilho melhor na fotografia, alterei meu ponteiro de escurecimento em +20 e mantive o restante dos valores:

ValoresValores

O Photoshop também tem uma correção automática de brilho. Basta pressionar Ctrl+Shift+L. No entanto, nem sempre o resultado alcançado é o ideal.

Agora veremos como trabalhar com o o “Color Balance” para ajuste de cores. Pressione Ctrl+B

Balanço de coresBalanço de cores

Nessa janela existem 6 cores, onde cada uma tem seu par:

Ciano e Vermelho

Magenta e Verde

[]iAmarelo e Azul[/i]

Sempre que adicionamos uma cor, automaticamente é retirado o mesmo valor de sua cor oposta, como veremos no exemplo:

Diminui 30% de Ciano e acrescentei 5% de Azul.

Balanço de coresBalanço de cores

Clique em OK para confirmar as alterações.

O Photoshop também tem uma correção automática de cor. Basta pressionar Ctrl+Shift+B. No entanto, nem sempre o resultado alcançado é o ideal.

Vamos para o Contraste. Para abrir a janela, vá até guia Image, em seguida Ajustments e depois Brightness/Contrast:

ImageImage

De acordo com o meu monitor, eu reduzi os dois valores em 10%:

Brilho / ContrasteBrilho / Contraste

Clique em OK para aplicas as alterações.

Provavelmente você ainda não consegue notar a diferença, porque nossos olhos vão se acostumando com a imagem. Então vamos nos educar a voltar a imagem original para poder comparamos o antes e o depois.

Clique na área demarcada para abrir a janela History , que fica na lateral direita do programa. Esse menu permite vermos os passos já realizados e voltar atrás também:

MenuMenu

Na aba que se abrirá, você pode navegar em todas modificações. Para ver o antes e depois, basta ir na primeira ação e em seguida na última.

Navegação de açõesNavegação de ações

Está concluído nosso artigo de introdução ao tratamento de imagens. Veja agora o antes e o depois, com passos simples:

AntesAntes

DepoisDepois

A imagem agora tem cores mais bonitas e ainda está mais nítida. Cada foto requer valores diferentes. Treine bastante com outras imagens, pois exercitar é a chave para futuras filtragens.

Lembre-se que o resultado final varia de acordo com monitor e configurações de cores utiizados.