Design & UX

26 mar, 2008

Criando um logotipo no estilo 2.0

Publicidade

Olá amigos iMasters! Aprenderemos hoje algo sobre as logomarcas com estilo 2.0.

Elas têm características marcantes: são limpas, possuem muitas luzes, degradés e tem sido muito utilizadas em campanhas na internet e mídias impressas. Vamos brincar com a marca iMasters aprender alguns detalhes de logos nesse logos nesse estilo. Eu utilizei o Photoshop CS3 em português, mas ele pode ser feito em qualquer outra versão e esse será nosso resultado final:

Primeiramente crie um novo documento (crtl+N) com as seguintes configurações:

Com a ferramenta de texto (“T”) nas seguintes configurações, escreva “iMasters”, como nas imagens a seguir. Usei Arial para demonstrar melhor as aplicações de luzes e degradé. Se alguém quiser trabalhar de outra forma, a fonte original do iMasters é Arial Rounded.

Agora, na janela das camadas, dê dois cliques sobre a camada iMasters (texto) para abrir os “estilos de camadas” e marque a opção sobreposição de degradé como na imagem a seguir:

Agora dê dois cliques sobre a cor do degradé para fazermos os ajustes necessários:

Laranja Claro: #ffde00

Laranja Escuro: #ff8a00

Clique em OK para finalizar a sobreposição. O resultado será esse:

Agora daremos o efeito de luz na imagem. Crie uma nova camada (Crlt+Shift+N) e faça a seguinte seleção sobre as letras:

Configure ferramenta degradé (fica “junto” do balde de tinta, atalho “G”) com as seguintes configurações:

Dentro da seleção que fizemos anteriormente, utilize o degradé na nova camada criada:

Clique na camada do texto e pressione (Ctrl+J) para duplicar. Pressione agora (Ctrl+T) e clique com o botão direito em cima do texto. Vá até a opção girar verticalmente e em seguida é só posicionar o texto no lugar correto, usando a borracha para fazer o acabamento.

O efeito é bem moderno e tem um bom visual. Lembre-se sempre de utilizar fontes mais grossas para que os efeitos de degradé e de luz apareçam melhor.

Você ainda pode acrescentar alguma forma para criar um efeito visual mais marcante à marca:

Qualquer dúvida, me enviem um email, pois alguns artigos são difíceis de serem explicados por imagens.

Obrigado a todos! Fiquem com Deus.

Vejam algumas logos que foram modernizadas por um design gráfico ao estilo 2.0:

E uma dica especial. O site Web 2.0 Logo Creator cria logotipos no estilo 2.0 gratuitamente. Você precisa apenas digitar o nome.