Já ouviu falar sobre design? E sobre inovação? Certamente que sim. Essa pergunta em tempos atuais chega a ser esdrúxula, quase um pleonasmo.
Inovação, visibilidade e design arrojados certamente são temas já desgastados, e como muitos outros irei deixar esta tecla um pouco mais bamba. Mas antes de começar a falar sobre o tema, devo deixar claro o intuito deste artigo: usar o design como ferramenta de diferenciação, acreditar no profissional e em conjunto projetar soluções que possam além de ser inovadoras visualmente, agregarem personalidade para sua marca e sua loja virtual. Um artigo para incentivar ser diferente e utilizar o design como um trunfo do seu e-commerce.
Durante o período entre 1920 e 1950 houve um movimento no design chamado de funcionalismo, basicamente acreditavam que “cada espécie de artefato assumiria, com a evolução do projeto (…), uma ÚNICA forma ideal”, como diz o autor Rafael Cardoso. Por que trago essa citação? Porque a maioria das lojas virtuais no Brasil parecem ter comprado seu template na mesma loja? Não… Quer dizer, tem isso também!
Trago uma breve análise pessoal de alguns casos onde design e inovação se mostraram não apenas eficazes, mas também como ferramenta de linguagem gerando valor para o e-commerce. Sugiro que você navegue em todas as lojas listadas abaixo e tenha a mesma experiência que eu (ou não).
Aproveite!
Cappelos Gluten Free
O fato de possuir poucos produtos contribuiu para o design, fornecendo a opção de utilizar fotos extremamente grandes. A fotografia é um ponto forte deste site, contando com fotos bem produzidas e seguindo uma direção de arte que soma para o design como um todo. A navegação apesar de simples, não apresenta fotos dos demais produtos.
Hardgraft
Minimalismo é a palavra chave! Foco total nos produtos oferecidos com o menor número de elementos para não causar uma competição entre os produtos, gera um ar sofisticado e clássico, um paradoxo de modernidade e classicismo criado pela adequação do design como um todo e a forma clara de expor os produtos é um diferencial chamativo. A navegação, como o design é minimalista, deixa o projeto não só adequado e simples, mas redondo.
X-doria
Em termos de navegação, este site apresenta uma proposta inovadora, com camadas sobrepostas que se movem em velocidades diferentes. Na página de categoria a disposição dos produtos é simples e direta, utilizando bem o espaço em branco, promovendo um layout clean.
Faucetface
De certa forma mais conservador e sóbrio, a clareza de informações sobressai com design clean privilegiando o branco. O design pode ser visto como representação da ideia de uma vida mais simples e consciente, onde não usamos o que não precisamos. Forma e função é o lema neste caso.
Urban Outfitters
O desapego como lema cai muito bem a esta marca. O design segue essa ideia e não possue sequer um logo fixo, sempre transitando entre identidades. Fazendo de forma dinâmica e lúdica, o design da loja virtual sempre se renovar, simplicidade e clareza defendem o conceito.
Lordand Taylor First Look
Transições animadas se mostram um grande diferencial neste e-commerce. Imagens bem produzidas e design irreverente tornam essa loja atrativa e diferente. A própria forma de navegar e escolher o produto (diretamente sobre a foto da modelo) mostra como usabilidade pode ser diferente do convencional.
Tsovet
Grid de imagens na página inicial e o posicionamento dos produtos muitas vezes em segundo plano mostra claramente a intenção de vender um estilo ao invés de um produto. A própria escolha por estilos onde não há produtos, mas apenas imagens ilustrativas de estilos de vida, mostram as categorias como o que se almeja e não apenas o desejo da compra. Grandes espaços em branco e o respiro gerado passam a imagem de sofisticado, direto e simples. Não oferece muitas barreiras entre usuário e produto.
FSN Lab
A capacidade de vender um produto em outra língua através do design é um ideal para qualquer e-commerce. Navegação simples torna e design arrojado com fotos grandes e familiaridade de formas fazem o site russo utilizável por qualquer um, mesmo não podendo buscar ou navegar nas categorias (a não ser que você saiba russo).
É isso, pessoal!
Até a próxima!