No dia 27 de setembro de 2009, foi inaugurado o portal da Record, o R7. Como anunciado, o portal têm conteúdos e vídeos de sua Rede nas áreas de notícias, esportes e entretenimento em geral.
Agora que está no ar, podemos fazer uma breve análise do site R7 e comparar alguns detalhes com portais que já se encontram consolidados no mercado.
Portal lançado pelo Grupo Record recebeu R$ 100 milhões em investimentos e contratou 300 profissionais
Começamos pela página inicial:
Como vemos, nada de inovador no ramo de layouts de portais, é quase uma tendência organizacional. Alguns dizem que é quase um Déjà vu. Vemos o menu horizontal bem expressante e um layout que carrega rápido.
Menus:
Algumas semelhanças entre R7, G1 e IG. Menus bem parecidos, algumas diferenças nas fontes e cores, além da organização em ordem alfabética, tirando o “Saúde” do menu da Record.
R7 e IG com espaçamentos entre links quase iguais.
R7 e G1 com efeito idêntico, tirando a cor, é claro.
Colunas:
Aqui vemos mais uma estrutura parecida, R7 e G1. Nada fora do normal.
Mais algumas estruturas parecidas.
Por fim…
Fiz alguns testes, e achei alguns problemas com javascript. Também usei o validador do W3C e foram achados 156 erros (nada que o deixe diferente de outros portais). Além desses detalhes, o layout em algumas partes está um pouco desorganizado, dificultando a visualização de notícias (“sabe quando existe um espaço em branco no seu site, e você precisa preencher?”).
O sistema de busca funcionou 100%, pesquisando por “Gugu” você obterá todas as notícias relacionadas a ele.
O R7 foi testado aqui pelos principais browsers e nenhum apresentou erro de alinhamento.
Como prometido, o R7 aguentou bem o número de usuários no dia da inauguração, mantendo-se firme apesar de algumas lentidões já prevísiveis.
Com esse investimento que a Record está fazendo, já podemos prever como o portal estará daqui a 1 ano. E vocês, o que acharam do R7?
*Para quem quiser conhecer meu portfólio, Paulo de Souza.