Olá pessoal!
Neste artigo vamos continuar a série que mostra como programar em CUDA e obter o processamento paralelo de alto desempenho com as mais novas placas de vídeo da nVIDIA.
Abordaremos a instalação do segundo principal componente necessário para a programação em CUDA: o CUDA Toolkit 4.0. Recomendo a todos que confiram aqui a primeira parte desta série de artigos que aborda a motivação para a programação paralela neste ambiente e a instalação do driver da placa nVidia Geoforce 480 GTX.
A instalação do CUDA Toolkit 4.0 é realizada pelo arquivo cudatoolkit_4.0.17_win_64.msi. Como estamos lidando com um computador com o Windows em 64 bits é preciso sempre procurar a versão de 64 bits de cada software, incluindo drivers, toolkits e tudo mais. Neste caso, o arquivo possui aproximadamente 200 MB e pode ser obtido diretamente no site do fabricante clicando aqui.
O primeiro passo do instalador traz a janela de boas vindas do assistente.
Figura 1. Janela de boas vindas do instalador do CUDA Toolkit 4.0
Em seguida, é preciso aceitar o EULA (End User License Agreement) do CUDA Toolkit. Notem que este toolkit não está mais em beta, como é o caso do driver da placa.
Figura 2. Janela com o EULA do CUDA Toolkit 4.0
A próxima janela do instalador permite a inscrição no programa de desenvolvimento da nVIDIA chamado NVIDIA Developer Tools. A filiação a este programa é opcional, porém para quem vai trabalhar com esta tecnologia, é uma boa idéia fazer a inscrição neste programa, principalmente porque a NVIDIA envia diversos e-mails informando sobre novos produtos e atualizações das ferramentas. A figura abaixo mostra como se inscrever no programa (é preciso escolher a primeira opção do checkbox para concretizar a inscrição).
Figura 3. Janela de inscrição no programa de desenvolvedores da NVIDIA.
A próxima tela do instalador apenas agradece a inscrição no programa de desenvolvedores, mesmo se a opção escolhida na janela anterior indicar que não há desejo de participar do programa.
Figura 4. Janela de agradecimento da inscrição no programa de desenvolvedores da NVIDIA.
A próxima janela do instalador pergunta qual é o tipo de instalação a ser realizada. A opção Typical instala os componentes básicos e não pergunta o local de instalação (pastas); a opção Custom permite escolher os componentes e o local de instalação; a opção Complete faz a instalação de todos os programas do toolkit e não solicita o local de instalação. Nesta instalação escolhi a opção Custom, que taz a escolha de componentes e de locais.
Figura 5. Janela do instalador que oferece os tipos de instalação.
Figura 6. Escolha de componentes e do local de instalação do CUDA Toolkit.
A próxima janela do instalador indica que o assistente está pronto para copiar os arquivos. Notem que o botão Install contém o ícone de um escudo, pois quando este botão for clicado o UAC do Windows solicitará a permissão para modificar o sistema.
Figura 7. Tela do instalador indicando o início do processo de cópia.
A próxima etapa do instalador envolve a cópia e configuração dos arquivos. Esta etapa pode demorar um pouco dependendo da configuração do ambiente.
Figura 8. Janela de cópia de arquivos do instalador.
Por fim, temos a janela de término da instalação apresentada na Figura 9. Contudo, ainda não estamos prontos para utiliza o ambiente, pois é preciso instalar o último componente: o CUDA GPU Computing SDK, que abordaremos em breve.
Figura 9. Término da instalação do CUDA Toolkit 4.0
Continuem acompanhando! Até a próxima.