Dev & EngARTIGO

Por dentro da Comunidade DevMT

No seguinte artigo, o autor apresenta a DevMT e conta como surgiu a comunidade, algumas curiosidades e fala sobre o tamanho dos eventos realizados.

A DevMT surgiu após a realização da primeira edição do FrontIn Cuiabá, em 2015. O evento foi organizado pelos desenvolvedores da região que haviam participado das edições de outros estados. Para o espanto da organização, o evento contou com um número expressivo de participantes (até mesmo do interior do estado). E foi assim que nasceu a vontade de alguns participantes de continuarem interagindo e de realizarem encontros para continuarem com a atmosfera de troca de conhecimentos, que aconteceu durante o evento.

O principal objetivo era realizar encontros para compartilhar conhecimento na área de tecnologia, principalmente com assuntos mais técnicos sobre desenvolvimento. Mas também já foram abordados temas acerca de outras áreas, como qualidade de software, testes automatizadosTestes automatizados4 conteúdosComo migrei meus testes automatizados de Java para Ruby… Será que fiz bem?Dev (Back & Front) · jun 2019TDD em Nodejs: conhecendo o JestDev (Back & Front) · mar 2019Arquitetura Hexagonal na prática com exemplos em PythonDev (Back & Front) · mai 2025Ver tudo em Dev (Back & Front) , machine learningMachine learning39 conteúdosClassificador de Sentimentos – Azure MLData · abr 2019Inteligência Artificial e Machine Learning: O que você precisa saberAI · fev 2024Inteligência Artificial: seminário online da USP debate o futuro do aprendizado de máquinaGestão Dev & TI · jun 2021Ver tudo em AI e Internet das Coisas. A comunidade também sempre apoia eventos acadêmicos, levando conteúdo para quem está apenas começando na área.

Entre as atividades da comunidade está o “DevBeers”, quando os participantes se reúnem para bater papo e se conhecer. Os meetups e os coding dojos (quando os participantes se reúnem para resolver um problema usando programação) acontecem com maior frequência. E eles já organizaram eventos maiores, como o Google I/O Extended 2017 e o Hackathon GovHack 2016. A ideia é que os encontros sejam mensais, com periodicidade de um por mês. “Mas já teve meses em que ocorreram uns três”, informou Felipe Fontana, um dos fundadores da comunidade.

Uma das peculiaridades da DevMT é que nela não existe exigência de formação. Qualquer pessoa com vontade de compartilhar e adquirir conhecimento é bem-vinda: aluno, profissional e entusiastas da área. Como a maior parte dos eventos é feita por e para membros da comunidade DevMT, a maioria deles não é cobrada, contando com parcerias para utilização de espaço, como universidades, empresas, órgãos públicos.

Os eventos cobrados são aqueles que necessitam de uma infraestrutura maior, palestrantes de outras cidades, etc. Sempre ocorre a colaboração da comunidade com lanchinhos e bebidas para acompanhar as atividades.

Para manter a curiosidade viva, os participantes estão sempre em contato com outras comunidades do Brasil e já levaram palestrantes de outros estados para seus eventos por conta desse tipo de parceria. “Já tivemos pessoas de Recife, Maceió, São Paulo e Campinas aqui na nossa região para trazer esse conteúdo e experiência para a galera local”, contou Fontana.

“É de suma importância as comunidades se unirem, até porque, independentemente da região, todos geralmente temos os mesmo problemas e desafios, por exemplo, como engajar a comunidade? Como nos comunicar melhor com os participantes? Quais assuntos que a galera mais busca atualmente? Essa troca de experiência com outras comunidades no ajuda a sempre nos manter de pé na tarefa de levar conteúdo de qualidade e motivar a comunidade local a continuar participando”.

O DevMT proporciona a troca de conhecimento, o networking entre profissionais e estudantes da região, fomentando a inovação em tecnologia em todo o estado, tendo muitas ações sendo realizadas até mesmo no interior.

***

Artigo publicado na revista iMasters, edição #24: https://issuu.com/imasters/docs/24

MBA em Engenharia de Softwares Orientado para Serviços pela Metrocamp, Campinas/SP. Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Community Manager do iMasters. Programador PHP desde 2002. Evangelista PHPSP. Desenvolve sistemas desde batalhas Pokemon em mIRC, a robôs automatizadores de tarefas.

Ver perfil