Desenvolvimento

5 mar, 2018

PHP Experience 2018: Blockchain e PHP – Criando uma criptomoeda

Publicidade

O segundo keynote da noite foi do Gabriel Couto, Head of Technology na Memed, plataforma de prescrição digital. Gabriel começou sua apresentação fazendo um grande agradecimento a comunidade do PHP e logo em seguida compartilhou um pouco da sua história com as criptomoedas; desde o seus créditos na AWS até sua própria mineradora em casa; sempre fazendo paralelo a como estava a situação das moedas na época.

 

A partir daí, ele comentou sobre a sua moeda digital, o PHPlata. Este foi o ponto de partida para ele falar sobre o funcionamento do seu código para explicar os conceitos básicos por trás da tecnologia de blockchain. Para tornar tudo bem simples, ele utilizou uma situação hipotética onde um amigo pediu um dinheiro emprestado para comprar um salgado. A partir deste ponto, o Gabriel conseguiu explicar os principais conceitos:

  1. Chaves criptográficas: saber quem fez a ação, identificador, através de uma hash
  2. Irreversible transactions: como é feito para evitar double spending
  3. Blockchain: como os blocos de transações são conectados e assinados
  4. Miner: o papel do minerador nisso tudo e como ele é remunerado
  5. Consensus: Regras que devem ser seguidas por todos os nós da blockchain
  6. E muito mais!

Todas as explicações foram feitas através dos slides e muito código. Para cada conceito chave, era mostrado o seu papel e como implementá-lo na prática. Ao final, Guilherme fez um resumão da sua apresentação:

  • Blockchain é uma forma atômica de guardar dados, o que significa que ela não é aplicável somente para o setor financeiro;
  • Esta tecnologia está revolucionando a maneira como consumimos a web e seus serviços, introduzindo ao que alguns chamam de Web. 3.0;

  • O PHP ainda está disponível em 80% dos sites, então o php tem alta capacidade de ser a maior rede descentralizada do mundo.