Ah, o maravilhoso mundo do HTML5! A cada dia o número
desenvolvedores utilizando a linguagem aumenta, novos experimentos
surgem e mostram um futuro promissor, seja no desenvolvimento front-end,
com a nova estrutura de marcação, na criação de aplicativos mobile ou
até no desenvolvimento jogos. Hoje vou escrever justamente sobre o
desenvolvimento de jogos com HTML5.
Acho que todos os entusiastas da linguagem já conhecem a versão do
Quake II desenvolvida em HTML5 pela equipe do Google, se você ainda não
conhece, dá uma olhada aqui.
Bacana, não? Excelente case. Porém hoje vou mostrar alguns
experimentos criados por desenvolvedores independentes, que resultaram
em alguns joguinhos capazes de acabar com a nossa produtividade.
Helicopter
Não preciso explicar!
Para jogar: http://migre.me/12MJw
Sinuous
Controle com o mouse, não bata nas bolinhas vermelhas ou pegue o escudo para destruí-las.
Para jogar: http://migre.me/12MOr
WPilot
Space Shooter baseado no antigo XPilot, possui uma lista de servidores para você jogar em multiplayer.
Para jogar: http://migre.me/12MPM
Asteroids
Outro Space Shooter, mais simples que o WPilot.
Para jogar: http://migre.me/12MV6
Crystal Galaxy
Mais um Space Shooter.
Para jogar: http://migre.me/12MY7
Orbium
Encaixe as bolas da mesma cor para completar a roda e ganhar pontos, um bom passatempo.
Para jogar: http://migre.me/12N4H
Berts Breakdown
Jogo de Plataforma, baseado nas séries Super Mário e Sonic.
Para jogar: http://migre.me/12N8e
Guitar
Monte seus acordes.
Para jogar: http://migre.me/12Nk1
Voxel
Coloquei esse exemplo de espaçamento voxel para mostrar o que a API do
canvas é capaz de fazer. Claro que é um exemplo simples e pesado, mas
aponta para um caminho bem interessante no desenvolvimento de jogos
nativos em navegadores.
Para jogar: http://migre.me/12OiX
Desenvolvendo Jogos
A Effect Games, criadora do Crystal Galaxy, tem uma plataforma para
desenvolvimento de jogos baseados em navegadores, online e gratuita.
Acesse o tutorial de criação de um jogo de plataforma para entender como funciona a ferramenta.
WebGL
Charles J. Cliffe (@ccliffe) tem desenvolvido alguns trabalhos de cair o queixo usando HTML5 e WebGL, seguem dois exemplos:
Conclusão
Esses poucos projetos que apresentei têm apontado um dos alvos que os
desenvolvedores pretendem atingir com a linguagem. Quero destacar
também o desenvolvimento para dispositivos móveis; acredito que a
chegada do HTML5 vai trazer mais aplicativos nativos, destinados
principalmente para a plataforma da Apple, mas esse vai ser o tema do
próximo artigo. Até lá!