Desenvolvimento

27 dez, 2013

IDEs ou não – desenvolvendo em python/django – #Melhores2013

Publicidade

Sendo uma linguagem fácil de trabalhar e com uma curva de aprendizagem bem curta, não é, de forma alguma, necessário o uso de qualquer IDE para o desenvolvimento com Python. Particularmente, ainda lembro de uma dica da minha professora de HTML/CSS que dizia que a melhor IDE que existe é o bloco de notas, pois não tendo auxílio nenhum, fixamos melhor a linguagem. Mas como o título do artigo fala, irei aqui dar algumas dicas de IDE’s para o desenvolvimento em Python/Django.

IDE’s:

  1. Aptana é uma IDE não só para Python/Django com muitas funcionalidades que auxiliam o desenvolvimento;
  2. Eclipse é muito conhecida da galera que trabalha com Java e traz também várias funcionalidades;
  3. NotePad++ é bem simples, nem podendo, na minha maneira de pensar, ser considerada uma IDE; mas muitas pessoas utilizam por ser bem leve, apenas para Windows;
  4. SublimeText2 é a minha preferida, pois além de ser desenvolvida em Python é a mais leve de todas e com inúmeros recursos, tendo como característica principal a simplicidade, além de ser multiplataforma.

Como já disse, a minha preferida é a SublimeText2, e caso algum leitor queira conhecer mostrarei aqui alguns plugins dessa IDE.

  • O Package Control é o plugin inicial, pois ele será nosso gerenciador de plugins no sublimetext, facilitando a instalação/manutenção/remoção dos demais plugins. A instalação é bem simples; basta abrir o console e colar o código abaixo e clicar na tecla Enter, depois de instalado e aberto o SublimeText2:
    import urllib2,os; pf=’Package Control.sublime-package’; ipp=sublime.installed_packages_path(); os.makedirs(ipp) if not os.path.exists(ipp) else None; urllib2.install_opener(urllib2.build_opener(urllib2.ProxyHandler())); open(os.path.join(ipp,pf),’wb’).write(urllib2.urlopen(‘http://sublime.wbond.net/’+pf.replace(‘ ‘,’%20′)).read()); print ‘Please restart Sublime Text to finish installation’

Para instalar os demais plugins, iremos trabalhar com o Package Control, utilizando as teclas CTRL + ↑ + P e, ao abrir a janela, digitamos Package e será mostrada uma janela como essa abaixo. Ao escolhermos a opção Package Control: Install Package, na próxima janela, digitaremos o nome do plugin que desejamos instalar:

package_controle1

  • ZenCode: o objetivo desse plugin é agilizar o desenvolvimento, principalmente em HTML. Um exemplo que posso mostrar é a criação de uma lista UL com cinco elementos LI. Para isso podemos digitar ul>li*5 e teclar TAB; o resultado será este:

ul_li

  • Prefixr: esse plugin é muito interessante para quem já trabalha com CSS3. O funcionamento dele é bem simples, estando num bloco de código CSS3 que customiza por exemplo o background gradiente da página basta apertarmos CTRL + ALT + X e o resultado será a criação de comando para que o CSS3 funcione nos principais navegadores do mercado, que atualmente renderizam o CSS3 com prefixos.

prefixr_1

prefixr

  • GIT: como o nome já diz, é um plugin para trabalhar com versionamento
  • CodeIntel: para quem prefere ter o auxílio de um plugin de autocompletar, esse plugin traz essa funcionalidade para várias linguagens.

Existem inúmeros outros plugins para o SublimeText2, basta fazer a pesquisa no Package Control.

>>> print u’%s’ % (“Abraços”)