Desde a criação dos primeiros jogos, há uma preocupação real com o modo de interação com o jogador. A tecnologia evolui, as pessoas mudam e, consequentemente, os games seguem na mesma linha. É preciso chegar a modos de interação que integrem todas as variáveis. Aí entra o controle de videogame.
Evoluindo de componentes eletrônicos simples – ora com mudanças triviais, ora com reestruturação total – até o estágio atual, os controles de videogame têm uma história fascinante que deve ser conhecida para que se possa saber quais serão os próximos passos.
Para não perder nenhum episódio siga-nos nas redes sociais (Twitter e Facebook) ou inscreva-se (Feed, Podflix, iTunes e Pocket Casts). Você quer colaborar com o Hack ‘n’ Cast? Sugira um tema, nos ajude a produzir uma pauta ou participe conosco! Basta entrar em contato por E-mail, Facebook ou Twitter. E agora temos a nossa lista de discussão no Google Groups!
O que é?
É o meio pelo qual o jogador interage com o jogo, seja através da manipulação direta de um dispositivo, seja por meio de gestos.
História
Brown Box/Odissey 100
Atari 2600
Um joystick e um fire button.
Atari 5200
Controle mais resistente.
Atari 7800
Perdeu quase todos os botões.
Nintendinho
Padrão gamepad.
Nintendo
Game and Watch.
Controle do Famicom
Não destacáveis e microfone no segundo controle.
Master System
Sucesso no Brasil, mas com option buttons no console.
Mega Drive/Genesis
Gamepad mais ergonômico.
SNES
Evolução direta do controle do NES.
Atari Jaguar
Gamepad com três fire buttons, dois option buttons e volta do bizarro teclado estilo telefone.
PSONE
Gamepad com D-pad “quebrado”, start em formato de play e fire buttons com símbolos e cores em vez das tradicionais letras.
Sega Saturn
Gamepad de seis botões do Mega Drive com sholder buttons.
Nintendo 64
Pra variar, mais inovações.
PlayStation DualShock
Dois analógicos com extremidades convexas, um botão para ativar os analógicos (por questões de compatibilidade) e um led.
Dreamcast
Praticamente o mesmo gamepad do jogo “NiGHT”.
PlayStation 2
DUALSHOCK 2 quase idêntico ao anterior.
Game Cube
Falta da clássica inovação da Nintendo.
XBOX
Continuando de onde a Sega parou.
XBOX 360
Evolução do gamepad anterior.
Wii
Retorno da inovação da Nintendo.
Wii Classic Controller Pro
- Cópia do DUALSHOCK 2, com projeções e sholder buttons ajustados.
PlayStation 3
Até sete controles wireless.
Kinect
O controle não está em suas mãos.
PlayStation Move
Cópia do Wiimote.
Wii U
“DS” dos consoles.
Dualshock 4
Touchpad clicável.
Xbox One
Essencialmente o mesmo.
Xbox One
Versão Elite.
SteamController
Outros links
Fontes de Aprendizado
- Podcast Newsinside #17;
- História dos jogos:
- Artigo sobre controles de videogame;
- The Evolution of Game Controllers and Control Schemes and their Effect on their games;
- Wiimote vs.Controller – Electroencephalographic Measurement of Affective Gameplay Interaction;
- Magia e imaginário nos controles baseados em gestos;
- Videogame – história, gêneros e diálogo com o cinema;
- O controle em suas mãos – a evolução da interação entre jogador e videogame;
Lição de hoje
“Domine os controles, ou seja dominado por eles” (by @jfcostta).