Desenvolvimento

21 mai, 2014

Fazendo o meu próprio coding dojo controller

100 visualizações
Publicidade

coding_dojo_screen

Para agitar um pouco mais as coisas na empresa, e trazer um pouco de inovação no modo de pensar e trabalhar, preparei um coding dojo.

Peguei os desafios de dojopuzzles.com, que é um .com, mas o conteúdo é totalmente em português, mas nada que um Google Translator não resolvesse para usar em inglês.

Faltava um contador e um semáforo para ver o estado do código. Procurei pelos relógios/cronômetros de pomodoro, mas não achei um que realmente me agradasse. Existem várias soluções, mas muitas são pequenas demais para apresentar numa tela projetada.

Encontrei o semáforo na solução do Danilo Bellini – o dose é que ele é escrito em Python com wxwindows. É uma boa solução, mas ainda faltava o cronômetro.

Foi então que resolvi botar a mão na massa e criar meu próprio sistema. Usei PyQT pra desenhar a janela principal. Claro que não fiz tudo na mão: eu usei o qt4-designer para agilizar tudo e deixar quase pronto, deixando o Python somente para pegar os valores e interagir o mínimo possível.

codingdojocontrol

O sistema ainda precisa de umas melhorias, com certeza. Ele é burro a ponto de ficar em loop rodando com Python a cada 5s todo arquivo que estiver lá. Então, eu preciso melhorar para poder usar outras linguagens além de Python. Nisso eu vi que a solução do Danilo é mais inteligente, pois usa um “watchdog()” para verificar se houve mudança no arquivo antes de rodar. Então, já inclui no “roadmap” tentar implementar isso. Também achei que faz falta um som ou alarme para avisar do tempo. Vou ver se consigo incluir um do tipo do NBA, que vai tocando quando o tempo está acabando (a partir de 10s). Isso vai dar mais “visibilidade” durante os dojos.

Quem quiser participar, ou só dar uma olhada, o código está no GitHub: codingdojocontrol