Desenvolvimento

Desenvolvimento

Evoluindo (barras) com Slides Add-ons

13 mar, 2018
Publicidade

Artigo de Wesley Chun, publicado originalmente pelo Google Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Introduzimos recentemente o Google Slides Add-ons para que os desenvolvedores possam adicionar funcionalidades de suas aplicações às nossas. Aqui estão exemplos de Slides Add-ons que alguns de nossos parceiros já construíram – lembre-se, você também pode adicionar funcionalidades a outras aplicações fora dos Slides, como Docs, Planilhas, Gmail e muito mais.

Quando se trata de Slides, se seus usuários estão fazendo uma apresentação ou assistindo a uma, às vezes é bom saber em que pé você está na situação. Não seria ótimo se Slides apresentassem barras de progresso?
No último episódio do G Suite Dev Show, o engenheiro Grant Timmerman do G Suite e eu mostramos como fazer exatamente isso – implementar barras de progresso simples usando um Slides Add-on.

Usando o Google Apps Script, criamos esse add-on que permite que os usuários ativem ou ocultem barras de progresso em suas apresentações. As barras de progresso são representadas como retângulos de tamanho apropriado na parte inferior das páginas de slide. Aqui está um trecho de código para createBars(), que adiciona o retângulo para cada slide.

var BAR_ID = 'PROGRESS_BAR_ID';
var BAR_HEIGHT = 10; // px
var presentation = SlidesApp.getActivePresentation();

function createBars() {
  var slides = presentation.getSlides();
  deleteBars();
  for (var i = 0; i < slides.length; ++i) {
    var ratioComplete = (i / (slides.length - 1));
    var x = 0;
    var y = presentation.getPageHeight() - BAR_HEIGHT;
    var barWidth = presentation.getPageWidth() * ratioComplete;
    if (barWidth > 0) {
      var bar = slides[i].insertShape(SlidesApp.ShapeType.RECTANGLE,
     x, y, barWidth, BAR_HEIGHT);
      bar.getBorder().setTransparent();
      bar.setLinkUrl(BAR_ID);
    }
  }
}

Para saber mais sobre esse exemplo e ver todo o código, confira o Quickstart do Google Slides Add-on. Esse é apenas um exemplo do que você pode construir usando Apps Script e add-ons; aqui está outro exemplo em que você pode criar uma apresentação de slides de uma coleção de imagens usando um Slides Add-on.

Se você quiser saber mais sobre Apps Script, confira a biblioteca de vídeos ou veja mais exemplos de acesso programático aos Google Slides aqui. Para saber mais sobre como usar Apps Script para criar outros add-ons, confira esta página nos documentos.

***

Este artigo é do Google Developers Blog. Ele foi escrito por Wesley Chun. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2018/03/making-progress-bars-with-slides-add-ons.html