Desenvolvimento

6 jan, 2008

Diminuindo o tamanho do Executável do VFP – Parte 01

Publicidade

Até pouco tempo atrás o que preocupava um programador era a quantidade de memória que ele usava. Tínhamos pouca memória para executar nossos programas, então bibliotecas e overlay dinâmicas era a nossa salvação e recorríamos a elas para que as máquinas não sucumbissem aos nossos sistemas que só faziam crescer.

Embora a quantidade de memória ainda seja um fator que deva ser levado em consideração, atualmente o grande problema do desenvolver é o tamanho do seu sistema, pois com tudo acontecendo na internet o grande inimigo hoje é a largura de banda principalmente porque atualizações não ocorrem mais por CDs ou disquetes, mas por HTTP, FTP e e-mail.

O que era um pequeno programa de cadastro de clientes com 400k com o passar do tempo tornou-se um belo sistema de relacionamento com o cliente, os códigos foram sendo criados, as classes expandidas, as imagens e ícones agora estão cada vez mais presentes e elaboradas e num piscar de olhos pronto: Seu executável já esta com 8Mb. Mandar isso para um cliente pode ser um tormento em links pequenos e muitas vezes linhas discadas fazem do que era uma comodidade um tormento.

O VFP tem pequenos truques para diminuir o tamanho dos executáveis, neste artigo vou mostrar dois deles, para isso criei um pequeno projeto que usa a tabela “Product.dbf” que vem com o VFP e executei o wizard para que ele montasse minha tela rapidamente como abaixo:

Agora no meu projeto eu tenho as classes do wizard, os desenhos do botão e meu Form propriamente dito. Ao compilar esse projeto terei um executável de 248k. Parece que não é muito, mas se pensarmos que é apenas um Form imagine uma aplicação com oitenta, noventa Forms com muito código embutido.

A primeira coisa que pode ser feito para diminuí-lo é retirar do executável as referências do Debug que por padrão vem marcado para serem inclusas. Estas informações são interessantes para quando está testando o programa em ambiente controlado, mais totalmente desnecessárias em ambiente de produção. Para encontrar essa opção acesse o menu Project e escolha Project Info como na figura abaixo:

Aparecerá uma tela como esta abaixo:

Desmarquei o debug e compilei novamente o programa. O mesmo programa está agora com 172k, ou seja, nosso executável com um pequeno ajuste ficou 30% menor, sem alterar uma linha do fonte sequer.

Na segunda parte dessa matéria irei mostrar como diminuir ainda mais o executável com mais alguns pequenos ajustes.