Desenvolvimento

7 mai, 2010

Desenvolvendo um gerenciador de projetos com cronograma em gráfico de Gantt no Google Docs

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O
Google Docs tem sido uma grande ajuda para milhares de usuários pois,
através dele, é muito fácil editar documentos office como textos,
desenhos, apresentações e planilhas, e compartilhá-los com outros
usuários, sejam usuários Google ou não.

Faz
aproximadamente dois anos que venho acumulando uma série de arquivos
em meu Docs; são documentos utilizados tanto em meio acadêmico
como profissional. E todos eles têm em comum a portabilidade, pois
a computação em nuvem é o alicerce do Docs – já é possível
confiar ao Google não somente minhas mensagens de e-mail, mas também
meus arquivos.

Outro
fator muito importante é o compartilhamento de documentos. Por
exemplo, quando atuo como analista de sistemas, posso disponibilizar
uma planilha a meus clientes para que eles possam mutuamente inserir
e editar informações acerca do projeto em questão. Assim, o famoso
e-mail com o a mensagem de “segue cronograma em anexo”
agora fica “segue link para o cronograma”.  O feedback
é automático e o melhor, editável.

A proposta hoje é usar o Docs para
criar um cronograma com etapas e acompanhamento de um projeto. Neste
caso, utilizei uma planilha (Spreadsheet) em
conjunto com um gadget capaz de gerar um gráfico de Gantt (linha de
tempo). No melhor estilo MS-Project. Se você não tiver uma conta no Google Docs, é preciso criar uma.

Primeiro passo: solicite
uma nova planilha clicando em Novo
> Planilha.

Na
nova planilha, renomeio a Página1 para cronograma, clicando em cima
da página (planilha) e selecionando renomear.

Defina as colunas do cronograma da seguinte maneira:

Se achar necessário, altere a
cor de fundo.

Vamos
entender as colunas:

  • ID
    será o identificador da Etapa, deve ser um valor único, ou seja,
    não se repete.
  • Dependência,
    se uma etapa depende de outra, o ID desta etapa deve ser relacionado
    nesta coluna.
  • Etapa,
    descrição da etapa.
  • Dt.
    Início é
    a data de início da etapa.
  • Dt.
    Término, a
    data de término da etapa em questão.
  • %
    concluído,
    é um valor de zero a 100 que determina como está o andamento da
    etapa.

Para
ilustar este exemplo, coloquei alguns dados:

Insira uma nova página em sua planilha, clicando em adicionar
página.
Renomeie a nova página para “gráfico-gantt”.

Selecione a página recém-criada. Agora, vamos inserir um gadget na planilha. Os gadgets são
complementos desenvolvidos por terceiros que possuem compatibilidade
com o Google Docs.

Neste caso, vamos utilizar um gadget
desenvolvido pela empresa View Path, que
também possui ferramenta própria para a gerência de projetos
On-line. 

Portanto, selecione o comando Inserir
> Gadget.

Na
“janela” Adicionar
Gadget,
clique em Personalizado e,
no campo Url
de seu próprio Gadget,
coloque o
endereço http://www.viewpath.net/Website/Modules/Gantt.aspx e
clique em adicionar.

Nota: espaços
antes e após o endereço podem atrapalhar o funcionamento de seu
Gadget.

Agora, basta configurar seu Gadget de acordo com os dados da imagem
abaixo:

Após
inserir os dados, clique em Aplicar
e fechar.

Redimensione seu gráfico se achar necessário. Eu
tento aproveitar todo o espaço da tela.

Veja mais de perto:

Fica
claro que o Google Docs hoje não é somente um quebra galho, a
computação em nuvem faz dele uma ótima ferramenta colaborativa.

O
exemplo utilizado neste passo-a-passo pode ser utilizado através deste link.

Atenção: Por ora, os Gadgets estão desativados para a nova versão, mas, segundo
Google, os recursos desativados serão habilitados em breve. Neste
caso o próprio Google Docs, ao identificar que um recurso ainda não
implementado é requerido, automaticamente exibe a planilha na versão
antiga.